caged- empregosÉ o 8º mês consecutivo que o Brasil registra alta na oferta de postos de trabalho

Pelo oitavo mês consecutivo o Brasil registra crescimento na oferta de empregos formais, atingindo a marca de 99 mil em novembro. Segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e Ministério da Economia, foram ao todo 1,2 milhão de contratações e 1,1 milhão de demissões no período.

O saldo foi superior ao de novembro de 2018 – quando 58,6 mil vagas foram abertas e maior que outubro deste ano, quando foram criados 70,8 mil novos postos. No acumulado do ano, o país registrou novas 948,3 mil vagas de trabalho com carteira assinada. Em 12 meses, o saldo foi positivo, chegando a 605,9 mil oportunidades.

Os resultados foram acima do esperado por analistas consultados pela Reuters, que projetavam a abertura de 47,5 mil postos. Este também é o saldo mais positivo desde 2010 – quando houve a criação de 138,2 mil empregos. 

Caged: outros números

Os números levantados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre o desemprego no país são diferentes. Enquanto o Caged considera apenas vagas formais, a entidade leva em conta todos os trabalhadores, com carteira assinada ou não.

A última Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios)registrou que o Brasil tinha, em média, 12,4 milhões de desempregados no semestre finalizado em outubro. Ainda segundo o IBGE, a taxa de desemprego caiu 11,6% no período. 

(*) Crédito da foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil