Analisando tendências sobre a onda de sustentabilidade, a mesa de debates Pequenos & Notáveis, programa de qualificação de pequenos meios de hospedagem desenvolvidos a partir de um convênio entre a ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), discutiu alguns pontos principais durante o ciclo de palestras do Conotel 2011, que se iniciou hoje (8) na capital paulista. Estiveram presentes em mesa José Augusto Pinto de Abreu, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), José Eduardo Camargo, do Guia Quatro Rodas, e, como mediador, Dival Schimidt, do Sebrae Nacional.

 
José Eduardo Camargo, que é redator chefe da publicação da editora Abril, explicou de modo geral como funciona a classificação de hotéis pelo guia. Ele conta que há quatro anos o Quatro Rodas começou a selecionar hotéis pelo fator sustentável, o que gerou a curiosidade dos leitores. “Muitos leitores ainda não entendem bem o conceito de sustentabilidade, mas percebem que o hotel tem ou não esse viés, e acabam tornando isto uma prioridade na hora da escolha”, explica. Ele acredita que as medidas sustentáveis são um caminho sem volta tanto para os hotéis, quanto para os clientes.
Segundo Abreu, da ABNT, dentro dos denominadores comuns que são pontos-chave no Turismo, a sustentabilidade é um favor que veio para ficar. “Em pesquisa, foi constatado que 78% dos meios de hospedagem que apelaram para estas medidas tiveram aumento dos resultados operacionais e financeiros. Esse tema é incontornável. Pode gerar grandes oportunidades e ser uma ferramenta estratégica”, diz.

Schmidt, do Sebrae Nacional, explicou como se deu, e quais são os principais pontos da parceria da entidade com a ABIH, além de defender também a essencialidade da questão de investir em ações sustentáveis.

O Conotel 2011 acontece até a quinta-feira (10), com programação de palestras e painéis discutindo o setor hoteleiro. A realização do Conotel, do qual Hôtelier News é midia partner, é da ABIH Nacional, Fohb, Resorts Brasil e FBHA.
(Nathalia Abreu)

Serviço
www.conotel.com.br