Lagos de Jurema - fachadaVista do Spa do Lagos de Jurema

A história deste resort paranaense começa em 1968, quando a família Constantino Miguel adquire uma fazenda de 340 hectares em Iretama, na região de Campo Mourão (PR). A fascinação pela fonte de água termal, que ainda brota dentro do Rio Formoso, fez o patriarca ter a visão que aquele local poderia ser um dos principais empreendimentos do segmento do país. Meio século se passou e uma nova fase está começando. 

Conhecido por Termas de Jurema, o destino passou a se chamar neste mês como Jurema Águas Quentes. O empreendimento atual, que conta com 184 habitações, consolida-se como Lagos de Jurema Termas Resort e, em 2019, será inaugurada a primeira fase do Jardins de Jurema Termas Resort, que terá, quando completo, 205 apartamentos.

 Novas logomarcas do destino de férias paranaense

Nossa reportagem foi conhecer o empreendimento, que já virou um destino. Sim, as pessoas decidem ir para o Jurema Águas Quentes. A beleza e a grandiosidade do resort impressiona. Primeiro pela exuberante natureza, a quantidade de lagos, que somam 12, e pelo Rio Formoso, que cruza na propriedade. A gastronomia, que nos faz lembrar da comida preparada pela mãe ou avó. E, é claro, pelas águas termais, que vêm diretamente do Aquífero Guarani, o maior do planeta em extensão e o segundo em volume, numa temperatura de 42º.

O Lagos de Jurema Termas Resort conta com parque aquático, spa, centro de eventos, restaurante, bares, horta e boutique. O empreendimento conta ainda com o Empório do Chá com plantio de ervas medicinais, chimarródromo, Casa da Mamadeira, Kid's Club, duas piscinas cobertas com bar e salão de jogos. Completam ainda a infraestrutura um ginásio de esportes, playgrounds, pista de caminhadas, trilhas, espaço para meditação e leitura, sala de chá 24h e capela ecumênica.

Veja abaixo fotos das áreas públicas e infraestrutura do Lagos de Jurema.

Lagos de Jurema: aqui a geração de lixo é zero

Antenado na sustentabilidade, como todo empreendimento deve estar, o Jurema Águas Quentes pode se orgulhar em dizer que não produz uma grama de lixo. O programa Lixo Zero induz a reciclagem, redução e reutilização de 100% do que é consumido no resort e em cerca de 80 propriedades do entorno.

Outras ações também contribuem para o mantenimento do programa, como o sistema de tratamento de esgoto, que devolve ao meio ambiente água dentro dos melhores padrões de qualidade. Além disso, produz laticínios, proteína suína e seus derivados, horta e pomar, que abastece um alto volume no restaurante. Tudo sem a utilização de produtos químicos.

E não é só: águas descartadas e que saem da piscina são reutilizadas para descarga nos vasos sanitários. Além disso, 100% dos banhos nas habitações vêm diretamente das nascentes com temperatura ideal para banho, assim não há aquecimento por lenha, gás ou eletricidade. Há ainda plantio de árvores e ervas por meio de programas com os hóspedes infantis, preservação dos rios existentes, em especial das matas ciliares e florestas nativas. Nos últimos cinco anos, mais de 1 milhão de pés de palmitos e outras espécies nativas foram plantadas.

Para o lazer, o Lagos de Jurema conta com arvorismo, tirolesa, danceteria, cinema, salão de jogos, aluguel de bicicleta e pedalinho. Outra opções são lago para pescaria, quadras de tênis, de futebol, piscina de biribol, passeio a cavalo, danceteria, shows produzidos pelos próprios colaboradores e rodas de violas.

Diversão é o que não falta, mas o que nos deixou emocionados foi poder ver, antes do pôr do sol, a chegada de centenas de aves no santuário que fica no Lago das Garças. Elas vêm pernoitar, pois se sentem seguras no local. É um verdadeiro show da natureza, que devolve à propriedade o carinho que os investidores e colaboradores demonstram pelo empreendimento.

Confira fotos das amenidades de lazer do Lagos de Jurema.

Lagos de Jurema: gastronomia comfort food

O Lagos de Jurema conta com um único restaurante localizado na área central do resort, oferecendo fácil acesso aos hóspedes de todas as alas. Sim, a gastronomia do Lagos de Jurema é muito boa. É comfort food. Aquela que faz lembrar a comida da tua mãe ou avó. Começando pelas verduras, que vêm diretamente da horta e, talvez por serem regadas com água termal, fiquem mais saborosas e com cores vivas. 

A variedade é bem ampla. Seja nas saladas, pratos principais e sobremesas. São várias estações que servem diariamente pratos regionais e temáticos. Sabor é o quesito prioritário, e isso é bom, muito bom por sinal.

O restaurante comporta mais de 500 pessoas. Sua entrada se dá pela área das estações e bufês. O lance é se servir e ir para uma das mesas que ficam sob o suntuoso telhado. Escolha uma perto das janelas, ou seja em qualquer uma das paredes de vidro.

Veja algumas fotos da gastronomia do Lagos de Jurema na galeria abaixo e bom apetite!

Experiência de hospedagem no Lagos de Jurema

O Lagos de Jurema conta com 184 habitações, distribuídas em cinco categorias. Nossa reportagem ficou em uma Premium, com 40 metros quadrados (m²), situada na ala Master do empreendimento, perto da recepção e do restaurante. 

Entrando no quarto, há um pequeno hall onde está o armário. Depois, vem a habitação, bem iluminada e com móveis clássicos. A cama king size se destaca no ambiente, assim como a poltrona que tem ares de long chaise.

Duas mesas, uma delas encostada na parede e propícia para o trabalho, e a outra, redonda, para tomar refeições. Em frente à cama, a cômoda apoia a TV e embute gavetas e frigobar. Lá fora, pela ampla janela, vemos uma varanda. Ao sair, a arquitetura do edifício em frente – e que é igual ao nosso – cria um clima europeu. O paisagismo ajuda, com ciprestes e pinheiros ao redor.

O banheiro é inteligente. Pela porta entramos na área onde fica a pia com duas cubas. Em cada lateral, as portas de vidro escondem, à esquerda, o box com a ducha e, do outro lado, a área com vaso e bidê.

Noites tranquilas, sem barulho de carros ou algazarras. Ficar num resort familiar tem muitas vantagens. A Premium também pode ter a configuração com duas camas de solteiro.

As outras categorias são as seguintes: Standard, de 30 m², uma cama de casal e duas de solteiro; a Master tem a mesma configuração só que com 36 m²; a Suíte tem dois quartos, um com duas camas e outro com cama de casal king size. O tamanho da habitação é de 40 m². Finalmente, a Suíte Premium dispõe de 60 m², dois ambientes, antessala, com duas camas de solteiro e quarto com uma cama de casal king. 

Veja na galeria abaixo, as fotos que clicamos das habitações do Lagos de Jurema.

Eventos no Lagos de Jurema

Para eventos, o Lagos de Jurema oferece uma infraestrutura com o próprio Teatro, com capacidade para 380 pessoas, que pode ser utilizado durante o período diurno. Obviamente, se o cliente desejar, o espaço pode ser locado conforme suas necessidades. O Ginásio de Esportes também pode sediar eventos maiores, tendo capacidade para 600 pessoas no formato para banquetes. Há também uma sala de reuniões, localizada no mezanino do edifício da Recepção. Em estilo board meeting, o espaço pode atender a 14 pessoas.

Já o Centro de Eventos Delcides Constantino Miguel, que fica na mesma edificação onde está o Spa, mas com entrada independente, concentra dois salões que podem ser divididos em três salas. Com capacidade para 120 pessoas em auditório, o salão Paraná desmembra-se em dois espaços. A sala Iretama é um pouco menor, podendo receber 100 pessoas em auditório.

Veja os espaços na galeria abaixo, com fotos do banco de imagens do Águas de Jurema.

(*) Créditos das fotos: Peter Kutuchian

(**) Crédito da foto aérea na capa: divulgação/Águas de Jurema