Calendário do MTur reúne 110 eventos pós-Carnaval espalhados pelo país

MTur- eventosEm Blumenau (SC), o Festival Brasileiro de Cerveja movimenta a cidade entre 11 e 14 de março 

O Carnaval 2020 foi uma festa de altas ocupações hoteleiras, grande fluxo de turistas e aumento da movimentação da economia nos principais destinos. Agora que o ano começou oficialmente, o MTur (Ministério do Turismo) aposta na divulgação de ações pós-folia. Em seu calendário oficial, a pasta aponta um total de 110 eventos espalhados pelo país, visando manter o turismo em alta o ano todo.

Na cidade de Bombinhas, por exemplo, cenário catarinense de praias e paisagens naturais, segue a programação do Verão Bom Demais, iniciada ainda em dezembro. O projeto inclui apresentações artísticas, feiras de artesanato, teatro e cinema na rua, além da disponibilidade de cadeiras anfíbias, para que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam aproveitar o mar de forma segura, acompanhadas de bombeiros.

Já os amantes do mountain bike têm na mineira Araxá uma ótima opção. De 5 a 8 de março, o conhecido município de águas termais sedia uma etapa da Copa Internacional da modalidade, no Complexo do Barreiro. Se a motivação for a fé, São Cristóvão (SE) é palco, entre os dias 6 e 8, da tradicional Romaria do Senhor dos Passos. A celebração católica percorre o antigo Centro da cidade, tombada como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade desde 1967.

O mês também proporciona alternativas aos interessados em desfrutar um pouco mais da gastronomia regional. Caso da cidade de Rolante (RS), que promove a 23ª Kuchenfest, de 6 a 8 de março. Considerada a Capital Nacional da Cuca, iguaria semelhante ao convencional bolo da culinária alemã, a localidade, situada no Vale do Paranhana, permite ao turista provar diversas formas do prato, ao som de bandas locais e nacionais.

Há opções ainda para os apreciadores de uma verdadeira paixão brasileira. Blumenau (SC), famosa por seus traços germânicos e a renomada Oktoberfest, abriga o Festival Brasileiro de Cerveja entre os dias 11 e 14. A cidade do Vale do Itajaí promove um evento onde se pode experimentar cerca de 800 rótulos da bebida, comercializados em 130 estandes, além de provar a culinária típica local e curtir atividades culturais relacionadas ao gênero.

Sob o mesmo mote, Vassouras (RJ) realiza, de 13 a 15 de março, o III Festival de Cultura Cervejeira. Além de provar os rótulos disponíveis, o festival conta com bandas e é a principal pedida na antiga Estação Ferroviária do município. O CerVas integra produtores artesanais do Sul fluminense a fabricantes de outras regiões do Rio de Janeiro, em um espaço destinado à exposição, degustação e troca de conhecimentos, somado a uma extensa programação artística.

Rio das Ostras (RJ), por sua vez, realiza o 25º Ostracycle, entre os dias 26 e 29. Um dos maiores encontros de motociclistas do Brasil, o evento recebe representantes de mais de 800 motoclubes de diversos estados brasileiros e de fora do país. Completam o cenário apresentações de bandas de rock and roll, em meio a demonstrações de bike trial, globo da morte, lanchonetes, food trucks e lojas de artigos sobre a cultura de duas rodas.

MTur: calendário

As informações contidas no site do MTur são fornecidas por secretarias estaduais e municipais de Turismo, além dos responsáveis pela realização de eventos geradores de fluxo regional, nacional e internacional. Fonte de consulta para viajantes, o calendário favorece a divulgação dos destinos e atrativos do país.

(*) Crédito da foto: Daniel Zimmerman/Prefeitura de Blumenau

 

Comentários