Usina fotovoltaica do SPaventura
(foto:divulgação/Central de Comunicação)

No final de 2012, o Hotel Fazenda SPaventura, localizado no interior paulista, fez um investimento de mais de R$500 mil na instalação de uma usina fotovoltaica, visando a sua sustentabilidade. Agora, o empreendimento divulga os primeiros números resultantes da iniciativa. 



Neste primeiro ano e meio de funcionamento, a tecnologia já permitiu que o hotel fizesse uma economia mensal de R$ 1.800,00/mês, tornando-o autossuficiente em energia limpa. A produção total já atingiu 5.000 KWh/mês. Do ponto de vista ambiental, essa inovação representa uma compensação equivalente a 308 kg de co2 /mês, ou 3.700 kg de co2/ano. 



“Os benefícios são principalmente ambientais. Com a usina fotovoltaica estamos lançando na rede energia limpa. Isto significa redução da demanda que normalmente exige o uso de fontes hidrelétricas localizadas a grandes distancias”, explica Patrícia Haberkorn, sócia do hotel, destacando que a empresa acredita "na geração de energia solar como uma forma eficiente e real de fazer algo para reverter os problemas causados pelas mudanças climáticas”. 



A expectativa é atingir uma redução em torno de quatro toneladas de CO2/ano,  que normalmente seria jogado ao meio ambiente. 



O empreendimento ainda realiza outras ações ecoeficientes, como a captação de água de chuva, por meio das telhas dos chalés, para que seja usada nas descargas dos banheiros; filtro e cisterna de água; produção de produtos de limpeza, utilizando óleos essenciais orgânicos extraídos e destilados na própria fazenda, e produção de alimentos orgânicos oferecidos para o consumo dos hóspedes. 



Serviço 

www.spaventura.com.br