Um projeto de qualificação e capacitação pretende fortalecer e fomentar o protagonismo do turismo local na Baía de Castelhanos, em Ilhabela, São Paulo. Realizado pelo Convention Visitour e Bureau da região, a iniciativa tem como objetivo criar novas oportunidades de roteiro sustentável e tem foco específico na comunidade de Castelhanos –  uma praia de aproximadamente dois quilômetros de extensão que fica na parte leste da ilha.

A ação ocorre entre os meses de agosto e outubro. Nesse período, a comunidade local e profissionais envolvidos com o turismo sustentável participam do programa Turismo de Base Comunitária e Monitoria de Trilhas. A maior valorização da costumes locais em torno de seu território, a cultura e história de quem vive no povoado dão o tom do treinamento.

O projeto aplicado nessa comunidade é parte de uma ideia idealizada pela consultora da Maembipe Ecoturismo, Daniella Marcondes e pelo gestor e guia do Pouso Sambaquis Ilhabela, Alex Damico. Os desdobramentos do treinamento começam hoje (11) e ocorrem em quatro módulos que se estenderão  ao longo dos próximos meses.

Os módulos abordarão temas como o Turismo de Base Comunitária, condução de grupos de ecoturismo, roteiro, precificação e a criação de um canal de apresentação da comunidade (website). O curso contará também com a participação das outras comunidades da Baía dos Castelhanos.

A capacitação contará com a participação de jovens, adultos e idosos, e apresentará caminhos e oportunidades para um turismo sustentável. Ao final das atividades todos os participantes serão certificados.

* Foto de capa: divulgação/Pixabay