De acordo com a pesquisa de Tendências de Gastos em Vendas e Marketing da Indústria Hoteleira dos Estados Unidos, realizada pela Hospitality Sales and Marketing Association International (HSMAI) e PKF Hospitality Research, a melhor relação investimento-benefício para efetuar vendas é por meio de pessoa-a-pessoa, seguido bem de perto pelo site do empreendimento, relações públicas, publicidade e marketing pela internet, e-mail marketing, publicidade nacional e local. Todos os meios citados foram pontuados entre “Bom” e “Excelente”. Merchandising e mala-direta foram incluídos na pesquisa, mas ficaram abaixo de “Bom”.
“O objetivo da pesquisa foi a de examinar as razões por trás dos investimentos, a identificação de novas técnicas e estratégias de marketing e a avaliação do melhor retorno do investimento”, afirmou Mark Woodworth, vice-presidente executivo da PKF Hospitality Research. “A pesquisa indica que a indústria coloca o fator humano em um nível mais elevado, devido aos melhores resultados em vendas com qualidade e de ações de marketing, do que as outras iniciativas”, completa Woodworth.
Ainda de acordo com a pesquisa, os resorts investiram, em marketing, cerca de US$ 4.464 por apartamento, seguidos por hotéis do segmento de eventos (US$2,648), empreendimentos full-service (US$2.068), hotéis em geral (US$ 1.882), propriedades all-suite (US$1.228) pequenos meios de hospedagem, sem serviço, (US$ 416).
Já na Internet, os investimentos feitos pelos hotéis tiveram um aumento de 72% no período de doze meses. Para a elaboração da pesquisa participaram 65 empreendimentos hoteleiros. Todos os números são referentes ao ano de 2004. (Peter Kutuchian)

Serviço
www.hsmai.org