Eduardo Campos, diretor geral da Rede de
Hotéis Slaviero, na recepção do Slaviero Rockefeller
(foto Claudio Schapochnik)

Claudio Schapochnik*
Curitiba, PR

A rede paranaense Slaviero, com séde em Curitiba e um diretório formado por sete hotéis ? sete em Curitiba e um em Pinhais, todos no Paraná ?, investe na expansão e no aprimoramento dos recursos humanos. Ao mesmo tempo, o diretor geral Eduardo Campos diz que uma luz no fim do túnel já é possível ser vista no mercado curitibano ? praça muito semelhante à de São Paulo, onde também ocorreu um boom hoteleiro há alguns anos. Segundo Campos, a empresa já sente a melhoria nas taxas médias de ocupação nos sete hotéis, graças aos eventos e ao público corporativo. “Apesar desse quadro, ainda há muito por melhorar, sobretudo em relação às diárias-médias”, enfatiza Campos.


O charmoso bar do hotel Slaviero Rockefeller
(foto divulgação)

A diária-média é a menor do País. “Esse índice é medido pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb), entidade que somos associados, e precisamos reverter essa realidade”, afirma o executivo. Segundo conta, as diárias-médias deixaram de subir em 2000, 2001. “O ápice da crise na hotelaria da cidade foi em 2003, mas já em 2004 vimos uma melhoria e este ano está sendo melhor que o passado”, compara ele. “Neste segundo semestre, esse cenário iniciou uma mudança, acho que começou a melhorar de uma forma mais acentuada.” Para 2006, a rede deve aumentar as tarifas entre 5% e 10%. “As entidades locais, como a ABIH-PR e o Curitiba Convention & Visitors Bureau também estão se empenhando nesse sentido.” Em relação ao Curitiba CVB, das sete unidades três são associadas e as demais quatro “também vão entrar”.
Campos enaltece a parceria com os agentes de viagens. “Nosso relacionamento com os profissionais é muito boa, sem eles o negócio pára”, declarou ele.


Edifício do Slim Curitiba, um sucesso de marca e produtividade da rede
(foto divulgação)

Plano de expansão
A meta, até 2007, é ter mais de dez hotéis sob administração da empresa. Conforme já divulgado no Hôtelier News, a empresa já ultrapassou as divisas do Paraná e chegou à vizinha Santa Catarina. A previsão é que a rede inaugure no dia 15 de janeiro de 2006 o Slim Golden Hotel, na Grande Florianópolis, com 120 UH’s, sendo 12 suítes. Esse primeiro negócio do plano de crescimento, via administração hoteleira, é o resultado da parceria firmada com o grupo Golden, proprietário do imóvel. A Slim é a marca categoria econômica da Slaviero.
“Entretanto, essa unidade terá alguns itens diferenciados, como um restaurante grill, piscina, sala de jogos, academia de ginástica e quatro salas de eventos para até 300 pessoas”, destacou Eduardo Camargo, diretor de Vendas e Marketing, hoteleiro com larga experiência no Exterior e em hotéis nacionais como Crowne Plaza São Paulo, L’Hotel e Radisson Faria Lima, todos em São Paulo. Motivo: o hotel fica ao lado de um distrito industrial e perto de várias outras empresas.


Eduardo Camargo, diretor de Marketing e Vendas:
currículo recheado de grandes desafios no Exterior e no País

E tem mais: a empresa pretende estar, em breve, na capital paulista. “São Paulo é uma vitrine onde temos de estar e há diversas oportunidades”, destaca Campos. “Em 2006 esperamos estar lá.” Ele diz ainda que as capitais de alguns Estados também estão no foco da empresa, como Belo Horizonte e Rio de Janeiro. “No Rio temos até um investimento, mas é de longo prazo”, afirmou sem dar mais detalhes.
Camargo elogia a hotelaria carioca e diz porque querem estar lá. “No Rio não aconteceu o mesmo de São Paulo e Curitiba por causa da legislação, que é bastante rígida, e todos querem o Rio porque é a melhor diária-média do País”, explica.
Nesse processo de crescimento, o diretor de Vendas e Marketing enfatiza que “nem sempre será levada a marca Slim, pois vai depender de cada investidor”. As marcas econômicas são as vedetes no momento em todo o mundo e no Brasil também. “Queremos, sobretudo, administrar empreendimentos independentes por meio de conversão de bandeiras.”

Conheça os atuais sete empreendimentos da empresa

Hotel

Cidade

Aptos

Abertura

 Curitiba

110

1981

Curitiba

89

1942

Curitiba

70

2001

Curitiba

78

2002

Curitiba

76

2003

Curitiba

108

2003

Pinhais

71

2000

Fonte: Rede Slaviero de Hotéis.

Programas de gestão
A Slaviero está em processo de aprimoramento do Plano Slaviero de Desenvolvimento Humano (PSDH), programa que contempla várias políticas de gestão de pessoas como plano de carreira, política salarial, política de benefícios, treinamentos e desenvolvimento, recrutamento e seleção, entre outras. Para tanto, foi criado um programa de ações que prevê adaptações e metas a serem cumpridas em médio e longo prazos.
Nos primeiros nove meses de implantação do novo sistema de gestão, a responsabilidade social e a seleção de mão-de-obra especializada foram prioridades. Hoje a empresa conta com cerca de 300 cargos e quase nenhum serviço terceirizado. Para seus contratados, está desenvolvendo um plano de carreira que deve ser completamente definido no início de 2006.


Karina Gebler, supervisora de Vendas e Grupos (esq), e Suzi Almeida,
gerente operacional da rede e gerente geral do Slaviero Full Jazz
(foto Claudio Schapochnik)

“O rendimento dos funcionários pode ser facilmente otimizado com mudanças de ambiente e de responsabilidades. Por isso, consideramos tão importantes a movimentação interna e o plano de carreira. Nosso objetivo, sempre, é ter uma equipe especializada e preparada para trabalhar com todos os perfis de hóspedes que freqüentem a rede”, explica Eduardo Campos.
Em pleno processo da expansão, o grupo não está apenas adaptando toda a sua equipe ao PSDH, mas também programando uma ampliação significativa do quadro de funcionários. Objetivo: atender à demanda da expansão ? passar dos atuais sete para mais de dez até 2007.
Um dos instrumentos adotados para a interação entre todos os colaboradores da rede é a comunicação empresarial. Por meio de informativos (como o jornal Informes) e sistemas de avaliação internos são abertos vários canais para troca de informações.


Um dos apartamentos do Slaviero Full Jazz, um dos mais descolados hotéis de Curitiba
(foto divulgação)

Previstas no PSDH, há outras duas ações de dimensão significativa para o departamento de Recursos Humanos da Slaviero: o Encontro de Gestores para Planejamento e Ações (EGPA) e o Programa de Líderes Slaviero (Prol’s). O primeiro procura envolver os gerentes, diretores e chefes de setor nos objetivos organizacionais e desenvolver neles características de liderança do século XXI. O Prol’s tem como objetivo desenvolver líderes de apoio para os gerentes de unidades e departamentos, envolvendo os supervisores e encarregados.


Campos e Camargo: missão de levar a marca Slaviero a outros destinos no País
(foto Claudio Schapochnik)

Além dos projetos internos, a rede aposta ainda em outras fórmulas de treinamento. Por isso contratou a conceituada Signature do Brasil, empresa licenciada da norte-americana Signature Inc, líder em programas de incremento de vendas e qualidade de atendimento a clientes. O objetivo é mensurar o trafego de ligações, o índice de conversação em vendas efetivas e, também, preparar os atendentes de linha de frente para serem integrantes ativos de várias estratégias da empresa.

Serviço
Rede Slaviero de Hotéis
Toll free 0800-704-3311
www.hotelslaviero.com.br
Novos negócios
Eduardo Campos e Eduardo Camargo
Tel. (41) 3017-1023
[email protected]

*O Hôtelier News viajou a convite da Rede Slaviero de Hotéis.