Broa Golf Resort: natureza descomunal no interior paulista

Pinheiros simétricos completam a paisagem na rodovia que leva ao Broa Golf Resort
(Fotos: Dênis Matos e Karina Brandão)
 
Ao percorrer os oito quilômetros iniciais da rodovia municipal Ayrton Senna em direção ao Broa Golf Resort, na cidade de Itirapina, interior paulista, há um prenúncio do que o hotel reserva. Não há lógica, se se for pensar um pouco, na ilogicidade perfeitamente equilibrada da natureza, mas as árvores simétricas que figuram na paisagem da estrada acabam construindo essa coerência. Quando se chega de fato próximo ao Resort, um muro imponente de 1,5 km também suga os olhares - claro que nada próximo aos 66,5 km do falecido Muro de Berlim. Na portaria, a imensidão do espaço é confirmada e fica tangível, por conta do enorme totem indicativo que auxilia no trajeto. São 1,5 milhões de m² de área, de acordo com o rondoniense do município de Ouro Petro do Oeste Renato Santos Chaves, gerente geral do complexo. Em todo o espaço, a natureza aparece em excesso - seja nos animais, nas plantas, na represa ou no pôr-do-sol que alucina, calmamente, qualquer olhar. Outros atrativos também completam o Broa, atendendo inclusive aos entusiastas da adrenalina. Rafting, bóia cross, rapel, paintball e parede de escalada podem ser praticados no complexo. Há ainda atividades para os não tão ligados às peripécias radicais, como golfe, caminhadas ecológicas e tênis. Voltado à preservação da fauna brasileira, o Zoo do Broa Golf Resort complementa, de forma célebre, o setor de entretenimento. Diversas espécies ameaçadas de extinção vivem num sistema de criação racional e podem ser visitadas pelos hóspedes e passantes. Aos aficionados pela aviação, a alegria está no FBO (Fixed Base Operator) Aeroporto Doutor José Augusto de Arruda Botelho. Além de poder chegar ao empreendimento de avião, o visitante pode conhecer aeronaves clássicas e jatos executivos ainda em operação. Enfim, a solidez das palavras é nula para descrever o Broa Golf Resort se comparado à das imagens que podem ser registradas no complexo. Boa viagem!Por Dênis Matos*
Totem situado na entrada do Resort facilita o acesso às inúmeras atividades possíveis
Sem sombra de dúvidas, é à beira da represa que acontece grande parte do encantamento causado pela natureza no Resort
Quiosques estrategicamente instalados...
...permitem que o hóspede fique por horas única e exclusivamente contemplando a água doce ou até mesmo o píer
"Ela olha a água, é o que se pode fazer. Elas só lhe é delimitada pela linha do horizonte, isto é, pela sua incapacidade humana de ver a curvatura da terra" (Clarice Lispector em As águas do mundo)
Para os aventureiros, é possível divertir-se com um pouco de Wakeboard
À beira da represa, que pode ser acessada em outros pontos dentro da cidade de Itirapina, munícipes e visitantes aproveitam o domingo de sol para um banho 
Há inclusive alguns ônibus estacionados, que demonstram o quão importante é a barragem para o entretenimento da população do entorno e até de visitantes
Em contraste à população que se acotovela por um lugar na área pública da represa, estão casas particulares... ...que contam com seus píeres exclusivos e espaçosos
Descanso e relaxamento
Ainda às margens da represa, é possível desfrutar de um outro tipo de águas. O ofurô está estrategicamente instalado um pouco mais acima, permitindo que o hóspede continue a usufruir de um dos atrativos naturais do Broa.
 
Os três ofurôs em madeira são equipados com hidromassagem 
 
Mais acima, já próximo aos quartos, há uma pequena sauna seca, com cadeiras e espreguiçadeiras para relaxar
 
O Broa Golf Resort tem um espaçoso Spa, que oferece tratramentos estéticos, massagens terapêuticas e serviços de cabeleireiro.
Spa realiza terapias faciais e aromáticas...
...prestando também serviços de manicure e pedicure
Acomodações
 
Mesmo com tantas atividades à disposição, não há hóspede que, ora ou outra, acabe querendo se entregar ao descanso. As acomodações do Resort servem unicamente para este fim. Isto porque há poucas possibilidades - além de dormir, tomar uma ducha e assistir TV - dentro delas. É necessário dizer que os apartamentos são grandes, espaçosos mesmo e, facilmente, se assemelham a uma casa - pois possuem sala, uma pequena cozinha-varanda e quarto. No entanto, a impressão que se tem é que a qualidade deles destoa do restante do 'produto'. A televisão, inclusive, é a personificação desse contraste: um aparelho de tubo de 20".
Outro ponto dos apartamentos é o tipo de serviço disponível para agradar o hóspede. Inexistem mimos ou regalos. Coisas simples, como um chocolate sobre a cama ou uma carta de boas-vindas, que têm custo irrisório para o hotel, mas fazem toda diferença para o cliente, não estão disponíveis. 
Frente dos apartamentos, que somam um total de 62 acomodações 
A sala possui sofás e mesa de centro
A cama é grande e espaçosa. Contudo, é uma junção de duas camas de solteiro
Toalhas de rosto e banho são deixadas, sempre, em cima da cama
 Os amenities são básicos. Para infelicidade das mulheres, não há secador de cabelo no quarto
Na mesa de centro da sala, revistas sobre Golf e Aviação, dois dos atrativos do Resort
O frigobar é grande e espaçoso. Porém, há poucas opções de bebida
Uma porta em madeira e vidro separa a pequena cozinha-varanda da sala, que tem também aparelho de DVD 
Da varanda é possível ver a enorme represa 
Do lado externo dos quartos, é possível ver o toldo que fecha a cozinha-varanda
Aeroporto
O FBO, como é chamado pelos próprios colaboradores do Broa, é uma das coisas que mais extasiam os visitantes. O aeroporto possui um acesso por terra na cidade de São Carlos, está a uma distância de 35 Km da Base Aérea de Pirassununga, onde está localizada a AFA (Academia da Força Aérea).
Ele reúne todas as condições técnicas para pouso e decolagem de aeronaves de até médio porte, que vão encontrar uma pista de 1.400 metros, biruta, farol rotativo, balizamento e classe de operações H24 (com instrumentos homologados para auxílio visual diurno/noturno).
É claro que a diversão maior não está na qualidade técnica da pista ou na possibilidade de se pousar nela à noite ou pelo dia, mas sim nas aeronaves que lá estão expostas. Há modelos de aviões Falcon 900, Legacy, Citation X e Gulfstream 550, que fazem parte do acervo do IAB (Instituto Arruda Botelho), idealizado e fundado pelo piloto e empresário Fernando de Arruda Botelho, também proprietário do Broa.
O acervo conta com um raro exemplar do biplano Beech D-17 Staggerwing, em plenas condições de voo. Botelho também é o idealizador do Projeto Demoiselle, tendo o empresário construído mais de cinco réplicas deste invento do gênio Alberto Santos-Dumont.
 
Com as nuvens claras ou negras, a visita ao FBO é uma verdadeira aula de aviação para amantes - e até mesmo para os que pouco conhecem a arte dos céus
Doutor José Augusto de Arruda Botelho, que dá nome ao aeroporto, é um dos homenageados...
...nas esculturas que fazem menção a grandes ícones da aviação mundial
O biplano Beech D-17 Staggerwing, uma das raridades do acervo FBO
 Cessna A 185 F, monomotor fabricado nos EUA para até 4 pessoas 
Taylorcraft 13 X, fabricado por uma empresa estadunidense de nome homônimo desde de 1935
Réplica do Demoiselle, aeronave construída em 1907... ...que marcou a história do brasileiro Alberto Santos Dumont
Além de aeronaves, há motocicletas estilizadas no FBO, que têm, inclusive, o logo do Resort 
Restaurante
O simpático restaurante do Broa tem uma identidade visual muito forte. Remetendo às tantas flores que adornam o Resort, a decoração do 339 Gastronomia é toda floral, com móveis em madeira.
O espaço dedicado à culinária, e comandado pelas irmãs Ana e Edir Nascimente, atende os hóspedes nas três refeições: café, almoço e janta - e também presta serviços à la carte nos quartos. A comida é boa, bem preparada, porém não há grande variedade de pratos.
Nos arredores do 339 os hóspedes também podem ver TV numa espaçosa sala de estar. Há uma brinquedoteca, toaletes e o espaço externo da piscina. À frente do restaurante, também está instalado o Bar da Piscina.
 
Sala de TV tem sofás aconchegantes e mesas ao redor. O espaço tem muita iluminação natural
Espaço ao lado do restaurante, que dá acesso aos toaletes e à brinquedoteca
Hóspedes e passantes podem fazer as refeições tanto na área externa do restaurante como na área interna
Bancos e cadeiras sempre decorados com estampas floridas
 
O Bar da Piscina tem a mesma identidade visual e, para variar, a linda vista da represa
Bom dia!
Muitos cereais
Vários tipos de pães
Acreditem: a clássica rabanada, especiaria da cozinha matriarcal
Maçãs, presunto, queijos e bolos à mesa
  Melancia e mamão para os saudáveis O pecado para os aficionados por doces:
pedaços de bolo de chocolate 
Hora do almoço! 
Salada Caesar, inspirada no chef ítalo-mexicano César Cardini
Salada de alface com palmito e cebola
Legumes cozidos
 
Macarronada ao sugo  
Pratos quentes são servidos fumegando
Piscina fica do lado externo do restaurante
 
Apesar de pequena, a Brinquedoteca tem diversas atividades para conter os ânimos dos pequenos  Um castelo numa versão infantil faz a alegria das crianças
Baby Posto garante a diversão dos garotos apaixonados por carrinhos e afins
Mesmo sozinho, menino faz farra em meio aos brinquedos
 
 O Broa tem uma capela a céu aberto, utilizada em cerimônias religiosas, ou até mesmo em festas
Entretenimento
As diversas atividades de lazer disponíveis no Broa atendem a gregos e troianos - com o perdão do clichê.
O hóspede pode se sujeitar à ventura no rapel, no paintball e no Wakeboard. Pode até mesmo realizar um passeio de lancha, que, acreditem, não expõe o visitante a grandes manobras -  haja vista que este que você agora lê, um ser desprovido de tais talentos, realizou o trajeto sem frio algum na barriga.
Existe a possibilidade de se praticar esportes mais comuns, como futebol, tênis, ou até mesmo dar um passeio de bicicleta.
Duas quadras de tênis para os praticantes do esporte
 
 
Aos entusiastas, o Rapel é uma das atividades possíveis
Há a possibilidade de praticar o esporte do personagem Robin Hood
As bicicletas podem ser alugadas pelos hóspedes. O Resort oferece, sem sombra de dúvidas, espaço de sobra para algumas pedaladas
Campo de golfe Nos 300 mil m² do Campo de Golfe do Broa, há nove buracos com quatro tess de saída. Filiado à Federação Paulista de Golfe, o campo tem driving range de 300 jardas.
Miniaturas de jogadores de golfe decoram a Golf House...
 ...que tem acomodações amplas e mobiliário em estilo clássico 
Animais empalhados completam a decoração
  Mesas redondas decoram o lado externo da Golf House  
As bandeirolas levam o logo do Resort
 
 Para percorrer os 300 mil m² do Campo de Golf, carrinhos são disponibilizados ao hóspede
Animal farm
A referência ao livro Animal Farm - ou a Revolução dos Bichos, como é conhecido no Brasil -, do inglês George Orwell, não é por menos. Assim como na literatura, os animais do mini Zoo do Broa Golf Resort se revoltam. Mas se acalme: eles apenas põem as asas de fora, literalmente, quando sentem o flash da máquina fotográfica atingí-los.
O projeto do Zoo é mais uma ação do Instituto Arruda Botelho, que mantém no local um Criadouro Conservacionista, dentro do Broa. Em prol da preservação de diversas espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção - como harpia, lobo guará, macaco e cervos do pantanal -, o criadouro abriga 22 espécies de aves, uma espécie de réptil e três espécies de mamíferos.
  O imponente cisne negro - assim como na versão cinematográfica protagonizada pela atriz Natalie Portman - não pensa duas vezes em atacar quando se sente acuado. Quando flagrado pela lente da câmera, ele não hesita e ataca; num desfile de asas que o flash não pode captar
  Já as simpáticas emas passeiam...
 ...calmamente pelo Criadouro, sem se intimidarem 
E até mesmo a minúscula joaninha faz seu sinal de vida em meio à vegetação
A majestosa harpia, que se alimenta de pássaros, macacos e pequenos animais, só pode ser vista entre as grades
 
Como escreveu Drummond: O pássaro é livre / na prisão do ar O espírito é livre / na prisão do corpo 
"Sentou pra descansar como se fosse um pássaro" (Chico Buarque)
 O casal de cervos do Pantanal não se intimida com a câmera
E quando se percebem observados fazem até pose
 "Triste e bisonha, fico à beira do mar salgado, Pensativa. O coração sangrando de desejo pela água" (Attar em A Garça) 
 
 A sorridente raposa do campo não se importa com as lentes - e até se coça para elas
O casal de lobos guará descansa no gramado... 
 ...mas quando se sentem espreitados, seguem seus instintos e fogem...
 
...confirmando a máxima de Francis Bancon: "Para dar ordens à natureza é preciso saber obedecer-lhe" 
"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas." (Johan Wolfgang Von Goethe)
Serviço Broa Golf Resort Rodovia Municipal Ayrton Senna, Km 08 - Itirapina - SP www.broagolfresort.com.br 19 3575-1136 / 11 9648-7275 / 11 9648-5208
*A reportagem do Hôtelier News viajou para Itirapina a convite do Broa Golf Resort.

Comentários