Na próxima quinta-feira (30), o Best Western Hotel da Costa, localizado em Aracajú, recebe a equipe do Welcome to Brazil. A campanha visa sensibilizar o trade turístico para combater a exploração sexual entre menores de idade.

“Eu me sinto honrado e satisfeito em poder receber este evento. O hotel disponibilizou os espaços gratuitamente, ação que já complementa nossa prática cotidiana de verificar a documentação dos menores que se hospedam conosco, certificando-se de que o acompanhante é mesmo responsável pela criança”, afirma Sérgio Augusto, gerente geral do meio de hospedagem.

O projeto foi desenvolvido pela Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE), em parceria com Ministério do Turismo e Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, e promovida pela Executiv Projetos e Consultoria.

“Estamos divulgando para os operadores internacionais que o Brasil reprime essa prática. Caso o turista venha ao país com esse objetivo, que não venha. E, se vier, ele será punido”, destaca João Arthur Lucena, consultor da Executiv. Ainda de acordo com o profissional, os operadores se comprometeram a divulgar a campanha em seus materiais promocionais.

 
A campanha já percorreu oito capitais nordestinas além de países como Argentina, Inglaterra, Portugal, Holanda, Espanha, Itália, Alemanha e Suécia. “Embora internamente o Brasil já discuta o tema há mais de uma década, falar sobre isso no exterior ainda é um tabu”, observa Francisco Rosário, também consultor da Executiv.
 
As ações renderam o convite da Ecpat – rede mundial de enfrentamento à exploração sexual infanto-juvenil, pornografia infantil e tráfico de criança com fins sexuais – para a Rede de Especialistas Mundiais em Proteção de Crianças contra a Exploração Sexual no Turismo. Além disso, a Welcome to Brazil é também representante nacional na Protect Children, a força-tarefa da Organização Mundial do Turismo (OMT), Ecpat e Unicef contra a exploração sexual no turismo. Denúncias podem ser feitas por meio do Disque 100.
(Aline Costa)