Prêmio foi entregue em cinco categorias
(fotos: divulgação/Braztoa)

A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de  Turismo) apresentou ontem (17) os vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2016/2017, em evento realizado em São Paulo. Na principal categoria da premiação, a Top Sustentabilidade, o Cambará Eco Hotel, de Cambará do Sul (RS), foi o premiado. O empreendimento também levou o troféu na categoria Meios de Hospedagem, com o projeto: Sustentabilidade como gestão da empresa. 

O empreendimento foi premiado com uma bolsa de estudos do Centro Universitário Senac para a pós-graduação a distância Inovação e Empreendedorismo em Negócios Turísticos Sustentáveis, e um vídeo produzido pelo Ministério do Turismo. 

O hotel gaúcho está aberto há sete anos e entre as ações de contribuição para a sociedade que pratica estão atos como a priorização de fornecedores locais, contratação e treinamento de moradores da região e imigrantes, patrocínio de projetos sociais no entorno e participação de entidades promovendo ações para o desenvolvimento socioeconômico do município. Além disso, realiza parcerias com escolas e faculdades, disseminando práticas sustentáveis. Na comunidade local, desenvolve projetos como o de troca de óleo de cozinha por barras de sabão. Também mantém as trilhas na mata nativa de araucárias e já plantou 3,5 mil mudas de árvores e arbustos nativos. 

Os vencedores receberam os troféus ontem (17), em São Paulo

Confira os vencedores das noite nas outras categorias:

Top Sustentabilidade
Vencedor: Cambará Eco Hotel – Cambará do Sul (RS)
Projeto: Sustentabilidade como Gestão da Empresa – com sete anos de vida, o Cambará Eco Hotel se consolida por praticar o que pensa. E tudo se sustenta.

Agências de Viagem
Vencedor: Flanar Turismo – Uberlândia (MG)
Projeto: De grão em grão – Turismo Sensorial Adaptado para deficientes visuais em Lavouras de Café. Turismo Sensorial no interior de Minas Gerais propõe nova perspectiva para as agências de viagem.

Associados Braztoa
Vencedor: BWT Operadora – Curitiba (PR)
Projeto: Respeite seu Planeta – Verde por dentro e por fora. Campanha de prevenção de câncer, horta comunitária e setor dedicado à pesca são algumas ações da BWT.

Meios de Hospedagem
Vencedor: Cambará Eco Hotel – Cambará do Sul (RS)
Projeto: Sustentabilidade como Gestão da Empresa – com sete anos de vida, o Cambará Eco Hotel se consolida por praticar o que pensa. E tudo se sustenta.

Parceiros do Turismo
Vencedor: Sociedade Cultura Artística – Jaraguá do Sul (SC)
Projeto: Turismo, Educação e Cidadania – Turismo pedagógico. Geração de energia elétrica através de painéis fotovoltaicos e captação de água da chuva que abastecem a Sociedade Cultura Artística.

Projetos Inovadores
Vencedor: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (RJ)
Projeto: Turismo, Educação e Cidadania – destaca a importância da educação ambiental entre os alunos de Teresópolis.

Serviço
braztoa.com.br