Risoto vegano, uma das opções especiais do hotel gaúcho
(foto: divulgação/Larissa Linhares)

Porto Alegre faz jus a fama e a tradição do churrasco: está entre as capitais brasileiras com menos adeptos ao vegetarianismo, apenas 6% da população, segundo a última pesquisa divulgada pelo Ibope em 2012.

No mesmo ano, o restaurante 365, do Novotel Porto Alegre Aeroporto, situado na capital gaúcha, introduziu ao cardápio opções de pratos que não levam nenhum tipo de carne. Atualmente, são oferecidos quatro menus vegetarianos: massa caprese, risoto estilo vegano, sopa vegetariana e o já consagrado creme de moranga e crispy de couve.

“Todo ano inovamos nos pratos, mas os hóspedes já estão pedindo para mantermos o creme de moranga que é um dos mais pedidos, principalmente, no jantar”, comemora o chef Marco, responsável pelo 365.

Ele confirma o aumento no consumo de pratos vegetarianos de 2012 para cá, cerca de 40 pratos vegetarianos são consumidos por semana no restaurante. No café da manhã também há opções vegetarianas, a tapioca é a queridinha da vez ao lado da ilha de produtos sem glúten e lactose.

O chef diz que às vezes também é preciso atender pedidos especiais dos hóspedes: “esta semana recebemos um time de futebol e a nutricionista do clube é vegetariana, como se hospedam com frequência, eu sempre inovo nos pratos, já oferecemos arroz tipo tailandês sem nada de carne, curry com legumes, ervilha, milho, nozes, castanhas e proteína de soja. No café da manhã, o pedido foi uma omelete de claras”.

No dia 9 deste mês, Dia do Cachorro-quente, o Novotel Porto Alegre Aeroporto ofereceu aos hóspedes um menu com três opções de hot dog, entre eles, um vegan food feito com pão d'água, molho de tomate, rúcula e salsicha caseira de quinoa. "Foi um sucesso! Muitos hóspedes pediram para incluirmos o cachorro-quente no cardápio”, orgulha-se o chef Marco.

Serviço
accorhotels.com