Cédric Grolet - Le MeuriceGrolet foi eleito melhor chef pâtissier do mundo em 2017

Na Paris atual, onde um chef com estrela Michelin é algo comum, a abertura de uma patisserie virou um evento importante. Ainda mais se esta ocorrer em um hotel de luxo. Pois foi exatamente o que aconteceu essa semana, quando Cédric Grolet inaugurou sua confeitaria no Le Meurice. Integrante do portfólio da Dorchester Collection’s, o empreendimento, que já tem um chá da tarde concorrido, atrairá mais visitantes, sejam hóspedes ou não. Isso porque – vale lembrar – o restaurante da propriedade é comandado por ninguém menos que Alain Ducasse.

Especialistas em gastronomia são unânimes em afirmar que a confeitaria vive seu auge na capital francesa. Nos últimos anos, o segmento catapultou-se como a mais nova forma de arte culinária, com elaboradas criações admiradas como alta costura. E, de fato, Cédric Grolet está no topo. Nomeado o melhor chef pâtissier do Mundo pelo Les Grandes Tables du Monde no ano passado, o jovem chef de 32 anos é reverenciado como um dos melhores confeiteiros de Paris.

Cédric Grolet: perfil

Se você é habituê do chá da tarde no Le Meurice, provavelmente se cansou de ver confeiteiros circulando com bandejas lotadas de doces de um lado para o outro. Vários desses clássicos estão disponíveis na pattiserie de Grolet, aberta na terça-feira (20). Bolos, biscoitos, brioches e criações mais elaboradas estão no menu, assim como várias sobremesas.

Grolet é um veterano da Fauchon, empório gourmet na Place de la Madeleine, em Paris, laboratório de outros chefs pâtissiers famosos. Entre eles, pode-se citar Christophe Adam, o homem por trás de L'eclair de génie, confeitaria concorrida na capital francesa. Outro exemplo é Dominic Ansel, criador do cronut, e que abriu uma movimentada padaria em Nova York. Vale destacar que Grolet também foi nomeado o melhor confeiteiro de 2018 pelo guia Gault & Millau.

(*) Crédito da capa e da foto: Pierre Monetta/Le Meurice