Profissionais de gestão de receitas ou RM (Revenue Management) afirmam que a tecnologia e a análise de dados continuarão sendo elementos facilitadores para a tomada das melhores decisões na indústria da hospitalidade. Essa é só uma das conclusões alcançadas pelo novo estudo realizado pela Cornell Center for Hospitality Research (CHR) com base em entrevistas feitas com o intuito de determinar como as práticas de RM têm evoluído ao longo dos últimos seis anos e como será daqui para a frente.

Os participantes observaram também que a aplicação do revenue management nos hotéis tornou-se mais estratégica e centralizada, mas de uma forma mais lenta do que o esperado, "da mesma forma que o uso da tecnologia móvel e das mídias sociais como canais de distribuição continua a ser um processo em andamento", segundo os entrevistados.

Cerca de 400 profissionais de RM participaram da pesquisa, cuja descrição completa intitulada "The Future of Hotel Revenue Management" já encontra-se disponível para consulta no Cornell Center for Hospitality Research. O estudo foi produzido por Sheryl E. Kimes, professora de gestão de operações da Cornell School of Hotel Administration e pode ser conferido aqui.

Os participantes concordam que agora é mais comum para o RM atuar como departamento independente do que era há sete anos. Para os profissionais, esta é uma das maiores mudanças do setor nos últimos anos.

"Em algumas empresas, o RM é cada vez mais como um departamento dentro do departamento comercial que abriga vendas, marcas, marketing, e-commerce e receitas", observou um dos entrevistados.

Serviço
scholarship.sha.cornell.edu/chr

* Crédito da foto de capa: Pixabay/PDPics