Cataratas do Iguaçu

Patrimônio Mundial da Humanidade, as Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR), ultrapassaram a marca de 1,8 milhão de visitantes. O número é um recorde e foi alcançado ontem (18). Este é o segundo ano seguido com números superlativos na visitação. Em 2017, também houve um recorde, agora superado.

Considerada uma das sete maravilhas da natureza, o local possui dois lados: argentino e brasileiro. Da parte nacional, a gestão ambiental da visitação está com o Grupo Cataratas desde 1999.

Um dos pontos relacionados a chegada massiva de turistas para o local é a utilização de práticas de turismo sustentável.

Com isso, a empresa contemplou, ao longo dos anos, a conservação da biodiversidade e o oferecimento de serviços como restaurantes, lojas, bilheterias etc. Além disso, a empresa também cuida também da infraestrutura em trilhas, banheiros e elevadores. 

"Cuidamos dos mínimos detalhes e tornamos possível uma gestão responsável para um turismo sustentável", afirma Fernando Sousa, diretor Institucional e de Sustentabilidade do Grupo Cataratas.

Cataratas do Iguaçu: dados

De 1º de janeiro até 17 de dezembro, o parque registrou um crescimento de 5% no número de visitantes. Além disso, com relação às nacionalidades que passam pelo complexo, brasileiros representam uma fatia de 946.258 pessoas. A divisão por regiões fica com São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro nas três primeiras colocações.

Na América do Sul, Argentina, Paraguai e Peru aparecem como principais destinos emissores. Na Europa, franceses, alemães, espanhóis e ingleses figuram entre os visitantes em 2018.

Chineses e norte-americanos são os únicos representantes de suas regiões, mas ainda com índices baixos. 

(*) Crédito da foto: Divulgação/Cataratas do Iguaçu