Conhecemos a Pousada do Sandi em Parati (RJ)

Karina Miotto*
Parati, Rio de Janeiro

Sexta-feira à noite. As luzes reluzem, a cidade é calma, o chão de pedras em vários tamanhos engana o passo e a atmosfera do século 18 é incrementada pela beleza do mar. Eis Parati, cidade histórica situada a 248 km do Rio de Janeiro, tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, rota do ouro no período colonial. 
O que compõe o seu cenário? Museus, 300 ilhas, gente simpática, muito verde, inúmeras cachoeiras e mar com águas transparentes de cair o queixo.
Foi em meio a esse clima que a equipe do Hôtelier News chegou à cidade, recepcionada pelo staff da Pousada do Sandi, assunto do In Loco dessa semana.


Bem-vindo a Parati
(fotos: Karina Miotto)


Recepção


Essa a visão que se tem depois de dar o primeiro passo
dentro da pousada


Detalhe da decoração próxima à entrada


Cidade histórica e linda


Em Parati, o moderno é o que menos importa.
Gostoso é curtir as ruas de pedra!


Casarão e palmeira imperial, ícone da
cidade

O edifício onde hoje está a pousada existe há 300 anos e antes de hospedar turistas um dia já foi uma escola. O "link" entre passado e presente é explícito em toda a parte histórica da cidade. Nela, o antigo e o contemporâneo vivem em harmonia. Um exemplo? A própria Pousada do Sandi. Conhecida como uma das melhores e mais caras de Parati, preserva intactas as madeiras do segundo e do terceiro andar, que existem desde a construção do prédio. Isso sem falar em toda a estrutura do próprio edifício. Passear por ele é dar a volta no tempo. Passear pela cidade, também.


Visão panorâmica de dentro da pousada: chão de pedra


Estes são os prédios mais conservados da cidade


Agora em outro ângulo e...


em close. Uma obra de arte


O que restou do século 18, uma verdadeira aula de
história


À noite, o charme de Parati continua...

O que é que a pousada tem
São 26 suítes com ar condicionado, telefone, frigobar e cofre, divididas em três modalidades: luxo (acomodam até 3 pessoas), júnior (capacidade para até 4 pessoas, com ambientes interligados) e master (a mais cara, com sala de estar, TV de 33 polegadas, hidro e cama king size).
A capacidade do hotel é para 58 pessoas. Cerca de 60% dos hóspedes são estrangeiros vindos de várias partes do mundo. Americanos saem na frente, seguidos por franceses, espanhóis, nórdicos e ingleses.
Fora do quarto, as pessoas podem aproveitar as áreas de lazer como a piscina, o bar e a sauna seca e a vapor. Além do business center com acesso à internet, serviço de massagistas, sala de jogos e um leque com mais de 350 filmes da Paris Filmes. A pousada também tem centro de eventos com capacidade para até 50 pessoas.


Vista panorâmica da piscina da pousada


À noite, a beira da piscina fica iluminada


O Lobby da pousada possui vários ambientes...


... para descansar...


... ou conversar. Os móveis são bem alegres.


Detalhe da decoração


Trecho de área verde da pousada

Em junho do ano passado, o hotel começou a fazer algumas pequenas modificações. Trocou lençóis, travesseiros, colchões, boxes, TVs, frigobar e pintou apartamentos. A fachada fica pronta no final de março.


Fachada da pousada
(foto: divulgação)


Suíte Master
(foto: divulgação)

A decoração de todos os espaços foi preparada pela proprietária Sandra Cintra Foz. "Tenho quadros e objetos de decoração escolhidos a dedo. Alguns são de outras partes do mundo, mas o que quero mesmo é deixar a pousada com cara de Brasil. Outra coisa que faço questão que tenha aqui são flores com espécies da Mata Atlântica".
Um dos espaços mais bonitos da pousada é o do 8 Gastronomia. Lá dentro tem verde, rosa, lilás, amarelo, laranja. As cores dão alegria ao ambiente, que ficou ainda mais charmoso depois das pinturas na parede feitas pela artista plástica Isabelle Tuchband.
O lobby é bem colorido. As flores e os quadros estão em harmonia de cores. "Aqui tem um ar muito familiar. As pessoas se sentem em casa", afirma Roberto Jeolas, sócio-proprietário da HIP Hotels International Partners, empresa que administra a pousada.


Repare em como as cores das plantas combinam perfeitamente
com a decoração desta parte de um dos lobbies


Como Sandra, a proprietária, nos disse: a intenção é abrasileirar a
pousada. Neste quadro, está retratada a Festa do Divino, popular em
Parati


Mais Brasil


Salve Iemanjá! Detalhe na parede que leva ao...


espaço do restaurante, colorido e cheio de desenhos...


mais cores...


No teto, detalhe da pintura de Isabelle


Close da sereia de Isabelle

8 Gastronomia


Chef Ricardo Barletta

Quem comanda a cozinha do restaurante do hotel é o chef Seth Person, ao lado do também chef Ricardo Barletta, de 26 anos. A trajetória até chegar em Paraty foi longa: ele trabalhou em outros lugares, em São Paulo, e morou 6 meses na Itália e outros 2 anos e meio em Londres, "lugar onde aprendi a trabalhar com todos os tipos de cozinha".
De suas andanças pelo mundo, trouxe influências ao restaurante que comanda na Pousada do Sandi. A cozinha internacional vem daí e tanto hóspedes quanto pessoas de fora têm a chance de provar pratos com influências indianas, tailandesas, marroquinas, italianas e, claro, brasileiras. "Aqui é um hotel, então tenho desde queijo quente e batata frita até pratos exóticos, como o frango ao curry com suco de laranja".
O 8 Gastronomia também serve café da manhã e quem não está hospedado lá, paga R$ 15. Vale a pena. 
Entre os ítens estão bolos, pudins, sucos, pães, frios, cereais e frutas.


Cores vivas e muitas opções deliciosas no café
da manhã!


Mustafá, maitre que entende tudo de café da manhã e
de atendimento de primeira

Números da Pousada do Sandi

Taxa de ocupação: entre 60% e 70% ao ano
Preços das suítes: luxo (350 reais); júnior (450 reais); master (500 reais)
Diária média anual: em torno de 310 reais – faz um ano que não há aumento de tarifário.

Serviço
Pousada do Sandi
Largo do Rosário, 01
Paraty – RJ
reserva@pousadadosandi.com.br
www.pousadadosandi.com.br
Reservas
de segunda a sexta das 9h às 18h: (11) 3864-9111
finais de semana: (24) 3371-1236

A reportagem do Hôtelier News viajou à convite da Pousada do Sandi, com apoio de Paraty Best Travel, Adventure Experience, Restaurante Eh-Lahô, Angatu, Fazenda Murycana e HIP Hotels International Partners.

Comentários