Fundação Procon

A SESDEC (Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania) criou, em parceria com o Procon-SP, um site de reclamações para turistas que tiverem algum problema nas relações de consumo em São Paulo, como atrasos de voos, bagagens extraviadas, problemas com transporte terrestre, queixas sobre hospedagem, além de dúvidas e imprevistos com segurança e operações bancárias.

O canal, que poderá ser acessado a partir de junho, estará disponível no portal do Porcon-SP, onde o turista terá à disposição formulários específicos para cada demanda. A ferramenta terá ainda informações sobre os direitos do consumidor, aeroportos, aluguéis, segurança e telefones úteis, além de cartilhas trilíngues, tutoriais e aplicativos para serem baixados para o celular.

A ação foi apresentada na semana passada ao Comitê Técnico de Consumo e Turismo, da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), com o propósito de articular estratégias em defesa dos direitos do consumidor e do turista.

Segundo Paulo Arthur Góes, diretor executivo do Procon-SP, a entidade terá uma atuação integrada com 11 órgãos de defesa dos municípios de São Paulo que receberão seleções na Copa. São estas cidades: Águas de Lindóia (Costa do Marfim), Campinas (Portugal e Nigéria), Cotia (Colômbia), Guarujá (Bósnia), Guarulhos (Irã), Itu (Rússia e Japão), Mogi das Cruzes (Bélgica), Porto Feliz (Honduras), Ribeirão Preto (França), Santos (México e Costa Rica) e Sorocaba (Argélia).

Serviço
www.sesdec.ro.gov.br
www.procon.sp.gov.br