UruguaiPunta del Este é um dos destinos populares do país vizinho

Depois de uma temporada com recorde no número de turistas recebidos, o Uruguai não conseguiu repetir os índices em 2018. De acordo com o Ministério do Turismo uruguaio, no ano passado foram pouco mais de 3,7 milhões de estrangeiros recebidos, uma quedas de 5,8% frente ao ano anterior. 

A retração foi ainda maior quando observados apenas os números de brasileiros. De janeiro a dezembro do ano passado, chegaram 466 mil viajantes oriundos do Brasil aos destinos uruguaios. O montante é 7,5% menor que o visto uma temporada antes. 

Os resultados de 2018, no entanto, são classificados como positivos para as associações locais. "Tivemos nossa segunda melhor temporada", destaca Liliam Kechichian, ministra de Turismo daquele país. 

Uruguai: dividendos oriundos do turismo

Ainda de acordo com o ministério do país sul-americano, as atividades relacionadas ao turismo movimentaram mais de U$S 2 milhões para a economia local. O valor representa queda de 7,7% sobre 2017. A despesa per capita por viajante foi de US$ 580,5. 

Dentro do segmento turístico, quem mais arrecadou para o estado foram as empresas de, foram responsáveis por uma fatia 31% dentro das atividades do setor. Alimentação aparece logo após, com 26%.

(*) Crédito da foto: Paz Arando/Unsplash