Apesar de não ter mais letreiro de identificação em
concordância à lei paulista Cidade Limpa, o Blue Tree
Morumbi oferece iluminação azulada à noite
(fotos: Thais Medina)
No movimentado bairro do Morumbi, na Zona Sul da capital paulista, encontramos um reduto japonês. Não que o Blue Tree Morumbi seja destinado exclusivamente a nipônicos, mas oferece tudo que esse público precisa para uma estada aconchegante no Brasil. As facilidades e os mimos para hóspedes mais tímidos que os demais foram ampliados durante os festejos do centenário da imigração.

À luz do dia a cor azul fica por conta dos vidros das janelas
Para encerrar essa série de matérias especiais sobre o centenário, o Hôtelier News conferiu in loco os serviços destinados aos orientais do empreendimento administrado pela rede da empresária Chieko Aoki bastante próximo aos shoppings SP Market e Morumbi.
Por Thais Medina*

Ao chegar para a hospedagem no hotel, uma surpresa: uma japonesinha e dois brasileiros com trajes orientais aguardavam na recepção. Não eram contratados para representar personagens do outro lado do planeta, mas sim os próprios colaboradores do setor, que ganharam uniforme especial. Não bastasse isso, ao lado foi colocada uma mesa com chá verde à vontade e, na semana do centenário, uma colaboradora vestida de gueixa para oferecer a bebida aos clientes assim como doces como o mandju (de feijão).

Marquise da entrada principal do empreendimento


Renata Sakamoto, Leandro Callegari e Alessandra Abreu
trabalham na recepção do Blue Tree Morumbi
No lobby foi disponibilizado chá verde às pessoas que chegam
Também em comemoração à festividade, foi realizada a ação Tanabata, na qual uma árvore de bambu foi inserida no lobby para que as pessoas que passassem pelo local pendurassem nela bilhete com pedidos, queimados ontem (7). Na cultura oriental essa incineração é necessária para que os desejos sejam realizados.
 
Após escritos nos papéis coloridos, os desejos são
pendurados na árvore de bambu
 
Um texto sobre o centenário foi disponibilizado nos elevadores e marcadores de livros com dobraduras, nas UHs
No Italian Coffee pode ser observada a exposição Imim Iseki. Nela, dez artistas japoneses e nisseis apresentam técnicas diferentes em obras de artes que incluem pintura, origami, escultura em cerâmica, jóia, fotografia, aquarela, nihongá (pintura sobre papel japonês ou seda feita com pigmento mineral misturado com cola de osso de peixe ou animal), kiriê (forma figuras e desenhos com corte de lâmina afiada sobre o papel), kirigami (feito com cortes em papel, gerando tridimensionalidade) e sumi-ê (pintura à base de aguadas preparada com carvão).

 

Todas as ações acima, em conjunto com decoração temática, são complementares aos serviços oferecidos normalmente no meio de hospedagem, entre eles chá verde e jornal japonês – São Paulo Shimbun – no apartamento sem custo adicional, itens da gastronomia asiática no café da manhã e sushis no almoço, além de recepcionista fluente no idioma nipônico.
A proximidade do empreendimento a empresas multinacionais como Honda e LG colaboram para que os estrangeiros representem 40% da ocupação do hotel. No ranking dos hóspedes de outros países estão os norte-americanos, seguidos por canadenses e alemães – os japoneses são responsáveis por 4% do total de hóspedes -, enquanto no mercado doméstico lideram o interior de São Paulo, Rio de Janeiro e a região Sul. Atualmente o empreendimento registra diária média de R$ 210 e 82% de ocupação.


A decoração japonesa se faz presente em todo o lobby…

…com pequenos guarda-chuvas e leques coloridos
O padrão de qualidade e a excelência em atendimento primordiais nas unidades da rede Blue Tree não deixam a desejar no empreendimento. No momento em que se entra no lobby já é possível observar que o detalhismo de Chieko Aoki passou por ali. No balcão da recepção há uma cesta de maçãs. Até aí, sem novidades, já que muitos meios de hospedagem também oferecem a fruta como boas-vindas. A diferença é que elas foram embrulhadas uma a uma com papel filme transparente, mantendo a boa aparência do alimento de maneira higiênica.
É também no ambiente que se encontram jornais de diversas nacionalidades, revistas, livro sobre São Paulo, mobiliário para descansar e um painel informando o tempo e a temperatura para os dias seguintes. No mesmo pavimento ficam o lobby bar (Italian Coffee), escadas que levam ao restaurante e ao andar de eventos e um pequeno business center com dois computadores.

A precisão nos detalhes do empreendimento
inclui previsão do tempo…
 
…e maçãs embrulhadas em papel filme em meio a objetos representando a cultura nipônica

De frente para a recepção e olhando para o lado
esquerdo fica um ambiente descontraído para
bater papo ou simplesmente ler…
 
…publicações para todos os gostos: livro sobre a capital paulista,
revista de luxo sobre variedades e o jornal São Paulo Shimbun
 
Subindo a escadaria chega-se a um dos andares com salas de eventos. Do lado direito fica a recepção e, sobre ela, o restaurante

Facilidades como guia online…

…e jornais de diversas nacionalidades são oferecidas

Encontros
Após um lance de escada, ou pelo elevador, chega-se a um dos andares de eventos. São 17 salas moduladas com pé-direito de 2,9 m e 4,7 m e capacidade para de 21 a 550 pessoas em auditório – todos os espaços estão sendo reformados a fim de apresentarem melhor acústica. Além disso, oferece foyer de 224 m², terraço com jardim, business center completamente equipado e internet wi-fi paga.
Atualmente o departamento de eventos é responsável por 35% da ocupação do meio de hospedagem e 10% do faturamento, considerando apenas o aluguel de salas, já que a parte de alimentos & bebidas é feita pela Noah Gastronomia e Eventos, outra empresa do Grupo Chieko Aoki.

Há salas de eventos bem equipadas para encontros
em diversas configurações

Os espaços contam com acesso à internet wi-fi

 

Móveis modernos e muitas flores também constam no pavimento

São dois os espaços de business center.
Um fica no térreo…

…e o outro, melhor equipado, em um dos andares de eventos

Entretenimento e relax

Subindo pelo moderno elevador – música ambiente, monitor com notícias e painel eletrônico com temperatura, horário e nome do hotel estão presentes nele – até o 25º andar encontra-se a área destinada à descontração. Na academia são disponibilizados novos equipamentos, incluindo bicicletas, esteiras, aparelho de musculação, além de pesos, TV de tela plana, balança e iluminação natural. Em uma área ao ar livre adjacente há ainda uma barra de ferro para exercícios.

No mesmo pavimento ficam vestiários masculino e feminino, sauna seca, ducha e jaccuzi – todos cortesia – e o spa Fernanda Nasser, no qual são oferecidos, em três salas, tratamentos corporais e faciais, como drenagem linfática, gommage corporal, banhos, pelling, limpeza de pele profunda, shiatsu facial, máscaras de chocolate e frutas, massagens, terapia de pedras quentes e beauty center, com manicure, pedicure, hidratação de mãos e pés, escova e depilação completa.

Um lance de escada acima – há um acesso especial para deficientes físicos – ficam as piscinas. Uma delas é aquecida e em ambiente fechado. A outra, ao ar livre. Em ambas é possível apreciar a vista da movimentada capital paulista e usufruir de móveis recém-comprados.

Esteiras, aparelho de musculação…
 
…bicicletas ergométricas e pesos são alguns dos equipamentos
do fitness center do meio de hospedagem

Se o hóspede quiser relaxar há uma jacuzzi,
para a qual é preciso agendar horário

Na recepção do spa, sala com decoração clean
 
As salas do local oferecem equipamentos para
massagens e tratamentos

A decoração do ambiente conta com
peças que remetem à meditação

Uma japonesinha não poderia faltar

Enquanto aguarda para ser atendido, o cliente relaxa com
os pés na água. Atrás da persiana fica a jacuzzi

Na principal sala da recepção, poltronas, revistas…

…e cremes à venda nas estantes

 
Para chamar a atenção, decorações e itens do spa
são expostos no corredor

Em ambiente fechado fica a piscina aquecida…

…e em aberto, a com água natural…

…e vista para a movimentada cidade de São Paulo durante o dia…


…e à noite
Habitações
O meio de hospedagem oferece 400 apartamentos, sendo 388 destes no pool. São UHs de 27 a 75 m² distribuídas entre as categorias Superior, Luxo, Luxo Premier, Suíte Executiva e Suíte Presidencial.

As principais diferenças entre a Luxo e a Superior são os andares e a quantidade de amenities no snack bar. Já na Luxo Premier, o destaque fica com as camas super king size com enxoval branco. Na categoria Suíte Executiva, os apartamentos ficam nos quatro últimos andares e apresentam, em 45 m², ante-sala aberta, dois banheiros, acesso à internet banda larga, duas TVs de tela plana, duas mesas de trabalho, um quarto e uma sala de televisão com sofá-cama.

O apartamento Luxo Premier oferece cama super king size…
…guarda-roupa espelhado com roupões…
 
…cofre eletrônico e chinelos…

…rádio-relógio…

…ante-sala aberta, TV em móvel giratório…
 
…amenities de snack bar, revistas de diversos tipos…

…workstation com acesso à internet a cabo paga…

…frigobar abaixo da
mesa de trabalho…


…e trufas de diversos sabores como mimos

No banheiro há secador de cabelos…

…e amenities em embalagens
com símbolos japoneses

Apartamento Luxo

Sala de TV com sofá-cama da Suíte Executiva
Trinta das unidades habitacionais oferecem varanda. Além disso, duas contam com infra-estrutura para deficientes físicos, há cinco andares para fumantes, todos os apartamentos oferecem carpete e nenhum tem banheira.

Alimentos & bebidas

O restaurante Jonnie, a cargo da Noah Gastronomia e Eventos, tem capacidade para 250 pessoas e atende durante o café da manhã, almoço (buffet) e jantar (normalmente à la carte, a não ser quando a ocupação está muito alta). O espaço inclui telão projetado na parede e área ao ar livre que pode ser reservada para grupos. Sua carta de vinhos oferece opções de países como Brasil, Chile, Argentina, Austrália, Itália, Portugal, Espanha, África do Sul e França.

No restaurante Jonnie são servidas todas as refeições
em ambiente fechado…


…ou externo

No café da manhã há itens japoneses…
 
…pães…

…cereais…
 
…Cantinho da saúde com opções light, pratos quentes…

…e frutas cortadas e inteiras


À noite o ambiente muda

Flores, iluminação fraca…

…velas, imagens projetadas na parede…

…e mesa de vinhos passam a
fazer parte do cenário

Entre as opções do menu estão Salmão oriental – salmão com furikake, purê de cará e mix de shimeji com nircé, mostarda e mel…

…e Filet au Poivre – filet mignon ao molho de pimenta verde acompanhado de risoto de cogumelos e brie

No Italian Coffee são disponibilizadas duas áreas com televisores…

 …música ao vivo de segunda a quinta-feira…
…telão em dias de jogos…


…e quitutes em happy hour
 Em meio a tantos estrangeiros, uma placa convidando a experimentar o drink brasileiro mais famoso não poderia faltar
Para momentos de descontração há ainda o Italian Coffee, no qual é possível curtir música ao vivo entre segunda e quinta-feira, assistir jogos de futebol em um telão, atrativos da TV em um ambiente semelhante a uma sala de estar e experimentar quitutes durante um happy hour. 

Serviço
www.bluetree.com.br * A equipe do Hôtelier News se hospedou no Blue Tree Morumbi a convite do hotel.