2017 marca a 54ª edição da feira e a segunda na casa nova, o SP Expo

Principal feira reunindo os segmentos hoteleiro e de gastronomia na América Latina, a Equipotel consolidou a tradição de seu nome e marca ao longo de 54 edições e tornou-se referência para profissionais que buscam networking, atualização profissional e novas possibilidades de negócios. Este ano o evento volta, para sua segunda temporada no renovado SP Expo, em São Paulo, fortalecendo a trajetória conhecida no setor. Entre os dias 11 e 14 deste mês são esparados 34 mil visitantes para passar pelos estandes de 200 expositores nacionais e internacionais. A organização é da Reed Exhibitions Alcântara Machado, que por meio de Camila Moretti, gerente de Produto da feira, falou ao Hôtelier News sobre as especificidades da edição 2017 e sobre a importância desta ocasião no portfólio de uma companhia especializada em promover encontros grandiosos.

Assim como vem realizando nessa e em outras feiras, a Reed Exhibitions aposta numa programação paralela para atenuar o clima de feira e permitir aos passantes horas mais descontraídas e até mais proveitosas sob o ponto de vista do conhecimento. A agenda de atividades paralelas está baseada numa programação de capacitações com palestras e debates. Mas há também espaços para ideias inovadoras como o Hotel Modelo, o Motel Design, o Boteco Saudável e algumas outras áreas.

Boa parte dessas atrações complementares dialogam com um público bem quisto pelos administradores: os profissionais de hotelaria/turismo, que representam um mercado muito grande – 560 mil unidades habitacionais, entre hotéis, pousadas, flats, condo-hotéis e resorts, e possui um faturamento total de R$ 24,9 bilhões. 

Esses e mais alguns temas estão explicados por Camila numa entrevista que você confere logo abaixo.

Hôtelier News: Em números específicos, qual a previsão de participantes e número de expositores presentes na edição? Que atrações extras estão previstas? 
Camila Moretti: Nossa expectativa para a edição deste ano é de 34 mil visitantes sendo, esse público, tomadores de decisão. Em relação às empresas presentes, serão ao todo 200 expositores nacionais e internacionais que contemplam serviços, produtos e soluções para a cadeia da hospitalidade e serviços alimentares.

HN: É a segunda feira Equipotel na nova casa, o SP Expo. Como a mudança interferiu e interfere na realização do evento?
Camila: A edição 2016 da Equipotel foi o primeiro evento promovido pela RXAM no São Paulo Expo, considerado o mais moderno parque de exposições da América Latina. O espaço possui fácil acesso à diferentes lugares da cidade, além de estar próximo à Rodovia dos Imigrantes e ao Aeroporto de Congonhas o que já nos traz alguns pontos positivos; A infraestrutura é moderna e multifuncional, o que permite sua utilização com praticidade. Por conta disso, por exemplo, conseguimos setorizar a planta, deixando a feira mais confortável para o visitante. O edifício garagem também nos ajuda bastante devido a sua capacidade e ligação direta ao pavilhão.

HN: Para o evento deste ano, qual a principal novidade?
Camila: Para este ano, com o tema da campanha Equipotel Apaixonante, o conceito da feira está embasado em uma das capitais mais hospitaleiras do mundo, Paris. Além desta novidade, nossa programação conta com diversos espaços atrativos que propiciam a proximidade entre expositores e visitantes. Entre as experiências voltadas em Inovação, teremos o Hotel Modelo, Motel Design, Boteco Saudável, BaresSP Experience, Spa Conceito, Projeto Archathon, Academia dos Sonhos, Equipotel Market, Studio 17 e a Expo Vending & OCS. Focando também na programação de Conteúdo, teremos apresentações, debates e palestras na Arena Gastronômica, no Café do Saber e na Arena de Debates. Sem esquecer os negócios, a Equipotel conta também com as Rodadas de Negócios para os setores de Hotelaria e Food Service. Outra importante novidade é a simultaneidade com a Febrava, principal feira de negócios para climatização e tratamento do ar, que trará ainda mais sinergia entre as feiras e visitantes.

Camila Moretti, gerente de Produto da Equipotel

HN: Como a empresa compreende a importância de um evento que reúne fornecedores de gastronomia e hotelaria no cenário brasileiro desses segmentos?
Camila: A Reed Exhibitions Alcantara Machado lida com todas as suas feiras de modo exclusivo. Cada evento tem uma equipe responsável por pensar, preparar, vender e fazer com que a experiência de feira seja a melhor possível. Por estarmos em uma mesma companhia isso faz com que bons exemplos sejam compartilhados em outras feiras e exista uma sinergia maior. A Equipotel é uma das mais importantes feiras da RXAM. Hoje no país a Reed Alcantara realiza 40 feiras.

HN: Com o calendário de eventos tão repleto como é o de São Paulo e até mesmo o brasileiro, a Reed Exhibitions ainda acredita na eficiência das feiras como instrumentos de interação?
Camila: As feiras tornam-se fundamentais seja em momentos de crise e recessão ou em momentos de estabilidade. Quem precisa sair da crise encontra nas feiras o ambiente propício para melhorar seus negócios. Quem não sentiu os efeitos da retração, vê ali o momento para se mostrar imponente ao mercado. Pensamos as feiras não apenas como instrumento de exposição de algum produto, serviço ou solução, mas principalmente na integração dessas informações em espaços interativos, lúdicos, ou mesmo buscando uma programação voltada a conteúdo.

HN: Com que importância a Reed vê este evento para o mercado de hospitalidade e alimentação?
Camila: A Equipotel é considerada uma das principais feiras da América Latina que abrange o mercado de hospitalidade e serviços alimentares. O evento reúne os principais players desta cadeia, sendo eles expositores ou visitantes que buscam nesta época do ano, as principais novidades e tendências. Além disso, os setores presentes possuem elevada representatividade econômica, contando com grande demanda por atualizações e novas soluções.

Para ter uma ideia, somente no setor de hotelaria/turismo, o mercado conta com 560 mil unidades habitacionais e faturamento total de R$ 24,9 bilhões. São 350 mil empregos diretos e mais de dois mihões indiretos. A importância de uma feira como a Equipotel acaba sendo sentida também através da programação direcionada e focada em bastante conteúdo informativo, levando atualização aos profissionais presentes. 

HN: Como a feira trabalha para comunicar suas atrações e possibilidades aos possíveis participantes?
Camila: As divulgações são feitas através da nossa assessoria de imprensa, parceiros de mídia, associações dos setores presentes, e-mail marketing, ferramentas digitais e ações diferenciadas.

HN: Essa é uma feira que costuma gerar muitos negócios? Qual a média de valores movimentados no evento e qual a expectativa para esta edição?
Camila: Nossa proposta de feira é amplamente voltada ao diálogo aproximado entre todos aqueles que fazem parte da cadeia da hospitalidade e serviços alimentares, sem deixar de lado, é claro, a geração de novos negócios. A partir do momento que aproximamos empresas e produtos dos visitantes e das experiências, gera-se também uma ótima sinergia para que parcerias sejam firmadas ou renovadas. Não falamos em números neste primeiro momento.

HN: Espaços como a arena gastronômica tem ganhado notoriedade nos últimos anos. Como ideias e realizações com essa são importantes para a organização?
Camila: Espaços como a Arena Gastronômica, Arena de Debates e Café do Saber, todos estes presentes na Equipotel deste ano, conquistam notoriedade ao longo dos anos por oferecerem ao público presente uma programação pensada, estudada e direcionada especificamente para os visitantes. Estes espaços costumam dialogar com as principais demandas dos profissionais presentes na feira, levantando novas questões e soluções. O profissional tem em espaços como esses, a oportunidade de, não apenas buscar novos negócios, mas também a possibilidade de agregar ainda mais conhecimento ao seu know-how.

* Fotos: divulgação/Reed Exhibitions Alcantara Machado