Brasil - mercado italianoO mercado italiano está na mira do MTur

O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, divulgou no domingo passado (22) que pretende ampliar a divulgação do Brasil no país europeu. O anúncio foi feito em Porreta Terma, na Itália, enquanto participava do "Tra Amici", evento que levou a cidades italianas ações culturais e gastronômicos brasileiras. O encontro, que teve duas semanas de duração e termina hoje (24), mostrou ainda oportunidades de negócios para investidores locais, tanto no turismo, quanto em outras áreas.

Para Lummertz, ações desse tipo despertam um interesse maior da população dos dois países em relação ao outro. Ele considerou a edição deste ano do festival extremamente positiva e garantiu sua realização em 2019. O ministro adiantou ainda que contatou, com ajuda do embaixador do Brasil na Itália, Antonio Patriota, o sociólogo Domenico de Masi para se juntar ao grupo criativo do evento.

Lummertz propôs também a formação de um grupo de trabalho envolvendo italianos e brasileiros para desenvolver programas de atração de turistas interessados em conhecer melhor a história da guerra, que acabou unindo os dois países. “Vamos propor a Braztoa, entidade que reúne os operadores de turismo, que estude a possibilidade, enviando equipes para conhecer melhor esse produto. Faremos também a recepção aos italianos que quiserem conhecer melhor os novos produtos turísticos que o Brasil oferte”, afirma o ministro.

Brasil: aumento do fluxo de estrangeiros

Lummertz acredita ainda que, com as mudanças estruturais em curso no turismo brasileiro, haverá crescimento acelerado no volume de turistas estrangeiros para o Brasil. "Claro que queremos melhores números no fluxo de italianos. Em 2012, recebemos mais de 201 mil. Em 2017 foram 170 mil. Vamos reverter isso”, avalia o ministro.  

Para o chefe da pasta de turismo, projetos como o que prevê a possibilidade de abertura para estrangeiros do capital das companhias aéreas, a transformação da Embratur em agência e o que moderniza a Lei Geral de Turismo trarão benefícios ao setor. “Isso vai impactar não só nos números relativos aos italianos, mas também em relação aos turistas de outros países", acredita.

O festival "Tra Amici" é uma iniciativa conjunta do Ministério do Turismo, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Ministério da Defesa, Relações Exteriores e Embratur. O evento visa divulgar a cultura brasileira e incentivar o turismo, aproveitando a data que marcou a passagem das tropas brasileiras por terras italianas na II Guerra Mundial, em 1945, quando 25 mil soldados brasileiros libertaram o Norte da Itália da ocupação nazista.

Nessa primeira edição, o “Tra Amici” levou para o ambiente da embaixada do Brasil em Roma um estande da Embratur, onde houve rodada de negócios entre operadores e agentes de viagens e foi feita capacitação para profissionais de turismo italianos.

(*) Crédito da foto: maiterozas/Pixabay