Nova sinalização do resort administrado pela SHR
(fotos: Délia Coutinho)
O primeiro pensamento que me veio em mente ao voltar ao hotel que antes era operado por uma rede internacional e que agora pertence a outra bandeira foi o seguinte: Afinal, o que realmente mudou e o que continua igual?
Encontrar respostas a esta pergunta foi a principal motivação deste in loco no Costa do Sauípe Golf & Spa, operado pela Sauípe Hotels & Resorts (SHR) após a saída do grupo americano Marriott do controverso empreendimento que marcou o início da expansão hoteleira no litoral norte baiano. A rede mantinha também no complexo uma unidade da bandeira Renaissance, hoje Costa do Sauípe All Inclusive.
Por Délia Coutinho*
Fachada da unidade preferida por golfistas
e por quem procura por sossego

A sinalização interna do complexo teve de
ser alterada após a saída das bandeiras

Dirigido pelo paranaense Eduy de Azevedo, que tem 12 anos de hotelaria com passagens por grupos nacionais e internacionais, o Golf & Spa é parte de uma rede de quatro “gigantes” que engloba as 1.095 UHs da Costa do Sauípe. Eduy acumula a gerência geral dos quatro hotéis (dois ex-Marriott e dois ex-Sofitel), que, dentro do novo modelo administrativo, também têm gerência integrada de A&B, Hospedagem, Entretenimento etc.

Eduy de Azevedo gerencia o Golf & Spa e
mais três hotéis na Costa do Sauípe

Espaço de circulação interna permite passeios
de bicicleta e longas caminhadas
Jardins e paisagismo muito bem cuidados,…
…com várias palmeiras imperiais, são
marcas registradas da Costa do Sauípe
O novo nome escolhido, Costa do Sauípe Golf & Spa, remete diretamente ao centro de golfe do resort e ao spa, que antes exclusivo do hotel, agora é integrado aos hotéis da SHR. Aliás, a integração de serviços é a aposta desta nova fase de Sauípe. Por exemplo, o hóspede do Costa do Sauípe Suítes pode utilizar o spa como também jantar no restaurante asiático do Golf & Spa, mediante reserva. O pagamento dos extras será feito no check-out do hotel no qual está hospedado. As atividades esportivas também podem ser compartilhadas. A idéia é aumentar a oferta de opções aos hóspedes, como uma ampla variedade gastronômica, com total comodidade.
Outro ponto interessante é que na época do Marriott esta unidade se tornou uma das mais solicitadas pelos hóspedes golfistas, que tem à disposição um campo oficial, com 18 buracos, que integra a estrutura do complexo. Esta visão de ‘o hotel preferido pelo turista de golfe’ não mudou e foi ainda mais valorizada pela SHR ao incorporar o ‘golf’ ao nome do hotel.
PÚBLICO SEGMENTADO
Para Eduy o segredo do sucesso da administração da SHR será a segmentação de público entre os quatro hotéis, o que acabará com a concorrência interna. “Queremos criar uma característica especial dentro de cada um dos equipamentos. O Golf & Spa deve ser um hotel que atraia golfistas, spazianos e casais em lua-de-mel”, explica. Quando questionado sobre o tarifário, Eduy disse que os valores das tarifas variam de acordo com as particularidades de cada hotel, categoria de UH, períodos de alta/baixa, eventos etc.
256 unidades habitacionais integram a
estrutura vertical do Golf & Spa
No Golf & Spa há 256 unidades habitacionais, sendo 17 suítes, 4 apartamentos para deficientes físicos e 132 apartamentos básicos para não fumantes. A decoração e o mobiliário não mudaram. O extenso lobby também manteve o mesmo estilo clássico e o diferencial de ser o único climatizado da Costa do Sauípe. A estrutura típica de quem procura um resort de praia continua praticamente idêntica: área de piscinas (sem som alto, criando um clima de tranqüilidade), kid’s club (apesar de o foco deste hotel não ser a família), bares. O Golf & Spa ainda dispõe de uma área de convenções com salas moduláveis, cujo maior espaço, a sala Ouro Preto, pode comportar até 1 mil pessoas em 750 m².
O lobby do Golf & Spa é o único totalmente
climatizado da Costa do Sauípe…
…possui bar com TV, móveis confortáveis e clássicos,
com predomínio de madeira…
…e também piano. A parede, ainda vazia, da qual foi
retirado o quadro do JW Marriott, presidente da rede
A área de convenções do resort tem capacidade
para eventos com até mil pessoas
O serviço de abertura de cama é opcional
e deve ser solicitado pelo hóspede

Nova linha de amenities para todos os
hotéis administrados pela SHR
Todos os quartos têm varanda com vista
para o verde, mar ou piscina
Visão do apartamento básico

Decoração clássica implantada
pela Marriott permanece intacta

Aviso colocado em todos os quartos
Espaço mais amplo…
…e jacuzzi no banheiro são diferenciais da UH Suíte
O móvel guarda o aparelho de TV

No minibar, somente bebidas Schincariol, que fechou contrato de exclusividade com todo o complexo. Inicialmente,
era a Ambev que estava presente com as bebidas

Sanduíches fazem parte do cardápio do room service 24 horas

Detalhe pitoresco: as caixas de som ao redor
da piscina aparecem camufladas de pedra
Os dois restaurantes também permanecem. Um deles mudou de nome, mas não sua especialidade: a gastronomia asiática. O antigo restaurante Spice agora é simplesmente Restaurante Asiático e funciona neste formato somente para o jantar. Já o segundo manteve o mesmo nome, Orixás, aberto para as três refeições. Uma diferença é que agora o buffet do café-da-manhã, antes servido somente no Orixás, pode ser oferecido no Asiático, que tem um espaço interno bem menor, mais adequado para médias/baixas taxas de ocupação.

O bar molhado Manga Rosa é diferencial…

… do amplo conjunto de piscinas
O buffet de café-da-manhã…
…é servido no Restaurante Asiático
Frutas tropicais, pães diversos, tapioca feita
na hora estão entre os itens do buffet
Decoração tipicamente baiana
O restaurante Orixás tem como tema o Mercado Modelo,
cartão-postal de Salvador…
…com o teto todo em madeira
Grelhados diversos no buffet do almoço no Orixás
No Asiático, o hóspede vê ao vivo o preparo do teppan-yaki…
 
…com direito a malabarismo com os ovos…
…arroz em forma de coração…
…e o resultado final, combinando salmão e camarão
Combinados de sushis e sashimis também estão no cardápio
E o que mais provoca indagações numa mudança de bandeira: os colaboradores foram mantidos? De acordo com o gerente geral, desde o início do processo de transição a idéia era manter 100% do quadro. “Não faz sentido abrirmos mão de uma equipe treinada dentro dos padrões de uma rede de renome como a Marriott”, salientou Eduy.
Tropical Spa
Claudia Jardim, novo nome à frente
da gerência do Tropical Spa
Fachada do único spa da Costa do Sauípe
O spa sofreu uma repaginação completa, desde o nome, decoração, que ganhou ares tropicais, ao cardápio de massagens. A nova administração terceirizada é da Saloon Spa Club, que opera spas em diversos países. Sob a nova gerência da fisioterapeuta Claudia Jardim, que veio do The Balance Spa, de Punta Del Este (Uruguai), estão sendo treinadas mulheres da comunidade para trabalharem no espaço.
“A princípio, dez moças aprenderão todo o nosso menu básico com seis tipos de massagens”, diz Claudia, que é responsável pelo treinamento. Outra novidade é que o hóspede tem a opção de fazer a massagem em um quiosque dentro do hotel no qual está hospedado. O quiosque fica sempre próximo à área de piscinas e praia. A academia anexa ao spa permanece com a mesma estrutura.
No espaço para relaxamento…
…banheira de hidromassagem
Chaises para descansar após a sauna ou
hidromassagem nas duas salas para uso misto
As salas de massagem continuam com
nomes de corpos celestes…

…como Estrela

Academia bem equipada com vários equipamentos e TVs
Recepção do spa: decoração vai mudar em breve
É fácil encontrar iguanas como esta passeando pelos arredores
Balanço: a rede Marriott abriu o caminho trazendo todo o seu know how internacional, deixando muitas contribuições em estrutura e serviços. A SHR soube aproveitar muito bem esse legado, promoveu algumas adaptações, como a valorização da típica hospitalidade baiana, e aposta na integração de serviços dos seus hotéis para atrair hóspedes.
Vila Nova da Praia: centro de bares, lojas e entretenimento
que é o coração da Costa do Sauípe
Serviço

Costa do Sauípe Golf & Spa
Rodovia BA 099 km 76 s/n, Costa do Sauípe
Mata de São João, Bahia
71 2104-8080

www.costadosauipe.com.br
* A reportagem do Hôtelier News hospedou-se no Costa do Sauípe Golf & Spa a convite do hotel.