Por Thais Medina

No último final de semana (25 a 27) foi realizada, na capital paulista, a segunda edição do Encontro Latino-americano São Paulo, Meu Destino, evento que reuniu cerca de 800 agentes e operadores de viagens de 60 cidades de todo o País, além de seis localizadas na Argentina, Bolívia, Chile, Peru e Uruguai com o objetivo de consolidar a cidade como capital do continente de eventos e negócios, além de centro de cultura e entretenimento. “O São Paulo, Meu Destino é a melhor oportunidade para que os colaboradores compreendam o produto de qualidade que têm nas mãos para seduzir seus clientes”, afirma Caio Luiz de Carvalho, presidente do São Paulo Turismo (SP Turis), que organizou o encontro em parceria com o São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) e com o patrocínio do Holiday Inn Parque Anhembi, do Sebrae-SP e das companhias aéreas Gol e Tam.

Motivos para conquistar tal consolidação não faltam. Atualmente a megalópole conta com 280 salas de cinema, 120 teatros e salas de espetáculos, 70 museus, quase 70 shopping centers, 42 ruas de comércio especializado, dezenas de galerias de arte, feiras de artesanato, centros culturais e casas noturnas, além de cerca de 12 mil restaurantes e 50 tipos de cozinhas. Além disso, recebe cerca de nove milhões de visitantes, sendo 2,5 milhões destes estrangeiros, 90 mil eventos por ano, o que equivale a um a cada seis minutos, e possui 550 hotéis e 50 mil apartamentos.


Caio Luiz de Carvalho, presidente do São Paulo Turismo, e o
prefeito Gilberto Kassab
(fotos: Thais Medina)

Na programação, que incluiu visita à quadra da escola de samba Mocidade Alegre, além de passeios pelos principais pontos turísticos da cidade, os agentes participaram de painéis com os temas São Paulo, capital da cultura, dos eventos e do entretenimento, Gastronomia paulistana, passaporte para o mundo, São Paulo é uma cidade para todo mundo, Hotelaria: qualidade, preço e oferta para todos e O turismo receptivo e sua crescente profissionalização.

Entre os painelistas e palestrantes estiveram Caio Luiz de Carvalho, presidente da SP Turis, Carlos Augusto Calil, secretário municipal de Turismo de São Paulo, Nizan Guanaes, presidente da agência de publicidade África, Tasso Gadzanis, vice-presidente da SP Turis, Franco Reinaudo, diretor da Álibi Turismo, e Wellington Nogueira, do projeto Doutores da Alegria. O evento de capacitação realizado sábado (26) contou ainda com o músico Derico, como mestre de cerimônias, e com o prefeito Gilberto Kassab. “A diferença desta edição do evento em comparação ao primeiro é que ela está muito mais democrática, com uma programação diferente, com painéis, além de uma palestra voltada à responsabilidade social com os Doutores da Alegria, que representou uma maneira inteligente e criativa de transmitir a mensagem de que é possível mudar a cidade. Queremos que os profissionais de turismo vivenciem experiências memoráveis, conheçam histórias especiais e interajam com a capital. O turista hoje quer se envolver emocionalmente com o destino e queremos dar àqueles que promovem São Paulo durante o ano inteiro a oportunidade de ter uma amostra de tudo isso”, afirma Carvalho. “Precisamos, cada vez mais, criar condições para a cidade continuar com suas grandes riquezas, continuar se renovando e preservando sua história”, completa o prefeito Gilberto kassab.

Painel de hotelaria
Annie Morrissey, vice-presidente do SPCVB e da Atlantica Hotels, Airton Dornelas, gerente geral do Holiday Inn Parque Anhembi, Fernanda Lamas, coordenadora da Associação Brasileira dos Gestores de Viagens (ABGev), e Orlando de Souza, presidente do SPCVB e diretor da Accor Hotels, participaram do painel com tema Hotelaria: qualidade, preço e oferta para todos.


Painel de hotelaria com executivos do setor discutiu como conquistar e fidelizar
hóspedes, entre outros assuntos

Quando questionado sobre como fidelizar turistas, Dornelas afirma que a localização, ou seja, a proximidade do local onde será realizado o evento do qual participará ou dos locais de suas reuniões a negócios, é um dos pontos que devem ser levados em conta. “Os turistas também são conquistados ‘pelo estômago’, pela qualidade de serviços e pelo atendimento”, afirma. “Fidelidade vem da palavra fiel e não existem coisas que são fiéis de vez em quando e nem para sempre. É como o início de um namoro. A relação precisa ser cultivada a cada dia. É preciso tratar bem, de forma criativa e eficiente. É necessário encantar os hóspedes”, completa. Um exemplo, segundo o executivo, são os serviços Sleep Advantage, oferecidos nos hotéis de marca Crowne Plaza, do InterContinental Hotels Group. Com eles há andares disponíveis para uma boa noite de sono, incluindo sete travesseiros e CD com músicas relaxantes, entre outras amenidades. “Precisamos sempre inovar e nos adequar às necessidades dos hóspedes, oferecendo produtos alimentícios light, internet rápida e área reservada para trabalho, entre outros.”


Annie Morrissey, vice-presidente de vendas e marketing da Atlantica Hotels International,
Airton Dornelas, gerente geral do Holiday Inn Parque Anhembi, Fernanda Lambranho, diretora da 
ABGev, e Orlando de Souza, presidente do SPCVB

De acordo com Annie, outro fator que contribui para a fidelização é o pós-venda. Além disso, a hotelaria paulista se nivela às melhores do mundo. “Hoje os executivos querem hotéis que ofereçam conforto e segurança com valores acessíveis”, afirma Annie. “A cordialidade em São Paulo é muito grande e as tarifas hoteleiras são muito competitivas. Se os turistas vão para outros lugares, mesmo dentro do Brasil, a hotelaria é mais cara e nota-se uma grande diferença em qualidade de serviços”, acrescenta. “Com a explosão de oferta em 1997, em que a capital pulou de 14 mil para 50 mil apartamentos, o preço da hospedagem foi jogado para baixo comparado com o valor de grandes metrópoles”, diz Souza. “É a lei da oferta e da procura”, completa Dornelas.

Superposter São Paulo 3D
Ainda durante o evento foi lançado o Superposter São Paulo 3D, que retrata São Paulo por uma imagem de satélite em alta resolução e em terceira dimensão com o objetivo de mostrar a capital paulistana de uma maneira diferente. Nele encontram-se ainda depoimentos de brasileiros sobre a cidade, além dos principais ícones do local como o Pateo do Collegio, o Memorial da América Latina, Theatro Municipal, Masp, Prédio do Banespa, Catedral da Sé e Parque do Ibirapuera.


Vista por satélite da cidade de São Paulo
(imagem: vistadivina.com)

Fique mais um dia
Recém-lançado pelo SP Turis com o objetivo de captar ainda mais viajantes para a cidade, o São Paulo – fique mais um dia, tem como intuito estimular os visitantes a negócios a prolongarem a viagem. Para tanto, foi criado um guia com roteiros de apenas um dia para diversos gostos e perfis, incluindo dicas de compras, hotéis, passeios e restaurantes. “São Paulo é a capital dos negócios e eventos na América Latina. O que muitos não se lembram é que a cidade também é o maior centro de entretenimento da região. A idéia com este projeto é estimular o turista que chega por motivos de eventos e negócios a aproveitar a nossa diversidade cultural, aumentando seu gasto médio e melhorando as taxas de ocupação hoteleira, mais baixas nos finais de semana”, afirma Carvalho.


Guia São Paulo – fique mais um dia

Na primeira etapa do programa foram impressos 150 mil exemplares do guia, distribuído a profissionais de turismo e consumidores durante feiras do trade e eventos de capacitação do SP Turis e encartado em uma revista de turismo vendida em bancas.

Com previsão  de 15% de crescimento, é esperado incremento de até US$ 450 milhões por ano na economia paulista com o projeto, o que refere-se à geração de quase 65 mil postos de trabalho, de acordo com estudos da Organização Mundial do Turismo (OMT), que diz que cada US$ 7 mil do turismo criam e mantém um posto de trabalho por um ano.

Confira abaixo fotos do evento.

Serviço
www.cidadedesaopaulo.com


Marcelo Ribeiro, Marcel Marin e Mariana De Pieri, todos gerentes de vendas,
e Ricardo Aly, diretor de vendas e marketing.
O hotel é o Holiday Inn Parque Anhembi


Carlos Eduardo Brito e Valéria Figueiredo, executivos de contas da rede Othon


Airton Dornelas, gerente geral do Holiday Inn Parque Anhembi, e
 Luciane Leite, diretora de turismo da SPTuris


Marcia Brown, diretora de marketing e vendas, e
Paulo Patullo, diretor comercial do Maksoud Plaza


Toni Sando, diretor executivo, e Orlando de Souza, presidente.
Ambos do São Paulo Convention & Visitors Bureau


Vânia Lodi, diretora de vendas e marketing do InterContinental SP,
Marcos Mello, diretor GSA Brasil IHG, e Daniela Pereira, diretora de
vendas e marketing do Crowne Plaza SP


Natan Barreto e Iracema de Diniz, gerentes de contas, e Vicente Costa
Lopes, diretor comercial do Normandie Design Hotel

 
Juliana Galvão, promotora de vendas HB Hotéis


Vivian Lima, gerente de contas, e Maíra Taques, assistente comercial.
As duas do Mercure Grand Hotel SP Ibirapuera


Priscila Carvalho, de eventos, e Ary Perez, gerente comercial.
Ambos do Matsubara Hotel


Os gerentes de vendas Marcos Costa, do InterContinental SP, Pauline Garrido, 
do Holiday Inn Parque Anhembi, Tarcila Ruiz, do Crowne Plaza, e
Nely Nakamura e Satie Kakihara, ambas do InterContinental SP


Luciane Leite entre Cristian Andrade, diretor e sócio-proprietário (D) e
Henrique Abreu, diretor para a América Latina, ambos da
Corporate Travel Chile
(foto: divulgação)