Sustentabilidade e Certificação foi o tema debatido na última plenária do primeiro dia do Conotel 2010. De acordo com o coordenador do programa brasileiro de etiquetagem do Inmetro, Marcos Borges, o órgão normatiza a certificação de sustentabilidade dos meios de hospedagem no Brasil.
“As medidas foram criadas para proporcionarem melhorias na qualidade do serviços prestados pelos empreendimentos hoteleiros. Os custos para a implementação das normas são baixos se comparadas às possibilidades lucrativas”, ressaltou Borges.
A proprietária das pousadas La Fogêt e Ville La Plage de Búzios, Beatriz Martins, revelou que encontrou certa dificuldade na implementação das regras e dos requisitos de sustentabilidade no seu negócio.
“Para a implantação de uma gestão voltada para a sustentabilidade nas pousadas foi necessário lançar mão de uma consultoria com o apoio tanto do Inmetro quanto da ABNT, para que houvesse a adequação dos estabelecimentos”, afirmou Beatriz.
Em 2009, as pousadas foram certificadas junto ao Inmetro porém, de acordo com Beatriz, somente este ano o conceito conseguiu ser totalmente implementado.
“São vários os fatores que devem ser pensados para tornar um meio de hospedagem sustentável como a redução do consumo de água e de energia, a coleta seletiva de lixo, entre outros”, garantiu a empresária, acrescentando que além de diminuir o desperdício, percebeu o aumento da satisfação dos clientes com a adoção dos critérios mais conscientes.
(Flávia Machado)