De Salvador, Bahia

Pousada e Restaurante O Forte tem 12 UHs e é uma das
poucas opções de hospedagem em Mangue Seco, na Bahia
(fotos: Cristiano Macchi)

Em meados da década de 1990 a pacata vila de pescadores de Mangue Seco, que fica na divisa entre Bahia e Sergipe, saiu do anonimato e foi parar na tela da TV Globo. O povoado baiano foi o cenário da novela Tieta, inspirada no romance homônimo do escritor Jorge Amado. Depois do boom de turistas consequente à exibição da novela, pouca coisa mudou na pequena Mangue Seco, que era frequentada por Jorge Amado na juventude.

Hoje existem somente oito pousadas, entre elas a Pousada O Forte criada pelo velejador francês Yves Niort, que se divide entre a administração da pousada e temporadas na França com a família. Maior parte dos turistas que visitam Mangue Seco vêm trazidos pelas agências para passar somente um dia, dentro da programação de pacotes para Aracaju, por exemplo. Os grupos chegam a contar com 300 a 400 pessoas, principalmente no verão.  O acesso não ajudou o desenvolvimento turístico, só chega-se a Mangue Seco de barco ou veículo com tração nas quatro rodas.

O restaurante ‘pé na areia’ praticamente dentro da praia tem um cardápio enxuto e bem resolvido para o almoço ou jantar. Vale experimentar os pratos de frutos do mar, sempre fresquíssimos, e um fondue de chocolate amargo como sobremesa. Com poucos funcionários, a cozinha encerra o funcionamento cedinho, às 20h. O café da manhã é servido na mesa de cada hóspede e é bem farto.

Os 12 quartos têm o básico para uma estada minimamente confortável: limpeza, cama com mosquiteiro, uma pequena TV com aparelho de DVD ar-condicionado e banheiro com chuveiro elétrico. Todas as UHs têm uma rede na varanda. A pousada  disponibiliza um pequeno acervo de DVDs, incluindo todos os capítulos de Tieta.

O lazer em Mangue Seco se resume às praias, passeio de bugre nas dunas também de lancha para conhecer pequenas ilhas desertas, como a Ilha da Sogra, e até avistar golfinhos ao longe.

Que tal fazer umas comprinhas no shopping?! 

Serviço
www.pousadaoforte.com