Equipotel será realizada pela 52ª vez e prepara novidades
(foto: arquivo HN / Filip Calixto)

Tradicional encontro da cena de hotelaria e de alimentação no Brasil, a Equipotel – Feira de hotelaria e gastronomia chega este ano a sua 52ª edição com expecativas otimistas de reunir público recorde e consolidar seu prestígio junto ao mercado brasileiro com novo formato e pretendendo ser, sobretudo um canal realizador de negócios.



Marcada para ocorrer na próxima semana, entre os dias 15 e 18 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi, zona Norte da capital paulista, a feira chega com 850 expositoras e estima receber 60 mil visitantes / compradores, superando em 10 mil o número de participantes somado na edição 2013.



Entre as novidades, o que soa mais moderno é o movimento de setorização adotado pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, promotora do evento desde 2012. Nesse formato, as empresas que oferecem produtos e serviços similares ficam na mesma área, facilitando a locomoção e a procura de empresas por parte dos visitantes. Já definidos, os setores dividem-se da seguinte maneira: Alimentação; Arquitetura, Decoração e Design; Gestão e Tecnologia; Lazer e Spa; Higiene, Limpeza e Manutenção; e Equipamentos e Utensílios.



Conforme salienta sua organização, o acontecimento busca estar revigorado, preocupado em gerar bons negócios para seus expositores e visitantes. E o exemplo vem da versão francesa do encontro, a Equip'Hotel Paris – também organizada pela Reed Exhibitions. 



Para entender melhor as expectativas e planos da organização para a edição 2014, a reportagem entrevistou Paulo Octávio, vice-presidente Executivo Comercial da Reed Exhibitions Alcantara Machado, que falou acerca do evento.

Por Filip Calixto


Mais uma vez o encontro ocorre no Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi
(foto: arquivo HN / Filip Calixto)

Hôtelier News: Chegando a sua 52ª edição, qual a principal marca ou característica da feira Equipotel?

Paulo Octávio: Com 52 anos de existência, a principal característica da Equipotel é ser o ponto de encontro do setor de hospedagem, alimentação, serviços e similares da América Latina, visando à geração de negócios no ramo.


Apostamos no evento como pólo para geração de bons negócios e esperamos receber, por mais uma edição, um público altamente qualificado e com grande poder de decisão.

HN: Em números específicos, quantos expositores e estandes participarão? Que atrações extras estão previstas? Qual a estimativa de público participando?

OctávioNesta edição, esperamos receber mais de 60 mil profissionais em busca de oportunidades de negócios, networking e desenvolvimento em uma área com 60 mil m² e 850 expositores.

Quanto às atrações, a Equipotel São Paulo 2014 conta com eventos simultâneos à feira, como Equipotel Conference, Motel Design, Equipotel Hot Spot Equipotel Talk Show. 

Além desses temos a novidade que é a Equipotel Food Service, onde acontecerão eventos como as Ilhas Gourmet,  a 2ª edição do projeto Chefs Na Rua, as Rodadas de Negócio com Distribuidores e o Encontro de Negócios Irmãos Avelino.


Paulo Octávio, vice-presidente Executivo Comercial da Reed Exhibitions
(foto: divulgação / Rojas Comunicação)

HN: Anteriormente a feira não era chancelada nem organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado. Passou a ser em 2012, api com a intenção de colocá-la no padrão de um evento similar na França. Como foi a negociação para passar a gerir o encontro e como o interesse surgiu?

Octávio: As negociações aconteceram em um momento que a promotora ampliava os investimentos no País. Acompanhando as tendências de crescimento do mercado de hospedagem e alimentação, somado às boas expectativas e à força/consolidação da marca Equipotel essa aquisição colocou o Brasil entre os líderes do setor de hotéis e hospitalidade. 

Dentre os países em que a Reed Exhibitions atua, a promotora já detinha a marca francesa Equip'Hotel Paris – a maior do mundo no segmento -, o que ajudou, sem dúvida, a alavancar os eventos no Brasil.



HN: E desde que a Reed Exhibitions assumiu a organização da feira, que mudanças foram promovidas?

Octávio: Na qualidade de maior organizador de eventos do mundo, com um portfólio de mais de 500 eventos em 40 países, atendendo 43 setores da economia, lançamos mão das melhores práticas usadas pelos principais eventos internacionais para consolidar a Equipotel como uma plataforma ideal para geração de negócios e conteúdos relevantes aos profissionais do setor.

HN: Mas em termos práticos, quais foram as principais alterações realizadas a partir do momento em que assumiram?

Octávio: Modernizamos e otimizamos processos para levar aos clientes da feira um pacote de soluções que efetivamente atendam às suas necessidades.

Mas sem perder as raízes que fundamentam mais de cinco décadas de sucesso. Adaptamos o posicionamento da Equipotel para acompanhar a dinâmica do mercado atual.


Redes hoteleiras também juntam-se a fornecedores participando da feira
(foto: arquivo HN / Filip Calixto)

HNPara o evento deste ano, qual a principal novidade?
Octávio: Com base em bons exemplos da Equip'Hotel Paris, importamos algumas ideias que serão fundamentais para bons resultados no Brasil. Uma delas é a segmentação da Equipotel. 

Como se trata de um evento com grande número de expositores e visitantes, separá-los por setor vai facilitar a localizar aquilo que o participante procura. Para o expositor, por sua vez, também será mais fácil apresentar seus serviços e produtos.

Além disso, para atender o mercado e visando a consolidação de uma plataforma singular, irrestrita à geração de negócios, a organização do evento fez a adoção do setor: Equipotel Food Service, que irá apresentar o que há de mais inovador para o mercado de alimentação fora do lar.

HN: E qual o principal chamariz ou atração dentro do setor Equipotel Food Sevice?
Octávio: O Equipotel Food Service terá [além das atrações citadas anteriormente] também o lançamento da pesquisa Mercado de Food Service – As reais necessidades do universo da alimentação fora do lar.



HNComo a empresa compreende a importância de um evento que reúne fornecedores de gastronomia e hotelaria no cenário brasileiro desses segmentos?
Octávio
O setor de hotelaria, alimentação e hospitalidade vem crescendo a cada ano. De acordo com a OMT (Organização Mundial do Turismo), a receita do segmento ultrapassou, em 2011, a casa dos 12 dígitos, mais de US$ 1 trilhão.

Diante dos dados apresentados, a Equipotel reafirma a importância de promover uma feira que, além de apresentar novidades, tendências, serviços e inovações tecnológicas para empresas dos segmentos de hospitalidade, gastronomia, alimentação, turismo e similares, também oferece oportunidade para geração de negócios com palestras, workshops, serviços e programação especial visando atender as necessidades de informação e capacitação dos profissionais dos setores citados.


"Modernizamos e otimizamos processos para levar aos clientes da feira
um pacote de soluções que efetivamente atendam às suas necessidades"

HN: Com o calendário de eventos tão repleto como é o de São Paulo – sede do encontro – e o brasileiro, a Reed Exhibitions ainda acredita na eficiência das feiras como instrumentos de interação?
Octávio: Sim. No caso da Equipotel São Paulo, o evento é mais que uma feira de produtos e serviços, já que há 52 anos é o ponto de encontro dos profissionais. A Equipotel é uma oportunidade única para interagir com fornecedores, compradores e empresas de outras cidades, além de fechar bons negócios.

Serviço
www.equipotel.com.br
www.reedalcantara.com.br