cnc endividamento abrilCartão de crádito é a maior causa das dívidas

Nova edição da Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) mostra que, em abril, o percentual de famílias brasileiras endividadas aumentou pelo quarto mês seguido. Divulgado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), o índice alcançou 62,7% de famílias. A porcentagem representa aumento de 0,3 ponto percentual (p.p.) em relação a março, quando o índice atingiu o maior patamar desde 2015

Se comparado ao mesmo período do ano passado, quando o indicador foi de 60,2%, o aumento foi mais expressivo, de 2,5 p.p. Já a quantidade de famílias inadimplentes,com dívidas ou contas em atraso, também cresceu em comparação ao mês anterior, passando de 23,4% para 23,9%. No entanto, houve queda da inadimplência em relação a abril de 2018, quando o índice chegou a 25% do total.

O número de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso também aumentou na comparação mensal. O indicador subiu 0,1 p.p, passando de 9,4% no mês passado para 9,5% este mês. Na comparação anual, esse índice foi de 10,3%. O resultado mostra maior otimismo em relação à capacidade de pagamento de 2018 para cá. 

Para José Roberto Tadros, presidente da CNC, essa alta consecutiva no percentual de famílias com dívidas pode ser explicada por dois aspectos. “É reflexo da continuidade do processo de recuperação das concessões de crédito e do consumo das famílias. Mas é preciso observar que houve alta do comprometimento médio de renda com o pagamento de dívidas, a primeira elevação deste indicador desde setembro de 2018”, avalia Tadros. 

CNC: mais dados

O número de famílias endividadas apresentou tendências distintas entre as faixas de renda pesquisadas, na comparação mensal. Para as famílias que ganham até 10 salários mínimos, o percentual daquelas com dívidas alcançou 63,9% em abril. Porcentagem superior aos 63,5% observados em março e aos 62,0% de abril de 2018. 

Para as famílias com ganhos acima de 10 salários, o percentual de famílias endividadas diminuiu. Na comparação mensal o indicador caiu de 58,3% para 57,5%. Em abril de 2018, o percentual de famílias com dívidas nesse grupo de renda era de 52,2%.

Em relação aos tipos de dívida o cartão de crédito foi apontado em primeiro lugar. Das famílias endividadas, 77,6% são por causa do crédito. Seguido por carnês, para 15,3%, e, em terceiro, por financiamento de carro, para 10%.

(*) Crédito da foto: Ahmad Ardity/ Pixabay