Local inspirou amigos a construir um empreendimento hoteleiro
(fotos: divulgação)
 
Está prevista para o mês de julho a inauguração do complexo turístico Lodge Nuarro. O hotel, localizado na praia de Nanatha, no norte de Moçambique, engloba uma estrutura composta por 12 chalés de luxo, com capacidade para 44 pessoas; um restaurante panorâmico de alta classe e um bar localizado na extremidade ocidental da praia.
 
O empreendimento foi idealizado depois que os amigos Laura Carneiro e Steve Hodges conheceram a região. A brasileira e o britânico são mergulhadores e, diante da beleza e carência social da localidade, resolveram se empenhar em um projeto que pudesse ajudar a desenvolver a província. Laura mobilizou sua irmã Heloisa Carneiro, que cursou Administração Hoteleira exclusivamente para participar da ação. O casal holandês Peter Wit e Trienke Lodewijk, amigos dos outros participantes, entraram com o investimento financeiro.

 

De acordo com Heloisa, administradora paranaense, os trabalhos internos serão realizados por um staff formado por membros da comunidade local, dando aos moradores mais uma oportunidade direta para a integração social. “Quando recebemos a concessão, nos comprometemos a empregar o máximo possível de moradores da vila. Desde então, a montagem e o treinamento desta equipe está sendo o meu grande desafio aqui em Moçambique. Inicialmente, selecionamos uma mão-de-obra completamente despreparada para o mercado de trabalho e acreditamos que, em breve, eles estarão aptos para interagir com clientes de todas as partes do mundo”, afirma. 


 

A estrutura arquitetônica do empreendimento foi baseada na tecnologia tradicional de Makuwa, desenvolvida pelo francês Yurick Houdayer, que utilizou técnicas locais de nós e encaixes, sem deixar de se preocupar com a segurança e sofisticação. “As estruturas ‘vivas’ utilizam a técnica do pau-a-pique, que envolve uma trama de madeira e cordas de pneus reciclados, preenchida com pedras e revestida com o vibrante matope, uma mistura de terra vermelha e areia. A cobertura é feita com o resistente pau de sisal e makuti (folhas de coqueiro), dando um belo efeito de leveza. Este método de construção permite que a obra empregue a população local e resulta em um espaço fresco, confortável e surpreendentemente luxuoso”, detalha Heloisa.


 

O complexo está localizado na baia de Memba, local próximo da plataforma continental, possibilitando a realização de atividades marinhas. “Em Nuarro os visitantes poderão participar de atividades inesquecíveis, como o mergulho com baleias – entre os meses de julho e novembro -, golfinhos e também vão apreciar paisagens maravilhosas, com um mar de águas límpidas, recifes de corais e uma diversidade de peixes , fazendo da região um destino turístico único”, encerra a executiva.
(Aline Costa)

Serviço
www.nuarro.com