Paulo Jacovos está no comando Bristol Dobly International Airport desde 2010 

O Bristol Dobly International Airport, localizado em Guarulhos, na Grande São Paulo, está fechando o ano com um acumulado médio de 70% na ocupação e cerca de R$ 200 na diária. Segundo Paulo Jacovos, gerente geral da unidade, a meta para 2018 é recuperar a tarifa. "Se conseguirmos ter um reajuste em torno dos 10% já estaremos bastante satisfeitos", disse o executivo à reportagem do Hôtelier News.

No balanço, ele ressaltou que os anos de 2016 e 2017 foram muito parecidos em termos de resultados. "Tivemos uma redução do índice RevPar muito parecido nestes dois anos, em função da queda da diária média, que vem se acentuando desde 2014. A grande diferença entre os dois períodos é que no segundo semestre deste ano, com a queda das taxas de juros e o controle da inflação, observamos uma perspectiva de crescimento muito grande no próximo ano. Temos observado essa movimentação nas viagens corporativas. O cliente que ficou sumido em 2016, que vinha esporadicamente, e estava fazendo reuniões por vídeoconferência, começou a retornar neste semestre, e isso abre um leque de otimismo para 2018, que é um ponto mais importante", explicou. 

Para o próximo ano, Jacovos disse que, se política econômica atual for mantida – a atual entre outras coisas reduziu a taxa de juros, a mais baixa dos últimos 30 anos – e mesmo que tudo que está no calendário para acontecer como Carnaval, Copa do Mundo e eleições, a expectativa é de crescimento. "Temos notado essa retomada da evolução, tanto do segmento corporativo, quanto ao do movimento do Aeroporto Internacional de São Paulo, aqui em Guarulhos, que tem dados sinais positivos porque houve um aumento de viajantes. Esse aumento é muito notório para nós pelo número de layovers, que aumentou consideravelmente. E não me refiro aos voos internacionais mas, sim, aos nacionais. Recebemos tripulações da Azul, Gol e Latam e os layovers desta última companhia áerea é que são os maiores.".

Jacovos está no comando do empreendimento desde 2010. "Daquele ano até 2014, quando a crise começou, estávamos registrando um incremento, tanto no índice de diária média quanto de ocupação, e o que havia se conquistado ficou paralizado ou perdido. 

"Estamos muito satisfeitos com o índice de ocupação média, que vigora na casa dos 70%, em um hotel que é corporativo, mesmo com o aeroporto tão próximo. Durante a semana trabalhamos entre 80% e 85%, o que é muito bom, e se compararmos com outras praças, estamos muito bem."

Outro ponto positivo do Bristol em Guarulhos é que todas as melhorias no hotel foram concluídas. "Substituímos todos os carpetes por piso vinílico, exceto nas duas suítes, onde resolvemos manter desta forma. Essa ação reduziu drasticamente as reclamações que tínhamos em relação aos carpetes, que também estão sendo retirados dos corredores", pontuou.

Outra implementação foi a substituição dos aparelhos de ar-condicionado, que antes eram tri split, ou seja uma máquina para três apartamentos. A finalização da troca para equipamentos individuais reverse, com opção quente e frio, está sendo finalizada.

"O hotel hoje, após vários anos de investimentos, está redondo. As TVs são de 40" com acesso à internet. Ampliamos o restaurante com capacidade de 213 lugares, onde a média de hóspedes é entre 300 e 350 para o café da manhã, que entra operação às 5 horas da manhã e estende-se até um pouco mais das 10h. Nosso transfer para o aeroporto é um dos mais pontuais da região", enfatizou.

Finalizando, Jacovos, mencionou também que a localização, as melhorias, o serviço de qualidade dentro da categoria midscale, e com o aval das companhias aéreas, que se hospedam no hotel, demonstram que a operação está no caminho certo. "Somos o hotel com melhor resultado na região após, obviamente o Marriott e Pullman, que são de outra categoria", finalizou.

* Crédito da foto: Peter Kutuchian