Uma exposição de cunho sustentável abriu as atividades na tarde deste segundo dia de Conotel, em São Paulo. O painel Energia Renovável – Projetos Sustentáveis ganhou a atenção da plateia com a participação de empresários que atuam junto à hotelaria na instalação de sistemas de eficiência na energia. 

Marcos Maciel, da Senew, Marcelo Reis, da Evolight, e Rodrigo Rutsatz, da EPI energia, tiveram a palavra apresentando projetos em andamento e concluídos junto à empreendimentos de todo o Brasil. O trio tentou entusiasmar os presentes contando seus projetos e os resultados alcançados com eles. 

Maciel, responsável por abrir os trabalhos, defende a energia solar classificando-a como a geração do futuro no assunto. De acordo com ele, essa é uma fonte abundante de energia e os hotéis podem tirar proveito disso até mesmo para gerar economia para si. Além disso, citando uma pesquisa, o executivo assegurou que a preocupação com medidas sustentáveis é um critério para escolha de onde se hospedar para 65% dos brasileiros.

"Hoje existem novas tecnologias, como a OPV, mais leves e usuais que geram a mesma economia e tem o sol abundante do Brasil como gerador", diz Marciel. Isso deve ser uma ação imediata.

Marcelo Reis, segundo com a palavra, citou uma experiência recente com um hotel do Nordeste onde desenvolveu um projeto que beneficiou, além do hotel, todo o bairro e a região com a geração de energia. Para ele, essa tecnologia pode, além de gerar, distribuir energia.

Rodrigo Rutsatz salientou que as gerações alternativas podem ser observadas da perspectiva da inteligência na medida. "O custo da energia é um fator que só aumenta ano a ano e a gente usa mais a cada novo mês. Sempre há novos aparelhos e novos motivos para usarmos energia então é interessante que utilizemos novas tecnologias até para dar conta dessa necessidade toda", pontua.

* Crédito da foto na capa: Filip Calixto