(imagem: pixabay/Geralt)

A tecnologia chegou e, com ela, muitas facilidades e funcionalidades novas. A busca dessas facilidades no dia a dia, muitas vezes, pode esbarrar nas questões trabalhistas, considerando que temos uma Legislação que não contempla essa evolução, já que sua base é da década de 40.

A explosão tecnológica dos smartphones e outros dispositivos é relativamente recente no Brasil e seu impacto nas Relações do Trabalho mais recente ainda e carece de elementos (como Leis específicas ou jurisprudências) para nortear as decisões das empresas sobre como lidar com este cenário.

"Pensando nisso a CAPIH (Comissão dos Administradores de Pessoal da Indústria Hoteleira) escolheu este tema para debate em sua próxima reunião, que acontece no dia 13 de outubro no Grand Hyatt São Paulo – o encontro é restrito aos membros da CAPIH", diz Daniel Battistini, coordenador geral da entidade.

Algumas questões serão abordadas como:

  • Qual o impacto do Facebook, WhatsApp, entre outros, nas relações do trabalho?
  • Quando podemos ser responsabilizados por postagens e quando podemos responsabilizar?
  • Quando o uso de aplicativos pode ser considerado como tempo a disposição da empresa?
  • Quando podemos usar postagens do Facebook na aplicação de sanções disciplinares como abandono de emprego ou justa causa?
  • Quais os cuidados que a empresa deve ter ao liberar o acesso dos empregados a redes sociais no trabalho?

Para fomentar o debate, a Comissão contará com a participação do advogado especialista em Direito e Processo do Trabalho, Danilo Pieri Pereira, sócio do Baraldi Mélega Advogados. “O impacto das novas tecnologias no ambiente de trabalho é colossal e, sem a existência de regras claras, empregados e empregadores ficam à mercê dos variados entendimentos que surgem do Poder Judiciário, o qual por sua vez se vê obrigado a julgar processos envolvendo discussões acerca do próprio uso dessas ferramentas, com base em uma legislação detida no tempo do mimeógrafo”, ressalta o Dr. Danilo.

A CAPIH é um grupo informal que existe no mercado hoteleiro há mais de 30 anos, unindo profissionais das áreas de Recursos Humanos, Administração de Pessoal e Relações Trabalhistas que atuam no setor hoteleiro e tem como principal pilar de existência a troca de experiências e informações entre os profissionais participantes.

Serviço
www.capih.com.br
[email protected]