CNC - endividamento das famíliasSem risos: proporção de famílias sem condições de pagar débitos subiu 

Em julho, o percentual de famílias endividadas teve ligeira alta frente ao mês anterior. No período, o indicador subiu de 64% para 64,1%, aponta a Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor). Trata-se da sétima expansão consecutiva do índice, apurado mensalmente pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Já na comparação anual, a alta é mais expressiva, de 4,5 pontos percentuais (59,6%).

A pesquisa apontou também que a proporção de famílias sem condições de pagar os débitos avançou de 9,5% para 9,6% frente a junho. Já o número de famílias com dívidas em atraso também aumentou frente ao mês anterior, pulando de 23,6% para 23,9%. Na comparação anual, o aumento é de 0,2% ponto percentual (23,7%). 

Um alento para a população, que pode permitir a redução ou até quitação das dívidas, é o saque das contas ativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Anunciada pelo governo, a medida pode favorecer o turismo e a hotelaria, principalmente para viagens de curta distância, avaliam especialistas.

CNC: mais dados

A proporção das famílias que se declararam muito endividadas aumentou de junho para julho, passando de 13% para 13,3%. Na comparação anual, houve alta de 0,1 ponto percentual, aponta a Peic. Já a parcela média da renda comprometida subiu de 29,5% para 29,9% na análise ano a ano. Por fim, 21,1% das pessoas entrevistadas relataram ter mais da metade da renda mensal comprometida com débitos em atraso.

José Roberto Tadros, presidente da CNC, apesar da nova alta, existe uma melhora no perfil do endividamento. “O aumento dos atrasos em menor proporção que o endividamento reflete uma melhora no perfil das dívidas, que estão mais concentradas em modalidades com menor risco de inadimplência, como o financiamento de carro e o de casa, além da queda das taxas de juros, que reduz o custo do crédito”, afirma.

(*) Crédito da capa: t_watanabe/Pixabay

(**) Crédito da foto: Victoria_Borodinova/Pixabay