quarentena- cursosFGV, Senai e Udemy disponibilizaram cursos online e gratuitos

O isolamento social imposto pela quarentena obrigatória para frear o avanço do coronavírus é sinônimo de muito tempo livre. Para preencher o período de forma produtiva, universidades e plataformas disponibilizaram cursos online e gratuitos. Senac, FGV (Fundação Getúlio Vargas) e Udemy são exemplos de instituições que aderiram à iniciativa.

Entretanto, ter disciplina e não perder o foco nos estudos pode ser desafiador para a grande maioria. Com tantos fatores de distração como televisão, redes sociais e familiares, se manter concentrado demanda organização e logística de tempo. Para saber qual a melhor forma de dividir sua rotina e manter a capacitação em dia, o Hotelier News conversou com Audrey Ventura Azevedo, coordenadora do curso de Psicologia da PUC-PR.

“Antes de iniciar o curso, o aluno precisa verificar se a instituição oferece uma boa plataforma online e conteúdo relevante, além das ferramentas que serão utilizadas nos módulos. O tempo que cada um vai dedicar por dia é relativo e muito individual. Cada pessoa possui uma curva de aprendizagem diferente, alguns podem passar horas assistindo as aulas enquanto outros estudam duas horas e já não absorvem mais as informações”, explica.

É claro, que a rotina de cada um vai influenciar diretamente na logística de estudos. Trabalho, cuidados com a casa, filhos, tudo deve ser levado em consideração. “É preciso reservar um momento que a pessoa esteja sozinha, que tenha alguém para cuidar dos filhos e ela poder se dedicar e estar presente. Estudar em casa pode parecer mais fácil, mas não é. Exige adaptação e disciplina”. 

Quarentena: cursos

A FGV disponibilizou 55 cursos online e gratuitos em diversas áreas como História; Direito; Marketing Digital; Investimentos entre outros. Já o Senai liberou 16 módulos em EAD (Educação à Distância) para pessoas que tenham no mínimo 14 anos e cursado até o sexto ano do ensino fundamental. Com carga horária de até 14 horas, os alunos terão até 31 dias para finalizar os conteúdos que abrangem assuntos como: Finanças Pessoais; Propriedade Intelectual; Desenho Arquitetônico; Consumo Consciente e Energia; Educação Ambiental e Empreendedorismo entre outros.

A plataforma Udemy, que tem como característica o ensino digital, está com 40 cursos online para aqueles que desejam se capacitar na área de tecnologia. Alguns dos temas discutidos são HTML5; WordPress; JavaScript e Android.

A conceituada Harvard, nos Estados Unidos, oferece uma série de aulas gratuitas em sua plataforma HarvardX. Os módulos são focados em diferentes áreas como: Artes e Design; Negócios e Gestão; Ciências da Computação; Ciência de Dados; Desenvolvimento Educacional e Organizacional; Ciência Ambiental; Governo, Leis e Política; História; Humanidades; Matemática e Análise de Dados; Medicina e Saúde Pública; Religião e Espiritualidade; Engenharia e Ciências Sociais.

Focado em empreendedores, o Sebrae também disponibilizou 117 cursos gratuitos. Dentre as opções estão acesso ao mercado; startups; como planejar seu negócio e como vender pela internet. Fluxo de caixa; Planejamento de Marketing e Gestão Financeira são alguns dos módulos oferecidos.

(*) Crédito da foto: StartupStockPhotos/Pixabay