Cristina d’Azevedo *
Porto Alegre, RS

Considerado o melhor hotel da marca em toda a América Latina, o Sheraton Porto Alegre (RS) é o primeiro cinco estrelas de bandeira internacional da capital gaúcha. Inaugurado em julho de 2001, faz parte da Starwood Hotels & Resorts Worldwide Inc.
Um dos projetos para 2006 será a criação de novos ambientes para atrair frequentadores, como um bar no lobby, entre o espaço onde está localizado o Porto Alegre Bistrô e a recepção.


Este ó o lobby do Sheraton POA…

Localizado no Moinhos de Vento, bairro mais nobre da cidade, também tem a seu favor estar ao lado do Moinhos Shopping que, por sua vez, tem mais de cem lojas, além de cinemas e restaurantes. Próximo à badalada rua Padre Chagas, tem acesso rápido a cafés e pubs.


… e esta é a vista dos apartamentos nos andares mais altos

Ao todo, são 171 apartamentos e suítes com banheiro, acesso de alta velocidade à internet, ar-condicionado, aquecimento com controle de temperatura, cofre eletrônico com senha individual, duas linhas telefônicas, fechadura eletrônica, TV 29 polegadas a cabo com 35 canais e voice mail.

Para receber eventos, o empreendimento dispõe de business center e salões que acomodam de 12 a 350 pessoas. Entre os serviços oferecidos, estão agência de turismo, aluguel de carros, câmbio de moeda e estacionamento coberto com manobrista.

O hotel dispõe de distintas categorias de acomodações, entre apartamento superior, deluxe, deluxe temáticos, suíte executiva e suíte presidencial.

O 21º andar é todo constituído por apartamentos temáticos, tendo cada um estilo diferenciado e exclusivo. Tem unidade habitacional com a cara da Argentina, do Brasil, da Inglaterra, de Nova York, do Oriente e do Taiti.


A decoração deste quarto é bem clássica


detalhe dos felpudos roupões


Este é o apartamento Nova York. Mas há mais opções…


…como este: apartamento Taiti

Quanto à suíte presidencial, podemos dizer que é bem equipada. Possui amplo living com bar, gabinete presidencial e home theater. Projeto da arquiteta do empreendimento, Cristina Leal, foi criado dentro de um estilo contemporâneo, no qual predominam móveis modernos com alguns detalhes de decoração clássica. O espaço, com 150 m², possui uma sala de reuniões que oferece equipamentos multimídia de alta tecnologia, com capacidade para reunir de 8 a 10 pessoas.


Suíte presidencial: harmonia no ambiente

O café da manhã é servido no restaurante Clos du Moulin. Especializado em cozinha mediterrânea, serve também almoço e jantar. O mesmo pavimento comporta o Olives Bar, que oferece drinks, petiscos e música ao vivo.


restaurante Clos du Moulin: cores neutras e ambiente clean

O Porto Alegre Bistrô apresenta diariamente, à noite, um cardápio elaborado por grandes chefs de cuisine. De segunda a sábado, tem buffet na hora do almoço. Aos domingos, é a vez da feijoada.


Porto Alegre Bistrô, outra opção para se alimentar no Sheraton

No 22° andar do hotel está o Apice Fitness Center, completamente estruturado com equipamentos de ginástica e musculação. Os hóspedes também podem aproveitar as saunas seca e a vapor, a sala de massagem e a piscina climatizada. 


Equipamentos de sobra para a malhação


Piscina coberta e climatizada: ambiente azul.

Números do Sheraton
O Sheraton Porto Alegre Hotel encerrou 2005 com ocupação de 13 pontos percentuais acima da média da cidade, que foi de 47,53%, conforme o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Porto Alegre (SHRBS).
Durante o ano passado, foram 48,3 mil hóspedes, 9% a mais do que em 2004, ritmo acompanhado pela receita de vendas, 16% a mais que o ano anterior. A área de Alimentos e Bebidas representou 30% do total do faturamento do hotel.
“Desde que cheguei à capital gaúcha, em setembro de 2005, sabia que meu trabalho seria ajudar a equipe a manter e superar um serviço que já tem um alto padrão. Não pude evitar um certo nervosismo por estar diante de tantas pessoas, na Starwood World Conference 2006, representando uma equipe vencedora. No próximo ano, seremos o número 1 do mundo, palavra de gaúcho”, enfatiza o gerente-geral carioca, há 7 meses no Sul, Renato Mendonça.

Projeções de crescimento para 2006
Receita de vendas: 8%
Receita por quarto disponível (RevPar Index): 152%
Taxa de ocupação: 60%
Tarifa média: 6%

Serviço
Sheraton Porto Alegre Hotel
Olavo Barreto Viana, 18 – Moinhos de Vento – Porto Alegre (RS)
(51) 2121-6000
www.sheraton-poa.com.br

* A repórter Cristina d’Azevedo ficou hospedada durante um final de semana no Sheraton Porto Alegre Hotel