terceirizaçãoTerceirização de limpeza é alternativa para hotéis no Brasil

Companhia fundada há 40 anos e com atuação internacional, a Limpidus quer aumentar sua presença no segmento hoteleiro. A organização lucra com a terceirização nos serviços de limpeza em empreendimentos comerciais e a hotelaria tem sido parte dessa clientela. A afirmação é de Fernando Sodré, presidente e fundador da empresa. O plano de ação é usar as unidades já atendidas como vitrine para novos negócios e ganhar campo a partir das redes já atendidas. A companhia já atende rede internacionais que trabalham por aqui e alguns empreendimentos independentes.

O presidente pontua que unidades vinculadas a redes de alcance nacional, já atendidas pela organização, são a porta de entrada. Com os trabalhos realizados nesses hotéis, a Limpidus tem um exemplo do que pode oferecer e assim propagar sua performance. "Claro, existem outras estratégias comerciais, que não podemos detalhar, mas essa é uma delas", afirma Sodré.

A Limpidus começou a prestar serviço de limpeza dentro de hotéis nas áreas comuns, o que acabava não se encaixando na rotina da equipe interna desses empreendimentos. Altas inesperadas na ocupação e na área de eventos fizeram com que, em algumas ocasiões, arrumações de quartos fossem prestadas. Aí passou a valer a modalidade ofertada atualmente: o 'pay per use' (pague pelo uso, numa tradução livre). 

Nesse sistema, o serviço de arrumação é cobrado por quantidade. Em umhotel, por exemplo, a tarifação é feita conforme o número de quartos arrumados. "Isso é muito comum fora do Brasil, onde já atuamos, e em outros mercados, como em condomínios residenciais", argumenta Sodré. "Contudo, os hotéis ainda têm resistência para implantar", acrescenta.

Para emplacar o 'pay per use', a companhia conta com a recomendação de empresas que já aderiram. Experiências bem-sucedidas e materiais mostrando a economia que a medida pode gerar apoiam a argumentação.

Limpidus vende franquias

Na maneira de trabalhar da Limpidus, todo o atendimento e execução do serviço ficam por conta de uma rede franqueada. Pelo Brasil são 170 unidades que servem como braço operacional da matriz. "O franqueado é a nossa capacidade operacional e a quantidade que temos está diretamente relacionada ao número de clientes que atendemos", explica Sodré. É também o franqueado o responsável pelo gerenciamento das tarefas nos clientes, com acompanhamento do serviço e da garantia de qualidade.

Com 4 mil clientes atendidos no Brasil, a Limpidus teve em São Paulo seu principal índice de crescimento ao longo do ano passado. Em 2017, a expansão do faturamento foi de 13% em território paulista e de 11% no apanhado do Brasil. Para este ano, a expectativa é crescer 18%.

* Foto de capa: pixabay/Pascalhelmer