Confiança do consumidor - alta em maio 2020Para a FGV, resultado mostra acomodação do índice diante do coronavírus

O ICC (Índice de Confiança do Consumidor) subiu 3,9 em maio, chegando a 62,1 pontos, divulgou hoje (25) a FGV (Fundação Getulio Vargas). Na avaliação da instituição, o pessimismo em relação aos próximos meses diminui numa clara acomodação diante do coronavírus. 

Para reiterar a opinião, a FGV destaca que o resultado recupera apenas 13,2% da queda de 29,6 pontos acumulada nos dois meses anteriores. Em janeiro, antes da pandemia, o indicador já havia recuado. Já o ISA (Índice de Situação Atual) perdeu 0,6 ponto e foi a 65,0 pontos, menor nível desde dezembro de 2016.

Em paralelo, o IE (Índice de Expectativas) subiu 6,7 pontos, para 61,7 pontos, após ter atingido mínima histórica no mês anterior (55,0 pontos). 

Confiança do consumidor: análise

Na avaliação da FGV, em maio, houve piora da percepção sobre a situação econômica no momento. Além disso, houve manutenção da insatisfação em relação à situação financeira das famílias brasileiros.

“No momento presente, grande parte dos consumidores sentem os impactos da pandemia e avaliam piora na situação econômica geral e financeira das famílias”, acredita  Viviane Seda Bittencourt, coordenadora das sondagens na FGV.

“Com o orçamento doméstico comprometido pela necessidade de isolamento social levando a casos de redução de renda por demissão, suspensão de trabalho ou redução de salários e jornada de trabalho por pelo menos um membro familiar, as famílias de baixa renda são atualmente as que mais sentem dificuldades”, completa.

Em relação aos próximos meses, o quesito que mede as expectativas sobre as finanças familiares foi o que mais contribuiu para a melhora da confiança. O indicador avançou após quatro meses seguidos de queda, atingindo o menor nível da série histórica.

(*) Crédito da foto: stevepb/Pixabay