A reportagem do Hôtelier News visitou o hotel boutique Solar de Santa, em Santa Teresa, no Rio de Janeiro. Inaugurado em dezembro do ano passado, o empreendimento é um antigo casarão reformado, que conta com apenas cinco bem decoradas e exclusivas suítes – Beija-Flor, Maritaca, Sabiá, Tangará e Jabuticaba. “Todo hotel deseja ser a extensão da casa de seu hóspede. Aqui nós queremos ser mais do que isso e por isso valorizamos a integração com os clientes”, afirma o canadense Gwenaël Allan, proprietário do local.


Lobby do Solar de Santa: clima familiar desde o check in no hotel
(fotos: Vinicius Medeiros e solardesanta.com.br)

Logo na chegada, no lobby, percebe-se que Allan está certo: as boas vindas são dadas por Una, uma cadela da raça Labrador, que demonstra o clima familiar do hotel. Com quartos espaçosos, sala de televisão, salão de eventos, um bistrô e uma sala de internet, além de uma arejada e agradável varanda com vista para a cidade, o Solar de Santa conta com um charme a mais: a decoração com diversos trabalhos de artistas plásticos de todo o Brasil, com o detalhe de que as obras estão à venda. “Montamos aqui uma espécie de show room. Se nosso hóspede se interessar, pode levar qualquer uma das peças”, explica a executiva de vendas Luisa Achcar.


Uma única varanda para três apartamentos

Um dos pontos fortes do empreendimento é, sem dúvidas, a varanda. Ela é a mesma para três quartos do empreendimento, separada por redes (de dormir).
A suíte Jabuticaba não pode deixar de ser mencionada. Anexa ao casarão, é uma espécie de bangalô que, se de um lado escapa um pouco do clima integração do hotel ao mesmo tempo oferece toda a privacidade que os hóspedes precisam. “Ela é muito procurada por casais em lua de mel”, afirma Luisa.


A suíte Beija-flor é a maior da pousada

Apesar do pouco tempo de abertura, Gwenaël conhece bem o perfil dos clientes. “Atendemos um público bastante específico, mas posso dizer que, em sua maioria, são estrangeiros ligados à cultura, moda, designer, artes plásticas e arquitetura”. 
Um dos objetivos do hotel é intensificar ações na área de eventos. “Queremos explorar este mercado também. Hoje em dia muitas empresas promovem ‘retiros’ para seus executivos na região serrana. Para eles oferecemos muita tranqüilidade, mas aqui, no Rio de Janeiro mesmo”, afirma Gwenaël.
(Vinicius Medeiros)

Serviço
www.solardesanta.com.br