Notícia atualizada em 27/02/2017

Fachada do Waldorf Astoria new York, um dos hotéis mais icônicos do mundo
(fotos: Peter Kutuchian)

Um dos hotéis mais famosos do mundo, o Waldorf Astoria, localizado em plena Park Avenue, Nova York, oferece às quintas-feiras e sábados um programa diferente que resgata a tradição e a cultura do meio de hospedagem, o Historical Tour. A reportagem do Hôtelier News teve a oportunidade de participar do tour, quando estava na cidade durante o Pmweb Hit the Road 2011.

O Tour Histórico começa às 11h30 no restaurante Peacock Alley, localizado no lobby do hotel. O menu contempla a também famosa salada Waldorf, criada pelo icônico chefe Oscar – composta de fatias de maçã verde, vinagrete de trufas negras. O prato principal pode ser um grandioso hambúrguer com fritas ou um peito de frango com corações de alface romana. Já na sobremesa, outra opção que faz sucesso há muito tempo: a torta de pêssego com amoras.

Terminada a degustação, o grupo, que tinha turistas da Irlanda, Reino Unido e do próprio país norte-americano, foi conduzido pela guia Barbara para o meio do lobby central, onde fica o grande relógio de duas toneladas e que a cada 15 minutos toca badaladas.

O Waldorf Astoria foi inaugurado em 1930 e conta com arquitetura e decoração Art Déco. Antes disso, no final do século 19, o hotel ficava em outro sítio da cidade, precisamente no terreno onde hoje se encontra o edifício Empire State. Após dois anos em que a propriedade foi vendida e demolida, os dois empresários da família Waldorf e da Astoria resolveram subir para a Park Avenue e construir um dos ícones da hotelaria mundial.

Na década de 40 do século passado, o hotel foi comprado por Conrad Hilton, cuja rede hoteleira continua à frente do Waldorf Astoria.

Bem, não é preciso dizer que muita gente importante se hospedou e viveu no hotel. Sim, existe uma ala denominada de Waldorf Residences que teve inúmeros artistas como Cole Porter, Marilin Monroe e Paris Hilton morando ali.

Interessante dizer que existe uma galeria com quatro vitrines que mostra um pouco dessa história. Uma delas é sobre a construção do hotel, outra é sobre os artistas que estiveram ali; na terceira, a cultura da época com o mostruário de enxovais e talheres, e a última retratando a implementação do serviço de quarto – atribuído ao hotel como primeiro a oferecer o benefício nos Estados Unidos.

Veja abaixo algumas fotos do Tour Histórico do Waldorf Astoria. Na próxima ida a Nova York, caso você ainda não conheça, vale a pena visitar o hotel, que nos remete à epóca em que a hotelaria tinha glamour.

Serviço
hiltonhotels.com