Gramado e Canela CBVCVB busca conmbater a sazonalidade de eventos na região

O Gramado, Canela Convention & Visitors Bureau é uma fundação sem fins lucrativos, que trabalha prospectando eventos para a Região das Hortênsias, com a captação de eventos corporativos e associativos. Entre os benefícios da captação, está o combate a sazonalidade, com a realização de eventos em períodos considerados de baixa temporada, gerando assim, um equilíbrio da economia da região.

O turista de negócios e eventos consome nos restaurantes, hotéis e comércio da cidade, tendo um gasto médio diário 50% maior do que o turista de lazer. E se o participante tiver uma boa experiência no destino, aumentam as chances de retornar à cidade, acompanhado da família (Fonte: Pires & Associados).

De acordo com o  PROMEGC (Programa de Monitoramento de Eventos em Gramado e Canela), realizado pelo Convention Bureau, em 2019 foram sediados 438 eventos, que contaram com 213.782 participantes, somente na cidade de Gramado. O segmento Corporativo promoveu 208, sendo a maioria dos eventos realizados nos meses de maio e setembro.

Gramado e Canela CVB: satisfação

Também foram aplicadas pesquisas de satisfação em 16 eventos captados e apoiados pelo Convention, com o objetivo de demonstrar o perfil do turista de negócios e eventos. Em 2019, a maioria dos congressistas eram residentes no Rio Grande do Sul, com renda superior a R$7.001 reais e boa parte deles, já conhecia a cidade. O destino influenciou a participação de 65% dos participantes e todos eles retornariam a região.

A média de permanência aqui foi de quatro a cinco dias e 38% dos que responderam a pesquisa, afirmou que retornaria à cidade entre 12 e 24 meses. Além disso, 67% do público de eventos utilizou hotéis e pousadas como meio de hospedagem e 84% dos participantes ou seus familiares, visitou os atrativos turísticos daqui.

(*) Crédito da foto: Cleiton Tiete/Gramado, Canela Convention & Visitors Bureau​