turismo social CNCEvento busca gerar propostas de políticas públicas para acessibilidade

Com o intuito de debater como o turismo pode promover a inclusão e a acessibilidade, respeitando os destinos e o indivíduo, especialistas se reúnem no seminário Turismo Social. Realizado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e pelo Sesc (Serviço Social do Comércio), o evento quer levantar meios de desenvolvimento dos destinos de forma inclusiva, solidária e cidadã. 

O seminário acontece no Rio de Janeiro, no dia 4 de julho, e possui apoio da Fecomércio-RJ, da Abrastur (Associação Brasileira de Turismo Social) e da OITS (Organização Internacional de Turismo Social).
 
Entre os objetivos do evento está também gerar propostas de políticas públicas que incentivem ações voltadas ao crescimento do segmento. “Com este seminário, a CNC pretende estabelecer sinergias que resultem em ações concretas em prol de um setor que tem muito a crescer e contribuir para a economia e o desenvolvimento social do País”, afirma José Roberto Tadros, presidente da Confederação.
 
Serão 15 especialistas, divididos em três painéis, duas conferências e uma palestra. Entre os palestrantes internacionais está Sergio Rodriguez Abitia, presidente para as Américas da OITS. O mexicano fala na conferência de abertura sobre o Turismo Social e Responsável e as oportunidades de negócio na sociedade contemporânea. Já Francisca Retamal, do Sernatur (Serviço Nacional de Turismo do Chile), apresenta o programa de turismo social do Chile. Considerado um case de sucesso por equilibrar as necessidades da demanda e da oferta, com integração entre os setores público e privado. 

O encerramento do evento fica por conta do economista e mestre em desenvolvimento social, Márcio Favilla, que foi diretor executivo da Organização Mundial do Turismo de 2010 a 2017.
 
O primeiro painel vai discutir os desafios de manter o percentual de ocupação hoteleira na baixa temporada. Já o segundo painel, mostrará como a segmentação pode ser um potencial para o mercado voltado ao turismo social. No terceiro, serão debatidas propostas para uma política pública de turismo social no Brasil.

CNC: diretrizes Turismo Social

Logo após o debate sobre políticas públicas para o Turismo Social, o MTur (Ministério do Turismo) fará o lançamento do documento Diretrizes para o Desenvolvimento do Turismo Social no Brasil. O manual é fruto do trabalho da Câmara Temática de Turismo Responsável, do CNT (Conselho Nacional de Turismo) do MTur.

Os interessados podem acompanhar e participar do seminário. no dia 4 de julho, a partir das 9h. O evento será transmitido ao vivo na página do Sistema CNC, no Facebook e no canal da CNC no YouTube.

(*) Crédito da foto: adamtepl/Pixabay