Turismo e gastronomia ganham foco em planejamento estratégico para 2030
(foto: Pixabay / PublicDomainPictures)

O governo do Estado do Pará apresentou na última semana um planejamento estratégico que contempla os setores de turismo e gastronomia para os próximos 14 anos. Em 2015 o setor de turismo atraiu ao Pará 1,1 milhão de turistas, brasileiros e estrangeiros, e injetou R$ 736 milhões na economia do Estado. 

Na análise do programa, os segmentos de turismo e gastronomia têm potencial para crescer muito. As diretrizes traçadas estipulam aumento em volume de negócios, renda e emprego, de 10% a cada ano até 2030 com o fortalecimento da cadeia produtiva.
 
Durante a apresentação do planejamento, Adenauer Góes, secretário estadual de Turismo, mostrou a estrutura de governança do Pará 2030, que envolve diversos setores, desde o poder público, passando pela iniciativa privada e sociedade civil. 

"O Pará 2030 foi lançado semana passada. A ideia é percorrer todo o Estado para conversar com os representantes das cadeias produtivas locais a fim de alavancar o que está sendo proposto", afirmou.

A intenção de alavancar os setores será realizada a partir de iniciativas como divulgação, atração de novos investimentos, melhoria dos produtos turísticos, investimentos em infraestrutura e qualificação da mão de obra local.

Serviço
www.setur.pa.gov.br