CNCSinalização de aumento de confiança indica possibilidade de mais consumo

A confiança do empresário no comércio voltou a registrar alta em outubro. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra alta de 12,7% com relação ao ano passado, chegando a 121,4 pontos. Para a CNC, as condições ligadas ao consumo estão melhorando. Isso significa que o setor de viagens tamém pode se beneficiar dessa tendência. 

"Isso se reflete na percepção mais otimista dos empresários do comércio, que se mostraram também mais dispostos a contratar e investir", comentou José Roberto Tadros, presidente da CNC.

Na comparação anual, todos os subíndices obtiveram crescimento. A satisfação quanto às condições correntes foi um dos destaques. Mesmo ficando no patamar mais baixo entre os subíndices (96,4 pontos), o item apresentou aumento, ainda que ligeiro, na comparação mensal (alta de 0,3%) e na anual (elevação de 23,2%). Especificamente em relação às condições atuais da economia, o crescimento frente a 2018 foi significativo: 36,6%. A variação mensal ficou praticamente estável, com elevação de 0,1%. O indicador alcançou 86,9 pontos e, apesar de ter continuado abaixo de 100, terminou o mês com o maior desde maio.

O indicador referente às expectativas permaneceu no maior patamar dentre os subíndices, com 161,4 pontos, mesmo apresentando queda mensal de 0,4% em outubro. Em comparação com o mesmo mês de 2019, contudo, houve alta de 8,8%.

CNC: contratações com viés de alta

As intenções de investimento apresentaram variação positiva de 0,5%. Este representou a maior alta mensal entre os subíndices no mês, alcançando 106,4 pontos. A pontuação é a maior desde dezembro de 2014. Em relação a outubro do ano passado, houve aumento de 10,2%, refletindo a percepção de um ambiente melhor para os investimentos.

Entre os indicadores, destaque para a intenção de contratação de funcionários, que alcançou 131 pontos, o melhor resultado desde janeiro de 2019 e o maior patamar para um mês de outubro desde 2013.
 
O crescimento mensal foi de 0,2%, já descontando os efeitos das contratações temporárias de fim de ano. Na comparação anual, a perspectiva de contração foi 11,4% maior em outubro de 2019. De acordo com a CNC, espera-se 75% dos empresários do comércio pretendem aumentar o quadro de funcionários em outubro deste ano, ante 64,4% no ano anterior.

O item de intenções de investimento na empresa apresentou a maior variação positiva do subíndice em outubro, tanto em relação a setembro (elevação de 1,3%) quanto em relação a outubro de 2018 (alta de 12,1%). Apesar do indicador se situar abaixo de 100, registrando 96 pontos, Marianne Hanson, economista da CNC, comentou que há aumento percentual de empresários dispostos a investir mais. Passou para 47,9% em outubro deste ano contra 40,8% no mesmo período de 

(*) Crédito da foto: Lorenzo Cafaro/Pixabay