Desde o início do ano, mais precisamente desde o dia 2 deste mês, hospedar-se na Argentina ficou mais barato para viajantes estrangeiros. A redução nas tarifas existe em virtude de um decreto nacional determinando a isenção do IVA (Imposto sobre o Valor Agregado) da hotelaria para visitantes oriundos de outros países, que paguem as diárias com cartão de crédito ou de débito internacional.

O desconto estende-se aos gastos com café da manhã, desde que tenham sido incluídos nas reservas, e cobre hotéis contratados via pacotes de agências e operadoras. No entanto outras despesas nos meios de hospedagem, como restaurante e frigobar, não estão inclusas na medida.

A alíquota do IVA é de 21%. Mas, em termos práticos, culmina num desconto de 17% sobre os preços que eram praticados até o final de 2016. 

A necessidade de ter os pagamentos feitos via cartão de débito ou crédito do exterior, ou por meio de transferência de divisas do exterior, existe pois dessa maneira é possível comprovar a residência do comprador e a forma de pagamento. 

Para cancelamentos de reservas feitas ou o chamado no show – não utilização do serviço de hospedagem – não há possibilidade de restituição dos valores pagos. 

Com a medida, o governo Macri pretende atrair ampliar consideravelmente o número de turistas que chegam a destinos argentinos anualmente.

Serviço
turismo.gov.ar

* Crédito da foto de capa: Pixabay/Mampu