Castro's Hotel: modernidade no centro financeiro de Goiânia

"Uma vez mais se constroi, a aérea casa da esperança nela reluzem alfaias de sonho e de amor: aliança." Carlos Drummond de Andrade (fotos: Juliana Albino)
A calmaria e tranquilidade de Goiânia, situada no Centro-Oeste do País, se contradiz com a moderna evolução por qual passa a cidade. Circundada por uma exuberante beleza natural e histórica, o destino apresenta altos índices de crescimento populacional e se destaca no setor industrial, hospitalar, hoteleiro e de serviços.
Neste cenário de transformações, o Castro's Park Hotel, tem a sua parcela na evolução da cidade. O empreendimento localizado na  região financeira da cidade, a 15 minutos do aeroporto e 5 minutos do centro de convenções de Goiânia, é um marco para a cidade que atualmente concentra grande parte do público de negócios de todo País.
Por Juliana Albino*
O hotel fruto de um sonho familiar, atualmente é a referência de eventos da região e polo emissor do segmento corporativo da cidade. "Um sonho, um projeto e a concretização", esta fala é de Silvana da Cunha Castro Mendonça, diretora do hotel, que se emociona ao contar sobre o sonho de sua família em projetar Goiânia na rota do turismo nacional e internacional.
Silvana aponta que, muito além de oferecer um serviço diferenciado, o hotel tem a preocupação de bem receber tanto hóspedes, como colaboradores.
"Meu pai era pecuarista de uma pequena cidade de Minas, e minha mãe dona de casa. Ambos se preocupavam com o futuro profissional que teriam seus filhos, principalmente as mulheres. Mesmo nos idos dos anos 50, o meu pai já achava que suas 'meninas' deveriam ser independentes e conseguir um destaque sólido no âmbito profissional. O fato dele gostar muito de viagens e hospedar-se em hotéis luxuosos em toda parte do mundo, fez com que ele escolhesse a cidade de Goiânia para ter um meio de hospedagem”, declara.
Silvana da Cunha Castro Mendonça, diretora, ladeada por Anna Claudia de Rodat, gerente comercial e Saulo Borges, coordenador de Marketing   
A executiva conta que na primeira pesquisa realizada na cidade, todos os participantes enfatizaram que construir um hotel cinco estrelas em Goiânia seria um fracassso de imediato. "O interessante foi que meu pai acreditou no seu sonho e não desistiu mesmo quando todos diziam: não dará certo", diz.
"Para a construção o local escolhido foi o terreno onde uma de minhas irmãs morava. No início do projeto o hotel seria intitulado como Imperial Parque Hotel, mas Paulo Cazelle, o arquiteto responsável pela obra sugeriu que o nome do hotel deveria ser extraído do nosso sobrenome, e por este motivo Castro's. Mesmo todas as pesquisas contra, o negócio deu tão certo que nos fortalecemos em Goiânia, e nos projetamos no mercado corporativo da região, por sediar eventos de todos os portes", relata."Hoje são três gerações da família que faz parte do quadro de colaboradores. Somos uma empresa familiar que se especializou em  oferecer um bom produto, com ênfase no capital humano", finaliza Silvana.
Agora vamos conhecer um dos ícones da hotelaria goianiense, que nesses trinta anos de atuação se tornou uma das principais sedes de eventos do Estado de Goiás.
Inaugurado em 1986, o hotel conta com uma infraestrutura diferenciada, que cativa hóspedes e passantes de toda região  
Na entrada do hotel...
A recepção que é bem ampla, faz com que o hóspede tenha livre acesso na hora de fazer o check-in e check-out, fazendo com que filas sejam evitadas
Este chafariz está próximo da recepção e do restaurante Ipê, e uma das obras de arte que estão espalhadas pelo hotel
No centro do lobby uma árvore que
chega até perto do solarium
A parte visual vai além das extremidades horizontais. Se você puder inclinar um pouco a cabeça verá algumas obras no teto que...
...remete a sensação de estar voando com as belas
gaivotas, que simbolizam a leveza e agilidade
A vista do lobby com os restaurantes, espaços de descanso e recepção
(foto: divulgação)
Neste espaço o hóspede pode aproveitar para ler um bom jornal, até mesmo bater um papo entre amigos
Aqui mais uma obra de arte, algumas delas são de próprios artistas goianos
O espaço de descanso agora visto de um outro ângulo
Os guias estão disponíveis para aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre a cidade. Eles dão desconto em restaurantes, casas noturnas e dicas sobre imóveis, uma vez que a construção civil na cidade está aquecida
Esta é uma outra entrada do hotel, que dá acesso a uma rua lateral. Outra possibilidade de diferenciar os participantes dos eventos
Acomodações
O hotel possui 172 apartamentos com suítes equipadas com ar condicionado, cofre eletrônico, telefone com discagem direta, TVs LCD e internet gratuita.Recentemente do 14º ao 6º andar, as acomodações passaram por reformulações que incluiram a troca de carpetes por porcelanato, mudança na decoração, implantação de TVs LCD. O próximo passo é reformular o 4º e 5º andar que devem ser concluídos no primeiro semestre deste ano.
 
 Adentrando na UH fomos recebidos com mimos e um cartão desejando boa estada
 
Este é o apartamento goiano, que mescla o rústico ao contemporâneo, com obras que remetem ao cerrado e à cultura do Estado
Aqui uma das obras, que traz o capim dourado no centro da ornamentação 
 
 O frigobar fica ao lado do guarda-roupa. O cofre está na parte interna do mobiliário
O hotel conta com suíte presidencial, suíte Master, suíte Sênior, suíte Nupcial, suíte Júnior, suíte Executiva Goiana, suíte Executiva, Business Class, apartamento Goiano, apartamento Luxo com sacada e apartamento Standard.
Saulo Borges, coordenador de Marketing, aponta que 15% do faturamento do hotel são com as suítes. "Criamos um cartão denominado de Castro's Gold, que oferece aos clientes dessas acomodações serviços diferenciados como menu de travesseiros, jornal e café da manhã na suíte", declara.
E completa, "dentre as novidades está o 10º andar, que é voltado para o público feminino com serviço de garçonete, revistas femininas, dentre outros utensílios voltados às mulheres", enfatiza.
 A suíte Presidencial traz um requinte em sua ornamentação
Aqui já passaram diversos artistas, cantores e escritores
O abajur é uma obra de arte
A TV LCD ganha um diferencial na mesinha no canto da sala  
   Mais uma sala de estar que pode servir para uma pequena reunião
Outras obras que se mesclam com a grandiosidade da acomodação  
 A mesa de jantar de madeira pura, tem na decoração um vaso de porcelana e candelabros 
Um dos benefícios desta categoria, o menu de travesseiros
O frigobar é diferenciado, pois está solto em um canto isolado das salas
 
 A cama king Size, e na UH ainda se mantém o estilo clássico no enxoval
 Aqui você pode relaxar
 A mesa de trabalho é confortável e ampla. Todos os apartamentos possuem internet wireless gratuita
 
Uma mini copa para quem deseja fazer pequenas refeições
A geladeira é bem espaçosa
 
   O banheiro bem amplo, conta com banheira de hidromassagem  
 Todos os amenities trazem na sua configuração os pontos turísticos de Goiânia. Caso o hóspede não
possa conhecer pessoalmente
 
 Esta é a suíte Sênior uma das recém-inauguradas com
piso de porcelanato, com quarto separado da sala
 
Deste ângulo podemos observar a banheira de hidromassagem
 
A mesa da sala é obra de um artista goiano
 
Uma visão mais centralizada da bela mesa, com cores vibrantes
A TV LCD está de frente com a estação de trabalho
 
O espaço é bem amplo e serve para pequenas reuniões
Nesta imagem se tem a dimensão de como
 ficou o apartamento com piso de porcelanato
 
 O frigobar se ambienta na decoração toda em madeira
 
O apartamento luxo mantém carpete para hóspedes que não abrem mão do utensílio
 
 
A mesa de centro acompanha as cores do enxoval 
 
A bancada de trabalho tem cadeira confortável    
 
O que não podia faltar para as mulheres: secador de cabelo
 
E para os casais apaixonados, o hotel
disponibiliza a suíte Nupcial 
 
No mesmo espaço estão acoplados sala e quarto
 
 
A banheira de hidromassagem, uma
das preferências dos hóspedes 
 
Nesta ambientação estão os aparelhos de
 TV a cabo, assim como DVD
Alimentos & Bebidas
Um dos destaques do empreendimento é a sua gastronomia. O hotel com dois restaurantes, um deles o Ipê é voltado para a culinária goiana e internacional, com buffet executivo no almoço de segunda à sexta, e no jantar pratos à la carte. No sábado, acontece a tradicional feijoada. O outro restaurante, Bougainvillea, atende aos participantes de pequenas reuniões e eventos especiais.
No segundo semestre de 2010, foi registrado um aumento de 40% no aumento de passantes nos restaurantes do hotel. "Temos desempenhado um trabalho forte de marketing em participações no site Peixe Urbano, redes sociais e mídia, o que tem atraído um número expressivo de pessoas da própria cidade. Queremos que os goianos conhecem a nossa infraestrutura e apreciem os diferenciados pratos servidos em nossos restaurantes", declara Borges.
 
A entrada do restaurante Ipê
 
O local é espaço e bem arejado dando acesso ao lobby e recepção do hotel
Dentre as diversas ações desempenhadas pelo meio de hospedagem, se destaca o curso para garçom. "Frequentemente oferecemos cursos para as pessoas de comunidades, oferecendo aos participantes a oportunidade de terem uma profissão. Durante o curso os alunos fazem estágio em nossos restaurantes para se ambientarem ao serviço. Aqueles que tiverem destaque conseguem uma oportunidade de trabalho. Vale ressaltar, que contamos com a ajuda do Senac e muitos restaurantes da cidade só contratam através do certificado deste curso", declara.  
São mais de 72 pratos no cardápio 
 
O café da manhã é rico na variedade de pães
 
 
 
 
Além dos pães, frutas e bolos fazem parte do café matinal  
Para os mais lights, sucos de todos os sabores
 
A pizza faz parte do cardápio da manhã...
 ...E pamonha também, algo inusitado para maioria dos hotéis
 
A preocupação com os alimentos servidos no hotel, também é um dos pontos fortes do setor. Valdeson Ferreira, o chef do hotel, diz que "a preocupação com os alimentos se inicia logo no recebimento das mercadorias junto aos fornecedores. Olhamos o produto conferindo a validade, condição de higiene, caso isso seja contrário as nossas averiguações, o produto é devolvido", diz.
"Para garantir ao hóspede ou pasante qualidade no serviço, em todas as refeições retiramos uma amostra dos alimentos, que armazenamos por um período de até três dias, caso algum cliente se indisponha com o alimento podemos conferir a causa do problema", revela.  
 
O restaurante Ipê que aos sábados conta com buffet de feijoada 
 O grupo musical também faz parte das atrações do almoço, que reúne hóspedes e passantes
 
Aqui o colaborador retira as amostras de alimentos, antes mesmo do restaurante abrir para o buffet  
Na entrada torresmo, mandioca, caldo de feijão e batidas
Nilda da Silva Holanda, que é garçonete dos restaurantes, aos sábados se caracteriza de baiana para receber os clientes  
São diversas as opções 
Desde lombo defumado... 
...até língua e bacon
 
 
 
 
 
Em meio as guloseimas como bacon e torresmo,
os amantes de salada têm diversas opções no buffet
Algumas carnes e legumes são disponíveis para quem deseja completar o almoço
 
Tem opção também de carnes brancas, como frango 
 
No jantar o pianista Tirso Guahyba toca todas as noites, trazendo romantismo ao local
 
Essa é uma das opções do prato a la carte
Aos domingos acontece no restaurante Ipê um festival de massas e um buffet com mais de 25 sobremesas de todos os tipos e tamanhos.
 
 
 
O festival de massas tem pizzas, pão de queijo, folheados, pães recheados
Os recheios são os mais variados, para encantar os olhos
 
 
 
As saladas são uma opção para aqueles que preferem manter a forma, são coloridas e apetitosas
 
Outras opções incluem arroz e carne vermelha
 
Aqui, carne com brócolis 
 
Apresentando o festival das sobremesas. O bolo de brigadeiro é uma boa opção  
Torta mesclada  
Pudim de leite não poda faltar 
Mousse de chocolate branco e marrom 
Pudim de morango
 
O bolo mesclado deve ser provado para quem tiver a oportunidade de conhecer o hotel  
 
 
 
Aqui, doces de chocolate, ambrosia, ameixa, casca de laranja, banana, trufa de morango
 
O restaurante Bougainvillea, que sedia desde pequenas reuniões como eventos sociais de pequeno porte
Outro ângulo do espaço, juntamente com o bar 
 
Centro de convenções
O hotel conta com 11 salas de eventos, com capacidade para até 500 pessoas, e simultaneamente comportam 950 pessoas. Os eventos são um dos ícones fundamentais de atuação do Castro's. Só em 2009, o hotel obteve um aumento 20% no faturamento de receita com locação das salas de eventos.
Anna Claudia de Rodat, gerente comercial, destaca que a vinda de congressos, pequenas reuniões até eventos sociais, se tornaram alavanca chave dos bons resultados.
"A nossa proximidade com o centro de convenções da cidade, também é um outro ponto relevante. Os hoteleiros da região se reúnem uma vez ao mês para debater sobre a ocupação da cidade, ampliação do aeroporto, pois temos observado a migração dos bons eventos para Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG), que estão mais aquecidos no segmento", diz.  
A executiva completa, "o mercado goiano apresentou um crescimento vertiginoso e começou-se a colocar preços muito altos, sendo assim os eventos migraram para outras regiões. É  necessário ter uma participação maior do Convention da cidade, e a união das associações para captar esses eventos", diz.
A entrada do centro de eventos é independente
No totem é informado a programação e indicação de salas para cada evento específico
A sala Cabiúna comporta até 80 pessoas
As escadarias para as salas do piso térreo
 
Esta sala pode ser usada para eventos de médio porte 
 
Esta outra estava sendo preparada para uma cerimônia de casamento
Mandarin Spa Urbano
Inaugurado em outubro do ano passado, o Mandarin Spa Urbano oferece aos hóspedes como passantes 15 tipos de procedimentos terapêuticos, como massagem facial, massagem relaxante, banho aromático, reflexologia podal, vinoterapia, acupuntura, escalda-pés, refine, limpeza de pele, drenagem linfática, banho de lua, massagem executiva, dentre outros procedimentos. 
 
A cama de massagem ao fundo traz uma imagem com cachoeira e um belo verde 
 
São diversas opções de procedimentos terapêuticos
Nessas poltronas os clientes fazem o escalda-pés  
 
Alguns dos produtos utlizados pelos profissionais do spa 
Área de compras
O hotel mantém ativo o segmento de compras com lojinhas concentradas ao lado do empreendimento. Dentre elas está a Delicatesse confeitaria e a Boutique Tulipa, que vende as alguns   produtos da área de alimentos & bebidas.
A fachada das lojas, que fazem parte do hotel
Os clientes contam com estacionamento exclusivo. Outro produto do grupo é a agência de viagens Castrotur
 
 
 Adentrando nas lojas o cliente tem opções de vinhos e revistas
A graciosa sala também sedia pequenas reuniões sociais 
 
As delícias vendidas, incluindo uma variedade de bolos e doces 
Bolsas fazem parte dos acessórios vendidos na boutique 
 
As diversas opções de bijuterias
 
Quem desejar fazer compras de roupas masculina e feminna, a loja é uma opção
O modelo de vestido feminino
 
Também há opção de vinhos 
Família Castro's
Os colaboradores são um capítulo a parte na história do hotel. Silvana da Cunha Castro destaca que os colaboradores fazem parte da família.
"Temos pessoas que compõem a nossa equipe com mais de 20 anos de atuação, o que é uma satisfação para nós gestores, obter reconhecimento por parte de nossa equipe. Muitos desses profissionais entraram no hotel e não sabiam nem ler e escrever, e alguns já concluíram o ensino superior", revela.
Luceila Soares de Araújo, camareira e Luiz Caetano, mensageiro, que encontramos a caminho da acomodação. O sorriso e a presteza dos colaboradores cativa os hóspedes   
 
Saulo Borges e Darcy de Abreu, gerente de Hospedagem 
 Abadio Anselmo Damasceno, gerente de Manutenção e Silvana da Cunha Castro
 
 
 A equipe da área de Alimentos & Bebidas, que prepara as delícias servidas no hotel 
 
O simpático Laércio Sobrinho, capitão-porteiro 
Cléia Araújo e Nilda da Silva Holanda, ambas garçonetes
Serviços
A área de lazer conta com piscinas aquecidas, sauna, sala de jogos, academia com personal trainer, brinquedoteca, salão de jogos.
 
Os pequenos podem se divertir com os variados brinquedos 
Uma das recreadoras, Karen Cristina Gomes 
 
O ambiente tem TV e DVD que trazem a diversão para garotada 
Aqui na feirinha os baixinhos podem fazer contas e aplicar a matemática no dia a dia 
 
A caminho da piscina do hotel é possível dar uma paradinha no salão de jogos  
 
O pebolim é uma boa opção para diversão 
A academia conta com um personal exclusivo 
São diversas opções para se manter a forma 
 
Vista da piscina aquecida adulto e infantil
A área da piscina é bem arborizada... 
 
 ...assim como toda a cidade, que é considerada a capital do verde
 
Para os dias quentes uma opção e aproveitar os coquetéis do bar da piscina 
 
Destino Goiânia A cidade é considerada pela Organização das Nações Unidas a segunda cidade do mundo com áreas verdes por habitante, cerca de 30% da área total da cidade. O acervo arquitetônico da capital possui 22 prédios e monumentos no estilo art déco, além de concentrar a economia agropecuária do Estado.
 
As esquina de uma das duas ruas principais da cidade
 
Este cruzamento é onde se concentram o centro financeiro da cidade com bancos, prédios comerciais, hotéis. Próximo deste local está o centro de convenções de Goiânia
 
A cidade é circundada por praças de todos os tamanhos  
 Aos sábados acontece a chamada 'feirinha da praça', que reune milhares de pessoas da região, que aproveitam os bons preços em sapatos, roupas, bijuteias, dentre outros acessórios. São lojas ao ceú aberto com preços diferenciados
 Um pula-pula para descontrair as crianças, enquanto os pais fazem compras 
O nosso tour pela cidade foi de carro e no trajeto detectamos alguns fatos marcantes
Para cada região da cidade, a polícia disponibiliza um número de celular para ter um canal direto com a população. Goiânia tem baixos índices de criminalidade
Em cada rua uma árvore
Um dos parques da cidade, que costumeiramente depois das 18h recebe os habitantes que não abrem mão de realizar exercícios físicos aproveitando o cenário da natureza
Entre os prédios residenciais mais verde
O mercado de construção civil está aquecido na cidade, e a cada metro quadrado avistamos um prédio residencial
O Estádio Serra Dourada
Estação ferroviária de Goiânia em art decó
(foto: wikipedia.org)
Esta obra de arte é apenas o detalhe de uma ponte. O que chama atenção são ícones pontiaguados que simbolizam um monumento arquitetônico da cidade, mesmo sem ser classificado como tal
Serviço
Avenida República do Líbano, 1520, Setor Oeste - Goiânia 62 3096-2085 www.castropark.com.br www.curtamaispormenos.com.br
*A equipe do Hôtelier News viajou a convite do Castro's Park Hotel.

Comentários