Chef Abhimael DutraChef é formado em Gastronomia pelo Senac

À frente da cozinha do hotel Verdegreen (PB) há seis meses, o chef paraense Abhimael Dutra chegou revolucionando o setor de A&B (Alimentos&Bebidas) do empreendimento. Formado em Gastronomia pelo Senac, o profissional reformulou completamente o menu, mesclando culinária regional e contemporânea em pratos alinhados ao conceito sustentável da hospedagem.

Atuando no mercado nordestino há 11 anos, Dutra tem a paixão pela cozinha como herança. Antes de iniciar seus estudos em Natal (RN), ele trabalhava no restaurante de sua família em Fortaleza (CE), onde surgiu o interesse em se aprofundar no segmento. “Minha família sempre cozinhou muito e, em Belém, as iguarias são muito presentes e exóticas. Os pratos e as festas típicas da minha região sempre me despertaram muito interesse”, comenta.

Sua carreira na hotelaria começou em um dos hotéis-escola do Senac, o Senac Hotel Escola Barreira Roxa, onde atuou por um ano. Em seguida, o chef migrou para o Serhs Natal Grand Hotel, assumindo o cargo de cozinheiro pelo período de cinco anos. Sua primeira posição de liderança veio com a Copa do Mundo de 2014, quando ocupou o posto de cozinheiro líder na Olimpo Recepções e Eventos.

“Foi a primeira vez que gerenciei uma equipe e isso me deu certa projeção profissional. Conheci muitas pessoas no período da Copa e fui indicado para assumir o cargo de chef Executivo no Mussulo Resort by Mantra, um produto all inclusive onde permaneci por três anos”, relembra. 

Em busca de novos desafios, Dutra realizou entrevistas no Atlante Plaza (PE) e no Verdegreen. “Pensei em ir para outros estados, mas optei pelo Verdegreen pelo conceito sustentável e pelo renome do empreendimento no mercado de João Pessoa. Gosto da pegada ambiental do hotel e da possibilidade de trabalhar com uma horta própria. Tudo isso fez diferença na hora de escolher”, explica.

abhimael dutra- verdegreenAtum levemente selado – com crosta de ervas e gergelim, espaguete de legumes com genbibre e redução de aceto balsâmico

Abhimael Dutra: menu

Após sua chegada no hotel paraibano, uma das primeiras ações do chef foi a reformulação do menu do restaurante Citron. O empreendimento, que vem passando por um reposicionamento de marca, entendeu que a mudança de cardápio deveria ser um dos primeiros passos. “O Verdegreen queria dar mais visibilidade ao restaurante, misturando o regional e o contemporâneo. O menu foi montado em 20 dias, com muitos testes, degustações, tentativas e erros”, diz Dutra.

Democrático, o novo cardápio atende a todos os paladares. Alinhado ao conceito sustentável do hotel, o menu utiliza ingredientes da horta e ressalta elementos regionais. “Imaginei um menu para todos. Com carnes, peixes, pratos vegetarianos e veganos. Como somos um hotel corporativo, muitos hóspedes buscam refeições rápidas e práticas”. 

Entre as novas opções estão o Atum levemente selado (com crosta de ervas e gergelim, espaguete de legumes com gengibre e redução de aceto balsâmico); Camarão do chef (com molho cremoso de banana da terra, gratinado sobre leito de arroz com cogumelos) e  Filé Mignon à Nordestina (corte especial de filé mignon de sol, servido com queijo coalho grelhado, arroz vermelho e purê de jerimum). Entre as opções veganas estão a Moqueca de Banana da Terra (banana da terra cozinha com molho de moqueca com palmito, servida com arroz vermelho) e o Fricassê de Jaca (jaca desfiada, azeitonas, palmito e ervas da horta servido com creme de milho e gratinado com gergelim).

(*) Crédito das fotos: Peter Kutuchian/Hotelier News