De Campinas, São Paulo*
 
Um tema não poderia ficar de fora de qualquer discussão que envolve turismo atualmente são as famigeradas novas tecnologias. Augusto Rocha, sócio-diretor da Pmweb Responsys, junto com os blogueiros Gabriel Britto, do Gabriel Quer Viajar, e Marcio Nel Cimatti, do A Janela Laranja, debateram algumas questões sobre como esse novo ambiente on-line e mobile está afetando o mercado das viagens.
 
Quem é esse cliente que está, por exemplo, no LinkedIn, que é um dos principais ambientes de networking? – questiona Rocha. Ele apresenta alguns dados para os presentes, mostrando a abrangência destas ferramentas: uma pesquisa mostrou que 38% dos gestores de empresas afirmam acreditar que os colaboradores têm seus próprios aparelhos de conexão à internet (smartphones, tablets e computadores). Em contrapartida, ao perguntar para os funcionários das mesmas empresas, 75% deles afirmou usar seus próprios devices. “O desafio está com as agências: o que vocês podem oferecer para este cliente?”, questiona.
 
Os dados sobre mobile são ainda mais significativos. Cerca de 20% das linhas ativas no Brasil já são smartphones (nos Estados Unidos, esse número sobe para 50%). A previsão é de que 8% dos usuários destas tecnologias mobile façam reservas de viagens durante este ano. O queridinho do momento, o Facebook, já soma 46 milhões de usuários no Brasil, sendo que 53% de todas as pessoas que acessam o site de relacionamentos no mundo todo já o fazem via mobile.
 
O diretor cita alguns exemplos de empresas que estão buscando diferenciais neste mercado. Por um lado, há aplicativos como o HotelTonight, que só é acessado via mobile e faz reservas para o mesmo dia, seguindo a tendência deste canal. Por outro, Rocha cita a criação do Room Key, uma união de forças das grandes redes hoteleiras. Ele ressalta três pontos importantes que se deve investir quando se fala em novas tecnologias: liquidez, no sentido do conteúdo perpassar todas as mídias, o relacionamento, que ainda é essencial, e o conteúdo.
 
Visão dos blogueiros
Para elucidar as possibilidades de uso da tecnologia em situações de viagens, Gabriel Britto traça uma lista do que comumente faz. “Acesso o Google Maps para ver se o taxista está fazendo algum ‘caminho alternativo'”, diverte-se, citando ainda a busca por opiniões sobre restaurantes, usar o Foursquare para conhecer os arredores de onde está hospedado e o check-in on-line. “A tecnologia já me salvou por conta disso”, conta.
 
Cimatti, que além de manter o blog é fotógrafo, é grande fã do Instagram. “Você acaba contando a viagem toda por meio de fotos”, afirma. “Mas eu também gosto do planejamento, do antes. É possível evitar algumas furadas, economizar dinheiro”, completa.
 
Eles citam ainda algumas necessidades novas para os viajantes, como a necessidade de internet via wi-fi em todos os lugares, assim como tomadas. “Quantos abajures a gente já não desligou para usar a tomada”, brinca Márcio.
 
O debate ocorreu há pouco durante o Fórum Costa Brava de Gestão de Viagens Corporativas, que acontece durante todo o dia de hoje (8) no Royal Palm Plaza, em Campinas.
(Juliana Bellegard)

*A equipe do Hôtelier News viaja a Campinas a convite da Costa Brava