Sérgio Paraíso, gerente de Marketing & Vendas da rede Ponte Hotéis & Resorts
(foto: divulgação/ Assessoria Pontes Hotéis / Bosco Lacerda Filho)

Com 19 anos de operação nas terras pernambucanas de Recife, o Hotel Atlante Plaza observou mudanças emblemáticas no turismo da região. Hoje, somando 241 acomodações – 139 a mais do que em sua inauguração – apresenta neste mês 73% de seus quartos ocupados.

De acordo com Sérgio Paraíso, gerente de Marketing & Vendas da rede Ponte Hotéis & Resorts, responsável por administrar a unidade, o número de ocupação deste mês é 4% superior do alcançado no ano anterior. Entretanto, embora parecesse uma novidade positiva, o profissional afirma que de modo geral o ano de 2014 abarcou grandes oscilações que enturvam uma análise geral.

A ocupação média de janeiro a junho deste ano na unidade, com a Copa do Mundo, ficou em cerca de 81%, o que representa cerca de 9% acima de 2013 no mesmo período. Para o segundo semestre de 2014, no entanto, a previsão é de 70%, representando cerca de 10% abaixo de 2013 no mesmo período.

Para Paraíso, três fatores primordiais explicam o cenário observado. E o primeiro deles é o desaquecimento da economia nacional. "Implica em uma redução dos investimentos das empresas em viagens corporativas e em eventos de capacitação das equipes e/ou de premiação para as equipes comerciais e força de venda", esmiúça.

Como segundo fator o gerente aponta o contexto do ano de eleições nacionais, o que ocasiona em redução de eventos governamentais nas áreas de saúde e de segurança pública e ações sociais, em função da falta de compatibilidade das funções para os ministros, governadores, senadores, etc.

"Por último, mas não menos importante, a Copa do Mundo afetou porque muitas empresas alocaram os recursos e verbas de Marketing e ações de fidelidade em ações para o público final ligadas aos jogos do Mundial em cada cidade-sede, deixando de investir em campanhas de incentivos e viagens de férias dos seus clientes. Estes três fatores causaram queda no turismo de lazer e de Eventos", conclui.

Serviço
www.ponteshoteis.com.br