Costa do Sauípe (BA): depois da tempestade vem a bonança

Vista aérea da Costa do Sauípe, no litoral norte baiano, que
dista uns 50 km do aeroporto de Salvador
(fotos: Cristiano Macchi e divulgação/Costa do Sauípe)
Há menos de seis meses, ninguém acreditaria que a Costa do Sauípe iria viver um daqueles verões típicos dos resorts de praia, lotado de famílias em férias. Pois foi o que constatamos in loco após uma visita num ensolarado fim de semana de janeiro. A crise provocada pelo surto de meningite, que acometeu funcionários do complexo turístico baiano em setembro último, parece ter ficado para trás. E nada é por pura sorte, mas sim consequência de um agressivo planejamento de vendas: tarifário competitivo, com valores abaixo dos praticados pelos principais concorrentes do mercado, e a estratégia das compras coletivas.
Resultado: conseguiram atrair turistas, principalmente aquela fatia de público que ainda não tinha tido a oportunidade de desfrutar das comodidades de um resort. De acordo com a administração, a meta de 80% de ocupação média para janeiro foi atingida, apesar dos pesares.
Hoje, totalmente operado pela Sauípe S/A, o primeiro megarresort brasileiro parece estar encontrando o seu caminho, após uma sucessão de crises nos últimos anos. Findou-se a época dos duelos entre as bandeiras internacionais, que antes estavam instaladas no complexo, e a integração de serviços virou palavra de ordem para reduzir custos e também para benefício do hóspede.
Visitamos alguns dos centros de lazer e conferimos de perto os serviços de dois dos cinco hotéis, o Sauípe Club e o Sauípe Premium. Nesse caso, as comparações com as operações do passado são inevitáveis. Principalmente para quem conhece este lugar tão bem quanto eu. Também vimos de perto o movimento na Vila Nova da Praia, praia, piscinas... Dessa vez começaremos com as imagens da estrutura e, por fim, o interior dos hotéis.
Por Délia Coutinho*
A natureza envolta entre as edificações
proporciona cenários lindos para as fotos
 A Costa do Sauípe fica numa imensa APA (Área de Proteção
Ambiental) com manguezais, lagoas...
...Restingas e uma imensa área de dunas que
avistamos antes de chegar aos hotéis 
Quem tem disposição para correr conta com uma pista enorme
Pode-se alugar um veículo como esse para passear com a família
Ou até uma carruagem
Ou ainda, carrinhos para as crianças
Muita gente não sabe, mas na Costa do Sauípe tem um xamã que
faz previsões. Conheço quem já passou por lá e não se arrependeu
Murais com todo o descritivo da programação
de lazer estão em vários pontos
Passaporte de Lazer
Sabemos que uma boa fatia do público que frequenta resorts all inclusive quer mesmo é passar o dia entre quarto, piscina, bar e restaurante, mas há os que não abrem mão da programação de lazer, principalmente aqueles que carregam infantes cheios de energia pra gastar.
Esse segundo grupo encontra no Passaporte de Lazer da Costa do Sauípe um bom diferencial. No check-in, o hóspede recebe um regulamento detalhado do serviço, que explica o que está e o que não está incluso. Em resumo, os visitantes podem utilizar de forma gratuita boa parte dos serviços dos centros esportivos, o Sauípe Country, Sauípe Náutica, Sauípe Golf, Sauípe Tennis, além do spa (fitness, hidromassagem e sauna), Sauípe Kids, trapézio, e locação de bicicleta por até uma hora. Além dessa lista, cada hotel tem sua programação de lazer específica.
Para passear entre todos esses espaços é só utilizar o serviço de
transfer interno, que passa por todos os hotéis e demora entre
15 minutos e meia hora para parar em cada ponto.
O centro de tênis, que já recebeu tantas edições do torneio
Brasil Open, tem uma ótima estrutura. Os hóspedes podem
participar de aulas gratuitas para iniciantes ou tenistas
avançados em horários determinados
O trapézio que era exclusivo do antigo Breezes, agora é integrado ao resort. Todos os hóspedes podem participar das atividades
O centro náutico é o meu preferido entre os centros esportivos
Na lagoa artificial pode-se andar de pedalinho, canoa, caiaque
A sensação é o salto de tirolesa, que não está incluso no passaporte e tem de ser pago à parte
Os passeios de caiaque são disputados
Vila Nova da Praia
A Vila Nova da Praia é o lugar onde o turista vai encontrar aquele suvenir que não pode faltar na mala e também o entretenimento noturno com shows diários, entre música, dança, folclore. Bares, lojas, restaurantes e as quatro pousadas completam este espaço que conserva o mesmo charme desde que foi inaugurado. É o grande ponto de encontro de todos os hóspedes.
Uma das medidas da nova gestão de Sauípe foi incorporar os restaurantes à la carte da Vila Nova (hoje são três) ao sistema all inclusive dos hotéis. Uma estadia prolongada, de três a seis noites, dá direito a pelo menos um voucher para jantar num desses pontos, mediante reserva antecipada.
Esse é o portal de entrada da Vila Nova, cuja arquitetura tem nítida inspiração nas cores e no casario do Pelourinho, de Salvador
Ponto de venda de artesanato da região,
como essas bolsas de palha
Tem até uma capela com programação
de missas regulares
As lojas coloridas, uma ao lado da outra,
transmitem uma vibração típica da Bahia
Miniaturas de famosos estão à venda durante a noite
Banda peruana de salsa se apresenta numa noite das mais animadas
Loja com itens exclusivos da marca Costa do Sauípe
Pousadas
Originalmente, as pousadas da Costa do Sauípe foram criadas dentro de propostas temáticas. Há cinco delas hoje no complexo: Pousada Pelourinho, Pousada Agreste, Pousada da Torre, Pousada Gabriela e Pousada Carnaval. No passado havia ainda a Pousada Aldeia, que foi transformada em kid's club. Todas ficam ao redor da Vila Nova da Praia, perto do burburinho musical noturno. As pousadas oferecem meia-pensão com café da manhã e não fazem parte do sistema all inclusive. São 147 UHs divididas entre as cinco pousadas.
Esta é a Pousada da Torre
Aqui, a Gabriela, cujo nome homenageia a
famosa morena da literatura de Jorge Amado
Essa ponte entre a vegetação faz ligação entre a
Vila Nova e os hotéis, passando antes pelo kid's club
Sauípe Kids
O kid's club integrado da Costa do Sauípe foi uma das ações produtivas empregadas pelo atual corpo gestor do resort. Inaugurado em 2010, o Sauípe Kids é resultado da adaptação da Pousada da Aldeia, a única mais distante da Vila Nova e bem próxima à praia.
O espaço atende a menores de 4 a 12 anos, funcionando ininterruptamente das 9h às 22h30, podendo receber até 800 crianças num único dia. Ao lado da antiga Pousada da Aldeia ficava o restaurante da Dadá, que também foi desativado dando lugar ao restaurante do Sauípe Kids, exclusivo para a criançada.
Na remodelação, as antigas UHs foram pintadas
de cores diferentes, ganhando um ar pueril
Cada quarto se transformou em sala de atividade
distinta, como as salas de TV e de culinária
Piscina exclusiva do público mirim, sempre
acompanhado pela equipe de monitores
Praia
A ida à praia foi o principal termômetro para sentir a ocupação do resort. Parecia que todos estavam lá ao mesmo tempo. Como estávamos no Sauípe Premium, fizemos uma boa caminhada pela orla até o último hotel, onde ficam as espreguiçadeiras na areia, no melhor ponto para banho. Mais uma vez de olho na integração e na redução de custos, o resort reúne os equipamentos de praia num único ponto. Como a caminhada não é tão longa e bem prazerosa, não sentimos falta das espreguiçadeiras em frente ao trecho de praia do nosso hotel.
Passarela para caminhar pela beira da praia...
... Até chegarmos às espreguiçadeiras. Detalhe: todas estavam ocupadas ou marcadas com pertences
Muita gente troca as piscinas pelo mar
um tanto quanto revolto de Sauípe
Há uns seis anos, a Costa do Sauípe chegou a sediar campeonatos internacionais de surfe. Crianças e adultos podem alugar pranchas para praticar com os surfistas da região
As lixeiras para coleta seletiva são uma ideia louvável.
Resta saber se os hóspedes as utilizam corretamente
Embora a placa indique que não há salva-vidas,
avistamos um deles na praia
Mobiliário rústico é encontrado em todo o
trecho da passarela na areia
Outro aviso importante é quanto à iluminação restrita na praia para proteger os locais de desova de tartarugas. Graças à cooperação dos resorts, esses animais já não correm tanto
riscode extinção no litoral norte baiano
Como hóspedes privilegiados do Sauípe Premium, temos
acesso às áreas externas de todos os hotéis, então saimos
da praia em busca de algo para nos refrescar na piscina
mais próxima, a do Sauípe Class
Essa é uma das 20 piscinas de Sauípe. Quatro
delas têm bar molhado.
Todas as piscinas dos hotéis têm um restaurante-bar ao lado.
Os hóspedes com a pulseira de identificação do Sauípe
Premium podem se servir nesses espaços.
Sauípe Premium
Embora a ideia inicial deste In Loco Especial fosse a de avaliar o
Sauípe Club (antigo Breezes), a última operação internacional a sair do complexo, fomos convencidos a ficar no Sauípe Premium, o antigo Sofitel Suítes.
No novo modelo, o Premium é considerado de categoria superior aos demais, com tarifa mais elevada, e o chamado Premium Inclusive (all inclusive de alto padrão). Na prática, é só lá que o
hóspede vai encontrar uísque 12 anos e variedades de licor no bar,
serviço de room service e um restaurante à la carte que serve pratos como lagosta. O hóspede do Premium que permanecer de três a seis noites também recebe dois vouchers para jantares à la carte em qualquer restaurante, seja de outro hotel ou da Vila Nova, sempre com reserva prévia.
Para mim, o melhor mesmo é a liberdade que a pulseira dá de frequentar os bares e piscinas de qualquer hotel. O A&B também não deixa a desejar com padrão acima da média - e o mesmo vale
para a qualidade do atendimento que recebemos aqui.
Eu até que teria me sentido uma hóspede verdadeiramente "premium" se o acesso à internet wi-fi fosse incluso entre os mimos. Aqui em Sauípe, a internet gratuita que já é de praxe no mundo inteiro tem custo de R$ 0,25 por minuto...
Um bem cuidado gramado verde rodeia
as instalações do hotel
O lobby preserva ainda alguns móveis e objetos da
época do Sofitel, quando o tema era o Cacau
Esses móveis, com certeza, chegaram no tempo da Sauípe S/A
Feito o check-in, tomamos uma água e
andamos pelo corredor até o nosso quarto
Ai que maravilha! A melhor recordação do
In Loco de 2006 no Sofitel Suítes
ainda se preserva lá: as camas de maciez
inconfundível da grife Sofitel
O banheiro tem chuveiro e toalete isolados por portas
Os amenities da marca OX são exclusividade do hotel Premium
 Aviso sobre a troca de roupa de cama
Nosso mimo de boas-vindas com direito a carta do gerente
Outro excelente diferencial foi o aparelho
Sky Hdtv com um manual de uso
Mesa de trabalho e estofado completam a suíte. O aparelho de TV
com suporte pode ser reclinado para o sofá ou para o lado da cama
O consumo do frigobar também
está no all inclusive e é feita uma
reposição diária se necessário
Nosso quarto tem vista para a piscina...
...Onde o entretenimento não para. Aqui duas equipes
jogando algo como polo aquático
A hidroginástica, regada a coreografias
de axé music e pagode, atrai adultos e crianças
Os hóspedes se juntam querendo aprender
os passos das danças baianas do verão
 
Os passarinhos vêm sempre atrás das sobras de comida...
...E as inofensivas iguanas estão sempre circulando as piscinas
A baiana de acarajé e o tabuleiro não podem faltar
num all inclusive baiano que se preze!
Fritos na hora e quentinhos: só vale comer acarajé assim
 A simpatia da atendente na retirada das toalhas
Inaugurado em 2010 com a chancela da
marca Stella Artois, o bar do lobby...
...É o local para sentar confortavelmente para tomar um drinque...
 ...Ou jogar uma partida de sinuca
Os atenciosos barman e barwoman em pouco tempo
sabiam os nossos drinques favoritos...
...Como esse Dry Martini capaz
de agradar até o James Bond!
Acordamos cedinho para tomar café da
manhã no restaurante principal
Preferimos sentar ao ar livre e desfrutar da paisagem
A casinha feita de bolachas nos chamou
atenção na mesa de pães
Variedade de pães inclui gostosos croissants doces e salgados,
também uma herança dos tempos franceses de Sofitel...
... Além de bolos...
 ...Cereais...
 
...Frutas...
 
Frios e mesa de produtos light e diet decorada
com uma árvore feita de brócolis
Sucos e água de coco
E a matéria-prima dessa delícia da Bahia...
...Preparada na hora ao gosto do freguês...
...Como essa Tapioca "Rendada" ao queijo coalho
 
O restaurante que funciona sempre em sistema
de bufê nas três refeições têm áreas externa...
...E interna, com climatização.
 O almoço do sábado tem como ponto alto a feijoada
O bufê ainda conta com mesa de conservas, pães, queijos
Salada de camarão
 
 
Várias saladas cruas e molhos
 
 Pratos grelhados
E uma imensa panela de moqueca de dendê
 
 
Sobremesas doces e diet
 
Restaurante Baía de Ilhéus
Durante a noite, o restaurante da praia é transformado em à la carte, recebendo hóspedes que têm reservas. Na operação anterior, o restaurante vip era um espaço fechado, climatizado, que deve ter sido desativado. Foi uma excelente ideia levar para o ar livre o jantar especial. Luxo para o hóspede de resort é estar sempre mais próximo da brisa do mar.
O menu com opções de frutos do mar, massa e carne proporcionou uma das melhores experiências de nossa hospedagem. Pratos com boa apresentação e muito saborosos.
Lagosta
 Lasanha com frutos do mar
Completam a estrutura do Sauípe
Premium uma baby copa e o berçário
O serviço de baby-sitter pode ser contratado no resort
Sauípe Club
Na época em que era operado pela rede jamaicana Superclubs, tratava-se do único hotel all inclusive de Sauípe, aliás, foi o primeiro verdadeiro implantado no País. No passado, era frenquentado sobretudo por grupos de jovens, atraídos pelo "comer e beber à vontade", quando isso ainda era novidade no País.
Com 324 UHs, o hotel continua a oferecer serviços próprio de spa,
todos pagos, tem um bom restaurante japonês, o Matsuri, e é o único hotel a ter uma academia interna. O entretenimento vigoroso
que também era marca do Breezes continua presente, sobretudo
nas atividades de piscina que acompanhamos.
O Sauípe Club fica ao lado do Premium. Também cercado
pelo belo paisagismo comum às áreas de todos os hotéis
Recepção e lobby são amplos, bem iluminados
E sempre estavam cheios de gente
 Lá na recepção há esse mapa do resort. Embora
chegue a assustar, não é tão difícil se localizar por lá.
 Anexa à recepção está a lojinha de conveniências e suvenires...
 
 
 
...Onde são encontrados desde os tradicionais badulaques da Bahia até grifes de moda praia com preços exorbitantes
 Do lobby tiramos essa foto das mesas do restaurante principal
que fica abaixo. Todo o mobiliário é o mesmo da antiga bandeira.
 O pé direito alto proporciona amplitude e um espaço agradável
No bar movimentado são servidos variados drinques
e coquetéis, mas o uísque é oito anos
 No almoço do sábado o prato principal
também é a feijoada brasileira
Matsuri
Jantamos também no restaurante Matsuri, dentro do Sauípe Club.
Lembro que a integração de serviços permite que os hóspedes do
Premium transitem pelos restaurantes dos demais hotéis para o jantar. É claro que tudo tem que ser agendado previamente e o horário da reserva tem de ser respeitado para que tudo flua com perfeição.
O 'japa' tem mesas coletivas com preparo
ao vivo dos pratos grelhados. São as mesas
mais disputadas também pela atrativo
que é assistir o preparo da comida.
Essas estações comportam até 16 pessoas simultaneamente
 Preparo do yakissoba com direito a malabarismos
dos cozinheiros mais experientes
 Camarão é a proteína que mais sai da cozinha
 
 Acima todo o conteúdo do nosso jantar passo-a-passo.
Além de bonito, o barco com combinado de
sushis e sashimis é o carro-chefe na qualidade e sabor
 Do alto da suíte executiva, a vista da piscina decorada com
uma ilha central, o bar molhado está logo atrás dela
Capoeira
A roda de capoeira tomou a atenção dos hóspedes da piscina. Essa manifestão centenária da cultura afro-baiana, que mistura luta e dança num belo gingado, deve mesmo ser apreciada e aplaudida. Parabéns pelo grupo de exímios capoeiristas que também souberam integrar o público, principalmente as crianças, num simples e belo espetáculo que tem a cara da Bahia.
Como um japonês foi parar na roda de capoeira?! É o Guilherme Missumi, ganhador do concurso O Hóspede de Sauípe.
Tiro ao alvo com arco e flecha e...
 ...e Sala de spinning com equipamentos novíssimos
 A Boate Maremoto é a única do complexo e pode ser utilizada
por todos os hóspedes de hotéis. Quem está nas pousadas
pode adquirir um Night Pass para acessar a boate.
UH Executiva
Em 2009, tive o privilégio de me hospedar nesta UH Executiva, categoria um degrau abaixo da Presidencial, super espaçosa.
Ao entrar para sacar fotos encontrei o exato ambiente que tenho
lembrança. A mesma decoração, mobiliário e roupa de cama, o que
prova que a repaginação de UHs não está nas prioridades da Sauípe S/A. Além do que, tudo parece estar plenamente conservado.
 Cor verde água remete ao mar e os móveis têm
estilo casual com cara de casa de praia
 A suíte tem dois aparelhos de TV com tela plana
 Cama extra larga e ventilador no teto, para
quem não gosta do ar-condicionado
 Os amenities são mais simples do que os do hotel Premium
UH Presidencial Sauípe Club
A presidencial é sempre a presidencial. Sala, cozinha, banheira e uma das melhores vistas:
Sala de entrada muito parecida com a da UH executiva
Cozinha com balcão e vista para o mar
Varanda espaçosa
No quarto, a TV pode girar para a cama ou para a chaise
E o diferencial do banheiro é a presença de banheira
O Hóspede
A imagem de Guilherme Missumi, 28 anos, encerra este In Loco. Há pouco mais de um ano, o radialista paulistano tem um "emprego árduo": passar os dias na boa vida de hóspede, experimentando de tudo, das piscinas aos restaurantes, da aula de tênis à capoeira...
No fim do dia, ele se senta ao computador e relata tudo no blog O Hóspede do Sauípe e ainda alimenta redes sociais como Twitter e Facebook, interagindo com os seguidores, principalmente com aqueles que estão de viagem marcada para Sauípe. Guilherme foi o ganhador do concurso que contou com 254 participantes. Tudo bem que a ação foi uma cópia do Emprego dos Sonhos promovido por um destino australiano, mas a iniciativa parece ter rendido bons frutos para a visibilidade do resort. Prova disso é que o contrato inicial de seis meses com o vencedor foi estendido.
Sobre sua vida de 'hóspede profissional', Guilherme lembra que engordou seis quilos nas duas primeiras semanas, mas que depois
conseguiu perder tudo malhando!
Guilherme passa os dias em Sauípe
sempre acompanhado de sua câmera
Serviço Costa do Sauípe Rodovia BA 099, km 16, S/N Linha Verde - Mata de Sáo João - BA 11 2711-4549 71 2104-7020 www.costadosauipe.com.br
*A equipe do Hôtelier News hospedou-se na Costa do Sauípe a convite do empreendimento.

Comentários