Por volta de 1911, cantores e atores estrangeiros aterrissavam em São Paulo com destino certo: centro. A elite nacional e estrangeira esbaldava-se em caminhar por suas ruas chiques e seus edifícios modernos e bem desenhados. Aproveitavam para fazer compras e desfrutar da cultura paulistana, movimentada por grandes bailes e casas de espetáculos – uma das paradas mais famosas era o Teatro Municipal.

O tempo passou, veio o comércio popular, as pessoas de outros estados, a cidade cresceu e a classe social que freqüentava o centro mudou. Hoje, hospedar-se em um hotel da região não é mais privilégio da alta sociedade.

No ar, não paira mais o luxo de antigamente mas, seguindo a tradição do começo do século, a região ainda pipoca em cultura, pessoas, entretenimento e lojas onde se encontra de tudo.

A hotelaria acompanhou essa mudança de cenário e os hoteleiros garantem: hospedar-se no centro continua tão interessante quanto antes. Não é à toa que novos hotéis despontam por lá – caso do Formule 1, da Accor Hotels.

Para saber mais sobre a hotelaria desta região da cidade, falamos com profissionais de três empreendimentos: San Raphael, Comfort Downtown e Novotel Jaraguá. Todos foram categóricos em afirmar as vantagens da manifestação cultural e da localização.

Como afirma Enrique Bertini, gerente geral do Comfort Donwtown, “cada caminhada por suas ruas é uma surpresa”.

Por Karina Miotto

Raphael Jafet, proprietário e diretor-presidente do San Raphael Hotel


Raphael Jafet: um dos pioneiros da hotelaria
(fotos: divulgação)


Fachada do San Raphael

“Construímos o prédio no Largo do Arouche, considerado área nobre do centro na década de 50. O alugamos por 20 anos mas, vislumbrando a diversificação dos negócios da família, retomei o edifício e fiz dele o San Raphael. Até 1975 o hotel recebia artistas internacionais, orquestras inteiras, governadores, senadores, todos famosos. Foi uma época de muito glamour. Hotéis novos começaram a surgir, a cidade passou a crescer e notei que se expandia mais para a zona sul com deslocamento de atividades empresariais, o que motivou os empresários a abrir empreendimentos nesta região. Há seis anos, hóspedes começaram a optar por hotéis mais novos de outras regiões da cidade acredito que por curiosidade, mas agora estão retornando. O tempo passou e apesar das mudanças, o centro continua sendo requisitado e mantém algumas peculiaridades que, a meu ver, se destacam de outras áreas de São Paulo. Está perto de tudo, tem pontos de ônibus e metrô, está próximo a teatros, shoppings, do Teatro Municipal, da Sala São Paulo, de secretarias da prefeitura. Isso tudo e mais um pouco faz com que o centro nunca perca o seu charme. Se você me perguntar onde eu construiria outro hotel, diria: no centro! Assim como disse o Hilton, o que vale, para um bom empreendimento hoteleiro, é a localização.”


Teatro Municipal enfeitado para o Natal. Inaugurado em 1911, era
freqüentado pela elite da cidade. Até hoje continua sendo
uma de suas mais belas atrações
(foto: sampaonline.com.br)

  
Antigo Hotel Esplanada, Igreja de São Francisco e Praça da República
(fotos: vivaocentro.org.br)
 

  
Bar Arouche, suíte e lobby do San Raphael Hotel, que fica no Largo do Arouche
(fotos: divulgação)

Carlos Bernardo, gerente geral do Novotel Jaraguá


Carlos Bernardo
(foto: divulgação)


Fachada noturna do Novotel Jaraguá
(foto: divulgação)

“Ouço dos hóspedes opiniões positivas e acredito que a tendência é a ocupação no centro aumentar devido a muitas ações que estão sendo desenvolvidas na região (caso da reforma na Catedral da Sé, por exemplo). Para que o nosso hóspede volte, temos programa de fidelização, divulgação em nossa rádio interna, eventos gastronômicos e até roteiros para quem quer conhecer o centro. Também divulgamos o hotel na mídia impressa, na internet e em famtours. Como nosso prédio é de 1954, recebemos pessoas que vêm até nós apenas para resgatar esse clima de passado. Além da beleza das ruas e das edificações, outro ponto forte do centro é a quantidade de atrações culturais: Estação da Luz, Sala São Paulo, Pátio do Colégio, Prédio do Banespa, Centro Cultural Banco do Brasil, Terraço Itália, Bar Brahma, Museu da Língua Portuguesa. Isso sem falar na ótima localização. A gente vê pessoal carente por aí? Vê. Mas isso também vemos em outros bairros de São Paulo. Temos uma das maiores taxas de ocupação em eventos na cidade e o fato de estarmos no centro ajuda bastante, afinal, estamos próximos ao Expo Center Norte e ao Anhembi. Quando me falaram que o hotel poderia ser da Accor, já disse “é meu!”. Para a rede colocar o nome aqui, é porque acredita no grande potencial do centro da cidade. Vejo este lugar como uma grande facilidade.”


Praça da Sé
(foto: vivaocentro.org.br)

  
Bar Brahma, Viaduto do Chá e  o Teatro Municipal
(fotos: ondapc.com.br e vivaocentro.org.br)

 
Três ambientes do Novotel Jaraguá: Le Bar, suíte executiva e…


… lobby. O hotel fica na rua Martins Fontes
(fotos: divulgação)

Enrique Bertini, gerente geral do Comfort Donwtown


Enrique Bertini
(foto: Peter Kutuchian)


Fachada do Comfort Downtown
(foto: divulgação)

“Às vezes as pessoas têm uma certa resistência em se hospedar no centro e a divulgação da revitalização aqui tem ajudado a tirar a imagem negativa que possa existir. Preocupação com violência existe, mas ela não é maior e nem menor que em outras regiões da cidade. Cada caminhada aqui é uma surpresa. Quando você acha que já viu de tudo, tromba com uma pérola na rua. É muito divertido! Isso sem falar na parte cultural, na proximidade a outras regiões e na facilidade de acesso graças a linhas de ônibus e metrô. Para tirar qualquer aspecto negativo que possa existir, convidamos as pessoas do trade a se hospedarem no centro. Também oferecemos city tour aos hóspedes.”

 
Prédio do Banespa e do Banco do Brasil
(fotos: vivaocentro.org.br)


Sala São Paulo: palco de concertos memoráveis
(foto: divulgação)


No Confort Downtown: Comfort Bar,…

 
…suíte e restaurante. O hotel fica na rua Araújo
(fotos: divulgação)

Serviço
www.sanraphael.com.br
www.accorhotels.com.br
www.atlanticahotels.com.br