(foto: arquivo HN/Filip Calixto)

Divulgado hoje (12), o ranking da Icca (International Congress and Convention Association) que lista os países que mais receberam eventos corporativos internacionais durante 2013 apontou uma mudança na colocação do Brasil. O País passou a ocupar o nono lugar na lista, caindo duas posições em relação a 2012, quando ficou com a sétima colocação mundial. O levantamento mostra que os congressos e convenções de negócios realizados em território nacional tiveram baixa de 12,5% em 2013, o que refletiu na sua classificação.

No ano passado, 315 eventos corporativos foram realizados, os quais trouxeram ao País 126 mil turistas estrangeiros, gerando um movimento de US$ 137 milhões. O ranking não inclui eventos esportivos e religiosos, tendo ficado de fora do levantamento da Icca a Copa das Confederações, realizada em junho em seis diferentes cidades, e a Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu em julho no Rio de Janeiro.

De acordo com a Embratur, estes dois eventos de grande porte dificultaram a realização de outros eventos no mesmo período, impactando no número contabilizado pela associação. Em 2012, quando o Brasil ficou em sétimo lugar no ranking, foram recebidos 360 encontros. Os dados da entidade ainda apontam que, entre 2003 e 2013, o total de eventos realizados em solo brasileiro passou de 62 para 315, o que indica um aumento de 408%. No mesmo período, o número de cidades que sediaram esses tipos de encontros subiu 145%, passando de 22 para 54. 

Os primeiros lugares do ranking ficaram com Estados Unidos, Alemanhã e Espanha, que receberam respectivamente 829, 722 e 562 eventos internacionais no ano passado.

Serviço
www.iccaworld.com